11 outubro 2013

Livros e suas adaptações – O diário de Suzana para Nicolas

James Patterson é muito conhecido por suas obras policiais – inclusive alguns já adaptados para as telonas como Alex Cross -, mas isso não o impediu de escrever um romance carregado de sentimentos e emoção. Que não merecia nada menos do que uma adaptação! O filme não foi exibido nos cinemas – é aquele típico filme de locadora/sessão da tarde sabe – e por isso pode-se perceber que não é uma grande produção. Mas nada que tire a beleza da trama.


 A adaptação teve Christina Applegate como Suzana, Johnathon Schaech como Matt e Kathleen Rose Perkins como Kate. E apesar de ter sido muito fiel ao filme, para mim faltou um dos personagens principais, o cachorro da Dra Suzana! Ok, ele quase não aparece no livro, é apenas um detalhe, mas todos os momentos em que ele esteve presente eu me emocionei muito!


Eu assisti e li com um tempinho razoável de intervalo, mas como o livro me marcou muito foi fácil para mim ter em mente as cenas mais importantes. Como eu disse antes, o filme foi bem fiel, e mudou apenas algumas poucas coisas, como por exemplo, é nítido que o tempo transcorrido entre o diário ser escrito e Kate lê-lo é diferente no filme e no livro; o também já citado cachorro da Suzana.. Mas como vocês podem perceber, são detalhes! Nada que altere o curso da trama.


 Agora, a única grande diferença para mim foi e emoção que um ou outro trazem. No filme parece que as coisas ficaram muito mais obvias – claro que para mim eram, mas confirmei essa teoria com pessoas que assistiram o filme, mas não leram o livro – e sem metade da emoção do livro. Na verdade a emoção pra mim foi quase zero, o que me entristeceu muito! Mas ainda sim vale a pena assistir o filme, afinal de contas, é uma boa estória.


Quanto aos atores minhas reclamações foram enormes. Como James não é de muitas descrições, esse quesito fica muito em aberto para nossa imaginação e também a dos diretores. A Christina foi exatamente o que eu esperava de Suzana, mas a Kathleen não se aproximou nem por um segundo do que eu imaginava e até o jeito de agir da atriz me incomodou um pouco. Agora o Johnathon.. eu realmente não sei o que pensar. Em alguns momentos ele é exatamente como eu imaginava, em outros ele não tem nada a ver! Mas analisando depois eu consegui entender as mudanças que o personagem teve, e elas foram até bem plausíveis!
Na comparação, o filme fica com nota 3,5. 

8 comentários

  1. Uma pena que não conseguiram transmitir toda a a emoção do livro! Eu o li recentemente, e planejo ver o filme agora no fim de semana.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Dreeh! Eu também não me apaixonei pelo filme, a Kate não foi absolutamente nada do que eu esperava. Eu não achei o filme em português então assisti em inglês legendado em inglês no youtube. Não gostei muito porque achei que faltou emoção apesar de que na parte final eu quase chorei. O filme não é ruim mas como dissesse é pra sessão da tarde.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É complicado porque quando gostamos muito de um livro sempre sentimos falta de algo no filme, rsrsrs...


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Estou para ler o livro, e já estava imaginando onde encontrar o filme.
    Adoro essa atriz, tem um filme dela bem engraçado com a Cameron Diaz.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  6. Ai Dreeh, confesso que um tempo atrás quis ver o filme, mas já estou tão de saco cheio de adaptações que preferi não investir. O livro foi tão perfeito, profundo e emocionante e acho que se eu resolver ver o filme vou macular a lembrança que tenho do livro. Então deixa assim.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Oi , eu tenho este livro e ele já me foi muito bem recomendado, não sabia do filme.
    Agora é só arrumar temo para ler , mas ele é tão fininho que devo lê-lo rapidinho.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Li o livro a pouco tempo e amei!!!!!!!
    Espero assistir o filme em breve, mesmo já tendo em mente que o filme não é tão bom quanto o livro.
    Amei o blog, seguindo, retribui?
    Bjus

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥