07 novembro 2019

Resenha - A Madona e a Vênus, Catarina Muniz


Livro: A Madona e a Vênus
Autor(a): Catarina Muniz
Editora: Universo dos livros
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

1481, Florença, Itália. A cidade mais fremente do mundo, berço dos maiores pintores, arquitetos e escultores de toda a História, é o cenário de um intrincado triângulo amoroso entre a camponesa Francesca di Boscoli, a duquesa de Milão, Alessia Sforza, e o aspirante a pintor Vincenzo Mantovani. Francesca busca apenas paz em sua vida, já tão carregada de cicatrizes. Vincenzo espera ser reconhecido como um dos maiores artistas de seu tempo. E Alessia, a bela mecenas, busca impor sua vontade, custe o que custar! O Renascimento Cultural italiano é o pano de fundo deste romance que promete trazer ao leitor fortes emoções. Benvenuti!


Na Itália de 1481, conhecemos Francesca, uma jovem camponesa com grandes sonhos relacionados ao matrimonio. Em uma época em que os bons costumes ditavam tanto sobre o caráter da mulher e definiam toda a sua vida, a moça de beleza singular tão somente cuidada dos afazeres na casa que dividia com o pai viúvo e seus irmãos. Nas horas vagas ela contava os dias para finalmente casar-se com Giane, seu amado noivo.

Mas o que acontece quando todo o seu planejamento de futuro feliz foi construído com base em um amor frágil e egoísta?


Uma situação inesperada coloca em evidência a reputação de Francesca, que após levar uma surra do pai e ser expulsa de casa apenas com a roupa do corpo se vê abandonada não somente pela família, mas pelo homem que jurou amá-la e protegê-la. Envergonhada, humilhada e temendo a ira do pai, Francesca deixa sua antiga vida em San Gimignano e parte para Florença em busca de um recomeço.

Sem qualquer pertence, moradia e faminta, a bela moça encontrará trabalho em troca de abrigo e comida em uma taverna. No entanto, precisará se sujeitar a todo tipo de humilhação para sobreviver.

Nessa jornada amarga de tristeza e solidão, a infelicidade de Francesca cessará quando seu caminho cruzar-se com o do jovem pintor Vicenzo. Mas a ganância e luxuria de seu novo amor o levará aos tortuosos planos da duquesa Alessia Sforza que fará de tudo para separar esse casal.

Ler esse livro sem sentir empatia por Francesca é impossível, por muitos momentos me perguntei quanta provação um ser humano é capaz de suportar e sair ileso. E foi gratificante ver que mesmo depois de tudo que passou ela permaneceu integra, honesta e mais forte. Em contrapartida Vincenzo me encantou com sua arte e gentileza, mas suas fraquezas me fizeram questionar o caráter do personagem diversas vezes. O rumo da história partiu meu coração, mas a autora colou todos os caquinhos com um desfecho emocionante e repleto de significado.

Com o Renascimento Cultural Italiano como pano de fundo e uma trama dolorosamente linda, A Madona e a Vênus é uma história fluída e muito bem escrita que certamente agradará fãs de romance de época e histórico.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥