18 abril 2016

Resenha - Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens, Becky Albertalli


Livro: Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens
Autor(a): Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 333
Adquira: Saraiva | Submarino | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Simon é gay! Aos dezesseis anos e cursando o ensino médio, nosso protagonista que já namorou algumas meninas está convicto de sua orientação sexual. Só existe um problema, Simon nunca sentiu a necessidade de partilhar dessa notícia com ninguém, muito menos com sua família que de vez em quando faz piadas de mau gosto relacionadas a homossexuais.

Sem ninguém para poder conversar sobre o assunto e entender melhor como lidar com algumas questões, Simon encontra Blue, um amigo virtual que chama sua atenção através de um texto poético escrito em um Tumblr de fofoca da escola. Os dois começam a trocar e-mails constantemente e a relação entre ambos começa a crescer com confiança e respeito. Porém nenhum dos dois sabe a real identidade do outro e compartilham apenas da certeza de que ambos estudam na mesma escola.

Em uma manhã Simon não consegue conter-se por conta da aguardada resposta de um e-mail enviado para Blue. Por conta de sua ansiedade ele acaba acessando sua conta em um computador da escola e por descuido acaba se esquecendo de desconectar seu e-mail antes de ir embora. Dessa forma Martin, que utiliza o computador em seguida consegue acesso a todas as mensagens trocadas entre Simon e Blue e tem a brilhante ideia de printar a tela com informações suficientes para chantagear nosso protagonista.

Simon agora precisa manter seu segredo a salvo, mas para isso terá que ceder às chantagens de Martin, que usa os e-mails para forçar o rapaz a aproxima-lo de Abby, uma das garotas mais bonitas da escola que por acaso é amiga de Simon. Entre a cruz e a espada Simon precisa decidir se colocará em risco um segredo capaz de expor sua privacidade e afasta-la de Blue, ou se envolverá a amiga nessa história para proteger a si mesmo e sua relação.

Simon VS a agenda Homo Sapiens foi um livro que me surpreendeu ao tratar de um tema complicado de forma leve e divertida. Nessa trama encontramos muito mais do que uma história voltada apenas à orientação sexual e acompanhamos as dificuldades e o dilema de ser jovem e precisar fazer escolhas que nem sempre são fáceis nessa idade. A autora ainda aborda assuntos como amizade, bullying, família e questões que todo jovem precisa enfrentar para crescer e lidar com os padrões da sociedade.

Narrado pela perspectiva de Simon e com um enredo e personagens muito bem elaborado, Becky Albertalli impressiona com uma trama leve, descontraída e cheia de reflexão.


Um comentário

  1. Olá Glaucia,
    Quero muito ler esse livro, quando vi o lançamento já fui lá no skoob e adicionei ao mesmo tempo na meta de leitura desse ano, pois tinha acabado de ler “Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo”, e foi uma bela de uma grata surpresa. Não tinha ideia do que esperar, mas me apaixonei demais pela história do livro, tão fofo! Acho que Simon vs. a agenda Homo Sapiens vai acabar furando a fila de próxima leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥