11 abril 2019

Resenha - Um milhão de finais felizes, Vitor Martins


Livro: Um milhão de finais felizes
Autor(a): Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 352
Adquira: Amazon

Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.



trabalho como atendente de uma cafeteria temática foi a melhor desculpa que Jonas conseguiu para se manter fora de casa. Não se relaciona com a faculdade que sonha fazer (apesar de não saber bem o que cursar), nem é um trabalho com a relevância que seu pai gostaria, mas serve ao seu propósito.

Sua principal companhia - depois de Karina, sua parceira de turno - é seu caderninho de ideias. Nele são registradas toda e qualquer ideia que possa ser transformada em livro. Algumas já tiveram sua oportunidade de ganhar o mundo, mas sempre acabavam abandonadas. Até o dia que um ruivo barbado mega charmoso lhe deu a ideia de falar sobre piratas gays... Essa história simplesmente merecia ser contada!

Com um protagonista aspirante a escritor, era imprescindível que a história de seus personagens dividisse essas páginas com a sua própria. Eu não sou fã dessa construção, pois a maioria dos livros se torna lento com essa inserção, mas aqui reconheço que foi importante para compreender melhor os sentimentos de Jonas. Sua dificuldade em externar o que sente desaparece quando ele está com os dedos sob o teclado. ⠀⠀

[...] queria que você entendesse que nem sempre a família que nasce com a gente vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado pra sempre. Mas isso nunca vai te impedir de escolher uma família nova.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro é recheado de personagens incríveis. Cada um com a sua história, trás uma mensagens importante ao leitor. Arthur é o príncipe encantado que todos merecemos encontrar; Karina pode ser o alterego de qualquer pessoa em alguma fase da vida; Danilo mostra o verdadeiro significado de família e Isadora trás a tona as mudanças em nossa vida no processo de amadurecimento. Já os pais de Jonas, são o retrato da sociedade que ainda me decepciona.

Um milhão de finais felizes trás tantas mensagens tocantes, que fica difícil reduzi-lo à poucas palavras - principalmente sem dar spoiler. Ele mostra uma luta que dificilmente me causará dor, mas que é minha também. É de todos nós. Victor Martins foi muito feliz na construção de sua história. Um texto fluido, direto, representativo.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥