Livro: A Paciente Silenciosa
Autor(a): Alex Michaelides
Editora: Record
Páginas: 350
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
Alicia Berenson tinha 33 anos quando assassinou o próprio marido de 44. Eles viviam na região Noroeste de Londres e aparentemente tinham um casamento e vida perfeita. Ambos eram amantes da arte, sendo ela pintora e Gabriel um renomado fotógrafo de moda.
Seis anos atrás, num verão considerado o mais quente do ano, Gabriel Berenson levantou cedo, e um carro foi buscá-lo as 5:15 da manhã na casa onde morava com Alicia para uma sessão de fotos em Shoreditch. Ele passou o dia fotografando modelos da Vogue e só retornou às 23h. Meia hora depois de sua chegada, a vizinha ouviu vários tiros e ligou para a polícia. As 23:35, uma viatura chegou a residência da família que se encontrava com a porta aberta e mergulhada na mais profunda escuridão. Lá encontraram Alicia imóvel junto à lareira com uma expressão de terror no rosto. Na cadeira, Gabriel jazia preso por fios que atavam seus punhos e tornozelos e com vários tiros no rosto. No chão ao seu lado, havia a arma do crime e uma quantidade de sangue absurda. Sangue que também escorria dos cortes profundos que havia nos punhos de Alicia. Ela não queria ser salva, mas sobreviveu.
No dia seguinte Alicia foi interrogada, mas se manteve em absoluto silêncio, recusando-se a negar ou confessar qualquer culpa. Ela nunca mais voltou a falar, e seu silêncio transformou a tragédia em um mistério indecifrável.
Depois do ocorrido, Alicia mal comia ou dormia, se limitando apenas a pintar. E sem esboçar qualquer reação de abalo ou remorso, ela foi considerada louca e internada no Grove, mas continuou muda por anos.
Seis anos após o incidente, o cargo de psicoterapeuta forense ficou vago no Grove e Theo Faber, que vinha acompanhando o caso de Alicia de longe, se candidatou a vaga determinado a fazê-la falar. No entanto, mudar o quadro dessa paciente silenciosa será um grande desafio, será Theo capaz de ajuda-la?
Narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Theo e pelas anotações no diário de Alicia, a trama de A paciente silenciosa vai se desenvolvendo gradativamente, construindo um enredo repleto de suspense, tensão e mistério.
O autor soube construir toda a trama com maestria, sem deixar pontas soltas e ligando a história do início ao fim. Os personagens são bem construídos e o enredo possui uma narrativa fluída e envolvente. Eu suspeitei de tudo e de todos, mas confesso que o final me deixou completamente chocada. Fazia tempo que um thriller não me surpreendia e me enganava tanto, foi quase impossível largar o livro antes de desvendar toda essa teia de mistérios criada por Alex Michaelides.
Para quem busca um thriller com muitas reviravoltas ou simplesmente uma história de tirar o fôlego. Essa é a dica perfeita.
Nenhum comentário
Postar um comentário