Livro: Azeitona
Autor(a): Bruno Miranda
Editora: Outro Planeta
Páginas: 352
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
Ian perdeu seus pais ainda pequeno e a responsabilidade de criá-lo acabou caindo sobre sua irmã mais velha, que abriu mão de tudo para cuidar dele. Agora que é adolescente, ele faz o que está ao seu alcance para ajuda nas despesas de casa mas, quando sua irmã se descobre grávida, eles sabem que o dinheiro será pouco para manter tantas bocas. Mais do que nunca, ele sente que precisa recompensar sua irmã por todas as oportunidades que deixou passar por causa dele.
Suas preses são atendidas de uma maneira muito inusitada. Ao acompanhar sua irmã em uma consulta obstétrica, ele é confundido com um jovem pai e acaba sendo convidado por uma produtora de TV para participar de um reality show chamado Novos Pais. Ele tenta desfazer a confusão, mas ao descobrir o valor pago aos participantes, decide aceitar. Agora, tudo que ele precisa é esconder as gravações de sua irmã e, principalmente, encontrar uma garota de aceite se passar por sua namorada. O ideal seria alguém que estivesse, de fato, esperando um bebê... mas se for que aceite fingir que está grávida já é o suficiente.
Quando começou a pensar em suas opções, Emília foi o primeiro nome que lhe veio a mente. Eles nunca foram amigos, não trocaram mais do que algumas palavras quando estudaram juntos, mas ele decide arriscar. Ian só precisou insistir um pouquinho para que ela enxergasse naquele reality a mesma oportunidade que ele. Emília vive em pé de guerra com a mãe e só queria um forma de conseguir dinheiro suficiente para se ver livre das garras da mãe. Nesse caso, o cachê também serviria muito bem ao seu propósito. Ela precisaria esconder sua participação no reality da família e do seu namorado. Além disso, como fazer para aparentar estar grávida?
Uma característica minha é não ler ou ler o mínimo possível sobre um livro antes de realizar a leitura, e isso inclui sua sinopse. Essa atitude pode gerar consequências boas ou ruins. Quando Azeitona foi anunciado, eu já sabia que o autor era um booktuber e por gostar do pouco que eu conhecia do trabalho do Bruno Miranda, decidi arriscar. Fico feliz de dizer que me surpreendi positivamente com o que encontrei.
Narrado em terceira pessoa, a história é fluida e fácil de ler, mas está longe de ser rasa. Achei que trama foge do óbvio e as inúmeras reviravoltas serviram para me deixar bem vidrada no que eu estava lendo. Me peguei rindo em vários momentos, mas o desfecho foi um tanto quanto exagerado. Necessário, mas ainda sim poderia ter sido bem menos dramático. Além disso, uns capítulos a mais não cairiam mal.
Adorei a forma como ele explorou os personagens e criou tantos ambientes familiares distintos e ao mesmo tempo iguais. São muitas as questões familiares abordadas, e algumas até bem sérias, mas que foram tratadas de maneira leve para não pesar o clima da história. Essa história de reality para jovens pais foi super inovadora, pelo menos eu nunca vi nada parecido em filme, novela, série ou qualquer outra forma de se contar história. Além disso, as questões maternais, como pré-natal foram, abordadas com muita propriedade, o que mostra o nível da pesquisa feita pelo autor. Ele não se limitou a falar de forma superficial sobre assunto nenhum, o que lhe rendeu inúmeros pontos comigo.
Admito que não fiquei muito convencia com o desenvolvimento do relacionamento dos protagonistas. Torci por eles, apesar de saber que eles estavam mentindo e trapaceando, mas preferia que as coisas tivesses terminado de uma maneira diferente. Mas não há um personagem de quem eu não tenha gostado.
Enquanto você tentar se completar com qualquer coisa que não seja amor de verdade, você só vai inflar como um balão de festa; quanto mais cheia mais frágil.A edição gráfica é um detalhe no qual esse novo selo da Editora Planeta já chegou arrasando. As cores vibrantes da capa, somado a esse título pouco esclarecedor criam uma atmosfera que intriga o leitor. A diagramação é simples, mas a parte interna das capas é toda desenhada. Detalhes, mas eu adoro quando um livro vem caprichado assim.
Azeitona é o livro de estreia de um jovem de dezenove anos e mostra muito sobre o potencial que ele tem. Estou curiosa para conhecer suas próximas obras.
- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Antes de Partir
Oi,Dreeh!
ResponderExcluirApesar de não ser muito meu estilo de leitura, se em algum momento eu tiver oportunidade de ler esse livro, vou gostar. Parece bem interessante e divertido. Sua resenha está muito bem elaborada. Obrigada. Beijos.
Eu sou um tanto quanto contra essa leva de livros que youtubers vem lançando nos últimos meses. Parece praga. Sai um, vem dez em seguida. Não consigo gostar do gênero.
ResponderExcluirMas sim, este livro desde que foi lançado traz esse lado positivo. A simplicidade e o humor colocados ali, em cada página.
Ele já está na lista de desejados e espero poder ler em breve!!
Beijo
Achei muito interessante sua resenha, me levou a ter um interesse para com o livro, gostaria de saber se você visitaria meu blog, lá também temos diversas resenha e queria seu comentário do que achou, dá uma conferida lá!!!
ResponderExcluirhttps://outroladodecadalivro.blogspot.com.br
kkkkkkkkkkkkkkkk, gente um bbb com um menino que acreditam que vai ser pai adolescente, já amei, muito melhor que muitos reality que tem por aí, e mais legal ainda porque ele não vai ser pai! Muito criativo. Já eu adorei a capa achei ela bem divertida, mas também não entendi o título...
ResponderExcluirÉ muito interessante, eu fiquei lendo resenha e tentando imaginar essa história maluca de reality show para pais jovens.Foi o Ian que me chamou mais atenção,pois ele fará tudo isso para ajudar sua irmã,gratidão é sua motivação para entrar no reality,mas a Emília também é bem interessante seu motivo de participar dessa loucura é bacana de certa forma,independência de uma vida brigas com a mãe,mas será que esse seria o meio de resolver as coisas com a mãe?
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio sobre o livro e ainda não consegui descobrir o porquê do título. Gostei bastante da história que o Bruno criou, contudo o que mais me intriga a ler é o nome escolhido. Gosto bastante do canal do autor, e quando ele anunciou que escreveria algo, imaginei uma coisa completamente diferente. As resenhas e a sinopse foram uma boa surpresa! Comprei o livro recentemente em uma promoção e está na minha lista de leitura desse ano ainda!
ResponderExcluirBeijos :)
GOSTEI MUITO DESTE LIVRO ,POIS ELE RETRATA FATOS QUE ESTAMOS VIVENDO ATUALMENTE , COMO A GRAVIDEZ PRECOCE, E PAIS QUE NÃO PODEM SUSTENTAR SEUS PRÓPRIOS FILHOS.
ResponderExcluirEU TAMBÉM GOSTEI DA HISTÓRIA POIS PARA MIM , PARECE QUE ELA TEM UMA MANEIRA MEIO LOUCA DE SER CONTADA , POIS É UMA HISTÓRIA MEIO INCOMUM.E TAMBÉM ME PARECE QUE OS JOVENS NO FIM TERMINAM SE APAIXONANDO DE VERDADE, E É DESTE TIPO DE LIVRO QUE EU GOSTO.
Oi!
ResponderExcluirPrimeiramente devo dizer que eu adorei a sinopse do livro e a sua resenha. Achei a história bem diferente de qualquer outra que eu já li, e bem criativa. O autor deste livro tem futuro viu. E a capa está simplesmente linda. Adorei tudo!
Beijo.
Achei bem inovador é diferente essa historia de reality show para pais adolescentes, deve se muito divertido, apesar da mentia dos dois, sei que foi por boa intenção da parte do personagem em querer ajudar a irmã e fiquei curiosa em saber como vai terminar.
ResponderExcluirNossa, ele é bem novinho né. Só 19 anos. Confesso que quando vi a capa não fiquei com vontade de ler, mas depois da sua resenha né que deu uma pontadinha de vontade? kkkkk. Tô precisando de rir, nem que seja pelas custas dos desastres alheios. kkkkkk! Só achei o preço do livro um pouco salgadinho né! Mas valeu a dica. Bjokas!
ResponderExcluirOi Dreeh,
ResponderExcluirEstou bem curiosa pra ler esse livro, pois adoro livros que tratam sobre relacionamentos familiares. Porém, confesso que não sabia o que esperar, isso se deve principalmente ao fato de ser mais um livro de Youtuber, mas foi uma grata surpresa descobrir que a história além de ser fluída, é envolvente e divertida. Adorei o conteúdo abordado no livro, e como estou buscando ler mais autores nacionais, provavelmente vou dar uma chance ao Bruno Miranda.
Beijos
O assunto é bem interessante: pais jovens, pois sabemos que é muito difícil criar e educar uma criança, mesmo sabendo que os personagens não são nem de longe "pais jovens", agora quanto ao nome Azeitona, não entendi o porque desse nome????
ResponderExcluirEu já tinha visto este livro mas não tinha lido a sinopse, eu acho a história muito boa, é uma combinação de drama familiar com assunto que é muito falado nos dias de hoje: a gravidez na adolescência, todos nos os personagens tem suas batalhas, eu só não consegui entender a intenção da criação do reallity...
ResponderExcluirCapa e sinopse, pra mim, são fundamentais. Essas duas coisas não encontrei em Azeitona. Tinha achado o enredo bobo, mas a resenha dá uma outra dimensão do que a história é.
ResponderExcluirGratidão é algo muito legal e isso transpareceu a todo momento com Ian. Apesar da mentira, nada ali foi em benefício própria. Só pensava na irmã e no bebê. Achei muito fofo.
Oi Dreeh...
ResponderExcluirAdoro livros que vêm caprichados e cheios de detalhes como você descreveu deste... Confesso que pelo título não sabia mesmo o que esperar de Azeitona e espero poder ler esse livro e descobrir o porquê deste título tão intrigante. Gostei da sinopse e sua resenha ficou sensacional!!! Fiquei bastante curiosa para conhecer o desenrolar da história de Ian e Emília. Com certeza vou ler esse livro que promete alguns risos, porém também alguns momentos de reflexão...
Beijinhos...
Gostei muito da resenha, é a segunda do livro que leio, e igualmente positiva e me deixando curiosíssima para saber mais sobre essa loucura que virou a vida do Ian e da Emilia.
ResponderExcluirAchei tudo bem inusitado, mas parece trazer diversão e algumas reflexões, ainda mais sobre dramas familiares.
Vou querer lê-lo com certeza!!
bjss