04 fevereiro 2016

Especial S. - A história nas Margens

As margens de O Navio de Teseu conhecemos os coadjuvantes dessa história:
Jen & Erick



Erick já não é mais um universitário, mas ainda precisa encerrar alguns assuntos que começaram ali no campus. Sua primeira leitura de ONDT foi por volta dos seus quinze anos e desde então, o releu milhares de vezes. Agora, V.M. Straka não é apenas seu autor favorito, é também seu projeto de vida objeto de pesquisa. Quando ele perde seu livro pelo campus da Pollard State, é Jen que o encontra. Ela está cursando literatura e se encanta com o livro a sua frente. Instigada pelo mistério de S. (que é o personagem principal de ONDT), ela decide concluir a leitura antes de devolver ao dono e, porque não, responder a anotações que ele deixou nas margens.

Esse é o incio de um diálogo que busca desvendar as incógnitas de S., descobrir quem está por trás de V.M. Straka, e encontrar um sentido em suas próprias vidas.



É bem verdade que o início dessa história pode parecer confusa, já que ambos fizeram mais de uma leitura do livro e a cada vez, novas anotações aparecem. Todo leitor sabe que você nunca é o mesmo depois de ler uma história e que você pode ler o mesmo livro mil vezes, e em cada momento da sua vida ele significará algo diferente. O mesmo acontece com eles.

Mas vamos aos fatos: há mais do que meras percepções de um livro aqui.

A falta de ordem é tanta, que em alguns momentos cheguei a me questionar se havia uma forma correta de se ler a história, um manual que explicasse a cronologia das anotações. Mas eu é quem fui apressada demais! Conforme fui avançando, percebi como as anotações haviam sido feitas e a melhor forma de me situar na narrativa. E com isso veio a surpresa: as dupla de cores revelam um pouquinho sobre o avançar da relação deles.



Acreditem, não há uma forma correta de se ler esse livro, mas posso ajudá-los com algumas ideias.
Sempre há a opção de ler tudo de uma vez só, ou seja, O navio de Teseu + S. (que conta a história de Erick e Jen). Caso queira uma experiência mais completa, você pode optar por lê-lo uma, duas, três vezes, ou uma para cada fase das anotações.

As primeiras anotações foram feitas a lápis por Erick, e respondidas por Jen em caneta azul quando ela encontra o livro. As replicas foram feitas em caneta preta, ou seja, é praticamente um trio  que debate principalmente sobre  as impressões a cerca da leitura. Depois passamos para  a laranja com verde, roxa com vermelho e por último, preto com preto. É claro que em alguns momentos uma cor irá responder a cor de outra dupla, mas isso costuma aparecer com setinhas indicativas.

Também vale destacar que a caligrafia deles se mantém a mesma ao longo da história: cursiva para Jen e bastão para Erick.



Uma das coisas que mais gostei, foi que eles foram se revelando ao longo do livro. Isso me fez marcar muitos quotes! Sou uma romântica assumida, então não tenho medo de falar que shipei muito esses dois. A cada mensagenzinha boba que eles trocavam, meu coração já disparava rs





Os Anexos

Uma das partes mais importantes para a magia desse livro são os anexos. E que anexos!
Tem foto, tem cartão postal, tem carta, tem bilhete, tem mapa. Quando abri esse livro, muito da minha cara de espanto foi direcionada ao primor do que eu encontrei. Vou repetir isso mil vezes, mas sem a parte gráfica esse livro não seria o que é. Mas voltando aos anexos, eles contam aquilo que os personagens nos mostram em suas anotações.

Aos mais afobados já aviso: quando abrirem seus livros, tenham cuidado para não mudá-los de lugar. Isso é tão importante para a história que a Editora Intrínseca fez até um índice dos encartes, coisa que eu agradeço muito, porque acabei espalhando eles rsrs


Sabem qual foi o maior amor desse livro? Ver o Brasil amplamente referenciado! E olha, nada de Rio de Janeiro, São Paulo ou Amazônia. No início pensei que pudesse ter sido influência da tradução, mas não foi nada. É assim na edição original. Vai dizer que isso não te da um pouquinho de emoção?!

Amanha irei falar a forma como optei por ler o livro e o que achei da história.
Leiam todos os posts da Semana S.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Depois de Você

17 comentários

  1. Lindo, amei.
    Já havia falado no pôster anterior sobre o livro que amei e com certeza iria comprar, agora minha ideia estar super reforçada, gostei muito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Perai que eu não tô entendendo!
    Essas anotações foram feitas à mão ou vem impressas no livro?
    Quem escreveu essa estória paralela?
    Onde eu acho esse livro? haha

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dizer que não desejo este livro é um erro tremendo. Foi muito bacana você nos mostrar um pouco dos personagens Jen e Erick. A forma como o livro foi montado, com as anotações de ambos, mesmo que não tenha uma forma correta de ler, instiga qualquer leitor a procurar a obra. Eu adorei!

    ResponderExcluir
  4. Estou a espera dos quotes senhorita Dreeh. A cada post me apaixono mais e mais. Logo que eu li sua resenha que teria um casal no livro no instante tive que imaginá-los juntos e logo eles teriam que se apaixonar, mas acho que a história não desviaria de um mistério para um romance, mas bem que poderia ter um encaixe dos dois. Do jeito que eu sou estabanada com certeza os anexos ja iam cair no chão e desarrumar tudo. Espero agora sua crítica sobre esse livro. Parabéns por cada resenha...

    ResponderExcluir
  5. A cada post seu sobre esse livro só sinto mais vontade de tê-lo. O pior é que eu fiz uma promessa de não comprar livros novos até ler todos que tenho kkkk difícil cumprir com um livro tão tentador como esse. Estou muito curiosa pra ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro agora!!! Vou colocar na minha lista, não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos! Esse é um daqueles livros que um e-book não substituí!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Estou cada vez mais encantada com este livro. Imagino que seja difícil mesmo encontrar um jeito confortável para lê-lo mas percebi que você encontrou. Tinha visto no seu vídeo este cartão postal, pensei a mesma coisa que você, que fosse algo da tradução, mas que emoção mesmo ver nosso país representado nesta maravilhosa obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi que livro lindo fiquei curiosa me relação a ele com certeza vou ler bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dreeh,
    Nossa estou completamente apaixonada por esse livro, é simplesmente perfeito! Essas anotações nas margens são algo que jamais vi, preciso folhear esse livro agora mesmo. Não vejo a hora de desvendar esse diálogo entre o Erick e a Jen. E os anexos então? É um tesouro ter uma obra tão completa e mágica como essa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Andressa,amei a forma que Erick e Jen se conectam no início,mesmo que de forma indireta através do livro.Amei saber que a dupla de cores explicam o avançar da relação entre eles.Achei bem legal a característica da ortografia,amo quotes,também amei os anexos,que bom que tem um índice.Ver o Brasil escrito e apresentado diretamente é o máximo realmente.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente muito lindo <3

    Eu assisti o vídeo em que você fala sobre o livro, e achei ele bastante interessante, mesmo não fazendo o estilo de leitura na qual estou acostumada, mas afinal, mudar e conhecer leituras novas é sempre bom não é mesmo?

    Beijos e até.

    Ps: Amei os anexos *-*

    ResponderExcluir
  12. Aquele momento em que eu não sabia da existência do livro e já quero para mim, que diagramação lida é esse minha gente?!!! Sem duvida ja esta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Os detalhes gráficos do livro me conquistaram. Adoro esse tipo de trama que vem com uma história e ainda outra nas margens, comentários dos personagens ou coisas assim. Os anexos dão uma amplitude da obra, uma beleza extra. Cria uma história dentro de uma história e é tão gostoso de conferir. Vou ver se acho mais dele, gostei.

    ResponderExcluir
  14. To encantada com as fotos e com a edição desse livro :O
    Os pequenos detalhes fazem tanta diferença. Acho que esse livro foi muito bem pensado, para que tudo se encaixe, até porque não é fácil juntar duas história em um livro. E essas anotações nas margens, o que dizer sobre elas? Nunca li um livro assim. Mesmo que me dê um pouquinho de toc, achei linda!

    ResponderExcluir
  15. Super interessante essa forma de se passar uma outra história nas margens de um livro, a pessoa deve ficar meio desorientada quando vai lê-lo pela primeira vez. kkk E a cada comentário desse livro, só fico com mais vontade de ter ele. Uma outra coisa interessante que achei, foi esses anexos que vem com o livro, acho que isso torna a leitura mais dinâmica!! Quero Muito!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse lançamentos mas a diagramação me deixou muito interessada na historia adorei essa mistura de cores que temos no livro que para mim e bem diferente,mesmo que deixe a leitura um pouco confusa me deixou muito curiosa para poder ler e adorei os anexos !!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥