27 abril 2016

Especial - Simon vs. a agenda Homo Sapiens - A Importância da Família

Continuando a semana especial - Simon vs. a agenda Homo Sapiens, hoje o assunto é sobre a importância da família na vida de um jovem.



Para quem já leu o livro ou está acompanhando a semana especial, já sabe que Simon está enfrentando uma difícil situação em sua vida. Ele é gay e precisa sair do armário! Mas por que Simon precisa expor sua orientação sexual e jovens héteros não precisam fazê-lo? E como ele conseguirá se abrir para a família e o mundo sem sofrer algum tipo de preconceito? Esse é exatamente o problema que Simon e muitos jovens no mundo enfrentam todos os dias, a falta de aceitação por não estar dentro dos padrões esperados.

Mesmo com uma família fora dos padrões religiosos e tradicionais a que estamos acostumados na literatura, para Simon expor sua condição não é nada fácil por muitos motivos.

1º - Sua família adora fazer piadinhas sobre tudo, principalmente relacionadas a gays;
2º - Simon tem uma mãe psicologa e expor o que se passa em sua cabeça seria um prato cheio para análises e mais análises;
3º - O simples fato de ver os filhos mudando o gosto relacionado a uma comida ou usar uma meia diferente já é motivo de um estardalhaço para a mãe de Simon, que age como se os filhos ainda fossem seus bebês.

Ou seja, como Simon irá lidar com essa mudança e com toda a atenção que falar do assunto trará para si?


Com certeza ter uma família que nos entenda e nos apoie é primordial para lidarmos com qualquer situação, seja ela relacionada a condição sexual ou não. No caso de Simon, ele sabia qual seria a reação de seus pais, mas lidar com todas as mudanças que aquilo lhe acarretaria era algo que ele não estava preparado ou disposto a enfrentar no momento. E esse é o bacana da trama, a história de Simon é tão realista que encanta o leitor e nos faz torcer pelo personagem. Sofremos com ele, rimos e nos deparamos com situações angustiantes e emocionantes, é impossível não se apaixonar.

Simon só queria viver sua adolescência e as descobertas dessa fase, e assim como qualquer outro jovem, ter seu espaço respeitado. Ser diferente e estar fora dos padrões é normal e faz parte da vida, mas termos suporte familiar com certeza faz toda a diferença e nos dá a força para enfrentar qualquer adversidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥