13 julho 2015

Resenha - Predestinadas, Jessica Spotswood

Cate Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras. Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas. Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder. Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada.

SÉRIE: As crônicas das irmãs bruxas #3
AUTOR: Jessica Spotswood
EDITORA: Arqueiro
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 288
ADQUIRA: Saraiva | Submarino | Buscapé
Adicione no SKOOB

Predestinadas é o livro que finaliza a trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, escrita pela autora Jessica Spotswood e lançado no Brasil pela Editora Arqueiro. Iniciando do mesmo ponto em que terminou Amaldiçoadas, Cate Cahill não esperava a traição de Maura. Após ser apagada da memória de Finn, o único homem que amou na vida e sonhou em construir um futuro. Cate finalmente acredita que a profecia pode fazer sentido. Consumida pelo ódio e pela vingança, Cate agora tem uma certeza, ela é capaz de ferir sua própria irmã.


Nunca achei que existiria algo em mim, algo pequeno, obscuro e vergonhoso, que ficaria contente em ferir minha própria irmã. (pág. 47) 

Como se não bastasse à dor em saber que Finn não corresponde mais seus sentimentos, Cate ainda precisa se preocupar com Inês, a nova líder da Irmandade que promete ações capazes de gerar um segundo terror entre irmãos e bruxas. Inês é ardilosa, e diferente de irmã Cora (antiga líder da Irmandade), não poupará vidas e esforços para chegar ao poder e liderar a Nova Inglaterra. Com a ajuda de Maura, Inês e um grupo de bruxas arquitetam um plano capaz de destruir a Fraternidade de uma só vez.


Além de apagar a memória de Finn para provar sua lealdade a Inês, Maura também revela o segredo de Tess ser o oráculo, traindo suas duas irmãs. Tess agora além de carregar o fardo de ser a bruxa mais poderosa e conseguir prever o futuro, ainda precisar lidar com visões que prevê sua própria loucura e a morte de uma de suas irmãs. Tentando mostrar a Irmandade que mesmo aos 12 anos não é mais uma criança, e pode ser capaz de tomar decisões, Tess acaba se afastando de Cate e guardando segredos sobre suas visões.

Tess viu algo que Brenna temeu que a fosse destruir. Algo que Tess confessou que não poderia esconder de mim para sempre. Será que ela previu a própria loucura? (pág. 173) 

Maura ainda continua cega por poder e por favoritismo. Alegando sempre ser a irmã excluída e sem amor. E assim, a única das irmãs Cahill que adora o fato de ser bruxa, e poder usar sua magia, continua fazendo as escolhas erradas e traindo seu próprio sangue para chegar ao topo.

Ela não vai dizer que senti muito porque não sente. Maura nunca foi do tipo de contar mentiras para ser educada. Ela nunca teve os meus pudores em relação à magia mental, nunca achou que fosse maligna nem errada. (pág. 175) 

Mesmo com grandes partes de suas lembranças apagadas Finn continua o mesmo homem cavalheiro, gentil e leal a seus propósitos. Finn não vem de uma linhagem rica e é amante da literatura e por esses e outros atributos, o rapaz acaba ganhando o leitor durante toda a série. É impossível não torcer por ele.


Durante a trama acompanhamos o amadurecimento de Cate e seu poder de liderança ao proteger não somente seu sangue, mas sua origem e os menos afortunados, ao se juntar a um grupo secreto de resistência contra a Fraternidade. Predestinadas finaliza a série com grandes batalhas, importantes decisões, mortes necessárias e a certeza de que o amor fala mais alto no último momento.

Embora a profecia tenha sido algo previsível para quem acompanhou toda a série, acredito que não haveria como as coisas acontecerem de forma diferente. E Jessica Spotswodd conseguiu construir uma cena linda e dolorosa para um momento importante, que embora clichê, foi convincente a ponto de arrancar do leitor muitas lágrimas e trazer emoções que nunca se imaginou sentir durante toda série. Sério, eu torci durante os três livros para que aquilo acontecesse, mas vi meus sentimentos contrariados de forma que eu desejei que tudo aquilo fosse uma ilusão ou que um milagre pudesse consertar tudo.


Com personagens fortes e bem construídos e por tudo o que a série representou minha nota para o livro foi 5/5. E mesmo com um final um pouco corrido, Predestinadas termina a série com um desfecho satisfatório. Para quem procura tramas envolventes contendo magia e bruxas, a série é mais do que indicada.

9 comentários

  1. Ola Glaucia tudo bem ?
    Eu amo livros com Bruxas estava esperando saindo o último livro para começar a ler, e gostei muito dos pontos positivos sobre o livro. Pelo visto tem muita disputa pelo poder . Fiquei com dó do protagonista que teve seu amor apagado da memória. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gláucia, sua linda, tudo bem

    Nossa, não esperava que esse livro fosse tão forte, com tantos sentimentos. Li algumas resenhas do primeiro livro que não deram essa impressão. Pelo visto, a autora melhorou muito o texto e fechou com maestria essa trilogia. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler essa história.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia!
    Não conhecia essa trilogia!! Eu aaaamo histórias envolvendo bruxas e fiquei muito curiosa pra ler a saga dessas irmãs feiticeiras! Adorei a resenha!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi glaucia ^^
    gente eu to muito curiosa pra começar essa trilogia, mas ainda não tive tempo de ler.
    adoro personagens bem construídos, aqueles que te fazem se envolver loucamente com a história sabe.
    não me importo muito com situações clichês então vou cair na leitura ainda esse ano xp
    fico feliz que sua opinião tenha sido positiva ^^ vc sempre me anima para ler alguns livros.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi Glau!

    Primeiro te peço desculpas, pois como quero ler essa trilogia, acabei pulando algumas partes da sua resenha para não pegar um grande spoiler.
    Acho que não vi nenhuma resenha negativa em relação ao livro ou a série geral.

    Amei saber que mesmo a profecia sendo previsivel para você, a autora teve um jeito de fazer com que vc se surpreenda <3 isso é ótimo!
    Eu gosto de clichês, quando são bem feitos são até melhores do que uma coisa não bem pensada no enredo né?

    Quero mais ainda ler essas obras.
    Ps: Suas fotos ficaram liiindas !

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Amo tramas com magias e bruxas, principalmente se forem realmente envolventes. Quero ler essa série faz tempo, e saber que ela tem um desfecho satisfatório me anima muito. As capas me ganharam desde o início, e as resenhas que li só me fizeram desejar mais conhecer a história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucia, minha linda... adorei a resenha... tenho muita vontade de ler essa série... ela tem umas capas lindas e uma premissa de história que curto bastante... saber que ela teve um desfecho satisfatório me animou muito mais para curtir a leitura... Não sei quando irei ler, mas quero poder começar ainda esse ano... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Glaucia!
    Adoro quando o desfecho de uma trilogia é digno da história e empolga o leitor. É previsível? Ok, então saiba desenvolver bem, e foi isso que a autora fez. Mesmo não gostando de fantasia, fiquei com vontade de ler. rsrsrs Vou gravar pra dar dica pro pessoal quando pedirem indicação de gênero fantástico.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu estou doido para começar essa série. Desde que foi lançado o primeiro livro eu já queria ler, mas quem pegou para resenhar foi a Tamires lá do blog, então eu acabei só olhando. Estava esperando lançar os três para comprar todos juntos e ler d uma vez, pois sempre amei livros de bruxas e achei as capas e diagramação dessa série algo lindo. Gosto de personagens desenvolvidos e fico feliz que o final dela foi satisfatório, pois dá muita raiva essas trilogias que acabam com a história no final, tipo Convergente.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥