30 dezembro 2017

Resenha - Um verão para recomeçar, Morgan Matson


Livro: Um verão para recomeçar
Autor(a): Morgan Matson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Taylor Edwards nunca se sentiu importante, muito menos alguém que se destaca. Além disso, ela tem a estranha mania de fugir quando as coisas ficam meio complicadas. No dia do seu aniversário, Taylor recebe uma terrível notícia: o pai dela está muito doente. Ela até tenta fugir novamente, mas agora sua família precisa de toda ajuda e união possível. Então eles tomam a seguinte decisão: passar o verão juntos na casa do lago. Taylor não vai à casa do lago, onde ela e a família passavam o verão, desde que tinha doze anos, e ela definitivamente nunca planejou voltar. No lago Phoenix, ela reencontra sua ex- melhor amiga, Lucy, e Henry Crosby, sua primeira paixão. De repente, Taylor se vê cercada por lembranças que preferia ter deixado no passado. Apesar do medo e de querer fugir mais do que tudo, a única coisa que resta a ela é ficar com seu pai e enfrentar os dias da melhor maneira possível. Nesse verão em família, vivendo momentos tristes e felizes ao mesmo tempo, Taylor percebe que ela tem uma segunda chance de refazer laços familiares e até, quem sabe, poder viver um grande amor. Um verão para recomeçar é um notável romance sobre esperança, amor e superação.


Taylor é a filha do meio e, na sua visão, a peça que não se encaixa na família. Eles estão longe de ser aquela com almoços de domingo barulhento, que possui uma união invejável, mas seus irmãos encontraram algo que os aproximasse de seus pais. A caçula é linda e uma grande bailarina, assim com a mãe; enquanto o mais velho vive para os estudos, já que pretende entrar para a faculdade de direito, como o pai. Taylor não tem um dom natural ou algo que a destaque. Sua única característica marcante é o fato de preferir fugir (literalmente) ao invés de enfrentar situações desconfortáveis.

A primeira vez que agiu assim foi aos doze anos. Durante toda sua infância, ela ansiava pelas férias de verão, quando a família inteira se reunia para ir ao Lago Phoenix. Até que um dia ela inventou uma desculpa para voltar para casa antes do fim das férias e a cada ano subsequente, encontrou um motivo para não retornar ao lago. Sua última tentativa de fuga foi pouco depois do seu aniversário de dezessete anos quando a família se reunia para retornar ao lago.

Taylor sentia que entre todos da família, a pessoa que mais lhe entendia era seu pai. E agora, ele foi diagnosticado com câncer, em um estágio já terminal. Todos tiveram que mudar seus planos de férias para oferecer ao patriarca um último verão em família. Como antigamente. Retornar ao lago significa ter que enfrentar antigos fantasmas, mas também pode ser sua última chance de dizer ao seu pai o quanto ela o ama.

Foi somente então, quando cada dia que eu passava com ele era contado, que eu percebi o quanto eles eram preciosos. Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor - principalmente por achar que teríamos milhares de outros.

A quarta capa indica que esse é um livro de amor e drama, mas rapidamente consigo atribuir vários outros elementos a essa história. Taylor Edwards é uma jovem, com questionamentos que passeiam entre o adolescente e o adulto. Isso trás a leveza que precisamos para lidar com um fato tão marcante, e infelizmente presente na vida de tantas pessoas, sem que a história se torne pesada.

Morgan Matson é uma autora americana que escreve livros baseados em suas experiências e paixões. Seu primeiro livro tem uma road trip como plano de fundo! Nem preciso dizer que já quero muito que ele seja publicado no Brasil. Ela escreve de forma simples, escondendo deliberadamente os acontecimentos daquele fatídico verão, mas sem que essa manobra se torne um incomodo para o leitor. Sua escrita fluida e cativante apresenta uma história que me lembra o porque gosto tanto de romances juvenis.

Os fantasmas que Taylor pretendia enterrar junto com as lembranças da infância são sua ex melhor amiga e seu primeiro amor. Ela retorna ao lago sem ter certeza se irá reencontrá-los, mas o leitor já imagina que sim. E claro, Henry estará muito mais gato que antes, enquanto Lucy continua sendo uma garota descolada. Enquanto a protagonista narra os inevitáveis reencontros, ao leitor são apresentados alguns flashbacks para explicar os fatos. Mas não tudo de uma vez.

Confesso que quando descobri o que fez Taylor fugir na primeira vez, tive vontade de esganá-la. Pois suas atitudes resultaram no inverso do que ela pretendia e enfrentar seus problemas poderiam até ter tido o mesmo resultado, mas pelo menos ela não precisa se esconder. Sua ex melhor amiga e seu primeiro amor, eles são seus fantasmas mais temidos.

Por que fugir se as pessoas insistem em lembrar a gente daquilo de que se esta tentando escapar?

Ainda que o drama juvenil - leia-se: romance e briga entre amigas - tenha me cativado, minhas cenas preferidas eram aquelas em que a família Edwards estava em foco. Se quiserem sobreviver ao verão, Taylor e seus irmãos precisarão aprender a conviver de forma mais harmônica ao invés de isoladamente. Então há questões como união, compreensão, esperança e muito amadurecimento pessoal.

A edição desse livro transmite tudo aquilo que ele é. As capas são bem juvenis para atrair a atenção do público ao a qual ele foi escrito, mas que não o limitam. Os capítulos são subdivididos em grandes blocos que apresentam a imagem de um lago que irá, junto com a capa, ajudar o leitor a visualizar o lago onde grande parte da história é ambientado. A diagramação é simples, com espaçamento e fonte confortáveis para a leitura. 

Um verão para recomeçar não é aquela história que irá mudar sua vida, mas é um livro que aquecer o coração em qualquer estação do ano. Terminei a leitura me recordando das histórias da Jenny Han, então quem é fã de young adult ou procura um livro para relaxar, embarque nessas páginas que elas lhe trarão bons momentos.

Percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos - o amor é tudo que existe.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Um beijo a meia-noite.

7 comentários

  1. Oiee boa tarde, acabei de criar um blog e gostaria da sua ajuda.
    Amei demais seu blog. *_*
    Blog sobre livros... SEGUE LÁ! Me dá uma forcinha.
    https://caixinhadesonhosdelivros.blogspot.com.br/
    bjoos

    ResponderExcluir
  2. Acho que a história não é um romance, propriamente dito... Acho que é um livro um pouco reflexivo, que nos ensina a dá valor a quem a gente ama, a curtir cada momento e cada detalhe da vida juntos.

    ResponderExcluir
  3. Oiee!
    Achei esse livro mais na pegada de refletir do que propriamente um romance.
    Fiquei com a impressão de que ele é daquele tipo que nos fazem pensar muito em como esta nosso relacionamento com a família e o que estamos fazendo da nossa vida. Gosto de livros assim, mas esse não me despertou nenhum sentimento que me fizesse querer lê-lo, infelizmente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Dreeh!
    Um livro adolescente que envolve ter de enfrentar tantos sentimentos pesados e diversos, deve ser enriquecedor, apesar da grande carga emocional que ele traz e também emoções e sentimentos de perda e amizade.
    Quer dizer que vai dar ressaca literária? Será?
    Deve ser um livro lindo!
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja um tipo de livro muito favorável a esta época do ano, onde os sentimentos estão todos aflorados e a bondade e sensibilidade estão em alta.
    Não conhecia o livro,mas já me encantei pelo que li acima e quero muito poder ler.
    Conflitos adolescentes sempre nos remetem a algo que vivemos ou no mínimo, conhecemos alguém que já tenha passado ou esteja passando igual.
    Família, amigos, amores, enredo perfeito!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, curto muito esse tipo de leitura e parece ser uma história bem emocionante, fiquei bastante interessada em conferi.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Dreeh.
    Você me ganhou quando associou esse livro com Jenny Han, amo os livros dela!
    A história parece ser bem leve e descontraída, apesar de ter o segredo do porque ela fugiu da casa do lago tantos anos atrás.
    Acho que vou gostar bastante de conhecer a interação de Taylor com seus irmãos e seus pais.
    Bjs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥