25 abril 2016

Especial - Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Troca de e-mails entre Simon e Blue

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Em parceria com a Intrínseca, o Mais que Livros junto dos blogs parceiros da Editora começam hoje a Semana Especial - Simon vs. a agenda Homo Sapiens, nesse período iremos falar um pouco sobre as temáticas abordadas no livro e para quem ainda não conhece a história, será uma boa oportunidade para entender o motivo de muitos leitores estarem suspirando por esse livro na blogosfera. Prontos para conhecer um pouco mais sobre essa aposta da editora?



No enredo de Simon vs. a agenda Homo Sapiens, um dos diferenciais é que Simon, embora tenha certeza da sua condição sexual e deixe isso bem claro durante a trama, ele também deixa claro que revelar sua condição a sua família e amigos não é uma prioridade. Com isso nosso protagonista de apenas 16 anos não tem uma pessoa de confiança para se abrir e entender o que se passa em sua cabeça nesse período tão conturbado de autodescoberta na adolescência.

No entanto quando Blue por acaso do destino aparece em sua vida e se mostra em igual condição, os dois começam a trocar e-mails de forma anônima. E mesmo ambos desconhecendo a verdadeira identidade do outro, a identificação é clara, e de uma maneira pura e sincera se inicia uma relação "confortável" para trocarem dúvidas e experiências que jamais conseguiram revelar a alguém.

A Troca de E-mails Entre Simon e Blue


ASSUNTO: Re: quando você soube
Não sei bem como foi comigo. Foram várias coisinhas. Por exemplo, um sonho estranho que tive com Daniel Radcliffe. E a obsessão que eu tinha pelo Passion Pit no fundamental, que depois percebi que não era bem por causa da música. (Pág. 17)

ASSUNTO: Re: abobrinhas de Halloween
Não tenho nada contra fantasias, e o que você diz faz todo o sentido. Entendo perfeitamente o prazer de ser outra pessoa por uma noite (ou o tempo todo). Na verdade, eu também repetia a mesma coisa quando era pequeno. Era sempre um super-herói. Acho que gostava de me imaginar com uma identidade secreta complexa. Talvez ainda goste. Talvez esse seja o sentido desses e-mails. (Pág. 38)

ASSUNTO: Reese's é melhor que sexo
Então, venho pensando nessa história de identidade secreta. Você já se sentiu preso dentro de si mesmo? Não sei se isso faz algum sentido. É que às vezes parece que todo mundo sabe quem eu sou, menos eu. (Pág. 56)

ASSUNTO: Eu devia estar...
... escrevendo uma redação para a aula de literatura. Mas prefiro escrever para você. (Pág. 94)

Durante o desenrolar da história podemos acompanhar a rotina de Simon e o amadurecimento de seu relacionamento com Blue através das trocas de e-mails com mensagens carregadas de fofura. Confesso que essa ferramenta me lembrou bastante a construção de Will & Will escrito pelos autores John Green e David Levithan, porém o diferencial aqui é que essa troca de e-mails é um fator importante na história. É através desses e-mails que conhecemos mais sobre Blue e percebemos a evolução e a cumplicidade esse relacionamento adquire com o tempo e a troca de palavras de apoio, experiências e carinho.



Outro fator interessante no livro é que mesmo sem se conhecerem, Simon e Blue demonstram grande preocupação e interesse na vida um do outro, achei interessante como a autora conseguiu demonstrar que não é preciso estar perto para estar presente e ser importante na vida de uma pessoa. Afinal Simon se identificou com Blue mesmo sem saber sua raça, religião ou classe social.

ASSUNTO: Re: Oh baby
Não sei se estou ajudando.Acho que estou meio fora do ar (o dia foi estranho para mim também). Mas saiba que lamento por isso estar acontecendo assim, do nada. E estou pensando em você. (Pág. 130)


Acho que esses pequenos fragmentos dos e-mails trocados por Simon e Blue já dão uma pista de como essa história é especial. Se você curte ou quer conhecer mais sobre esse livro e sua temática, não deixe de acompanhar o especial que acontecerá durante toda a semana. 


2 comentários

  1. Não conhecia o livro e vou confessar que ainda não sei bem o que pensar. Não gostei de forma alguma de Will & Will. Só terminei de ler porque sou teimosa.
    Mesmo sendo um gênero que esteja ganhando fãs e fãs, ainda estou em cima do muro.
    Mas o tema é bom, isso não tem como negar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia,
    Acabei de ler esse livro e foi uma leitura de arrancar muitos suspiros, que história mais fofa e especial! Amei acompanhar a evolução do relacionamento do Blue e Simon através das trocas de e-mails, foi tão sincero e puro, com mensagens cheias de muita fofura.
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥