Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.
SÉRIE: Uma história de Extraordinário
| |
AUTOR: R.J. Palacio
|
|
EDITORA: Intrínseca
|
EDIÇÃO: 2015
|
CONCEITO: 5 estrelas
|
PÁGINAS: 90
|
Adicione no SKOOB
|
Plutão é um conto em ebook da série do livro Extraordinário, escrito pela autora R.J. Palacio, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. A história se passa em um período de 24 horas, onde podemos acompanhar o dia de Chris, amigo de infância de August e descobrir mais sobre a amizade entre os dois meninos e as dificuldades acerca dessa amizade.
Chris e Auggie se conhecem desde os primeiros dias de vida. Aos 2 dias de existência Chris foi apresentado a Auggie que tinha 3 meses, mas por conta de sua saúde debilitada, havia acabado de sair do hospital. Os pais dos meninos eram vizinhos e amigos, e quando Isabel (mãe de Auggie) e Lisa (mãe de Chris) engravidaram, decidiram formar um grupo de mães grávidas para trocarem experiência e passearem juntas antes e após o nascimento de seus bebês. Porém após o nascimento de Auggie, muitas mães deixaram o grupo por sentirem-se desconfortáveis com a aparência de August.
Desde a infância Auggie já sofria com os olhares das pessoas, porém mesmo com sua deformidade facial, Chris enxergava em Auggie muito mais do que um rosto, eram amigos inseparáveis e qualquer tempo juntos era sinônimo de diversão garantida. Mas com a mudança, a separação dos pais e a falta de contato no dia a dia, os amigos acabaram se afastando. Chris mudou de ambiente, conheceu novos amigos e começou a entender como era difícil lidar com as restrições de Auggie e com as conseqüências que manter tal amizade lhe traria. Com isso, a lembrança de Auggie foi ficando cada vez mais distante de seus pensamentos.
Mas ao receber de sua mãe a triste notícia de que Darth Daisy, a cadela de Auggie morreu, Chris começa a relembrar diversos momentos passados com o amigo, sendo um deles suas brincadeiras imaginárias em Plutão e a chegada de Daisy e a felicidade de Auggie e Via quando a receberam. Sabendo como deve ser triste para Auggie perder seu bichinho de estimação, Lisa pede a Chris que ligue para o amigo par dar seus pêsames. Mas Chris que já anda tão ocupado com suas lições de casa, seus novos amigos e a banda da escola, acredita que ligar para consolar o amigo está fora de questão e de suas prioridades.
Por sorte, o Auggie nunca me perguntou por que eu não fui à casa dele naquele dia. Fiquei aliviado por isso. Eu não sabia como poderia dizer que ser amigo dele também era difícil para mim às vezes.
Durante a leitura conhecemos mais sobre o nascimento da amizade entre Auggie e Chris, relembramos o momento em que Auggie usava o capacete de astronauta e acompanhamos as diversas cirurgias a que Auggie precisa ser submetido para melhorar sua qualidade de vida. Acompanhamos também a visita de Chris a Auggie em uma dessas cirurgias, onde diversas crianças sofriam de problemas e deformidades parecidas. Durante tal lembrança é possível perceber como pode ser difícil para uma criança assimilar e processar tantas diferenças. Chris amava o amigo, mas ver de perto tantas crianças com o mesmo problema o deixou muito assustado.
Assim que saímos do prédio, mamãe me fez sentar num banco e me abraçou por um bom tempo. Não falou nada, ficou só me beijando no topo da cabeça.
Chris passou por muita coisa. Tantas experiências complicadas acabaram lhe transformando em um menino esquecido, frio com a mãe e tirou seu foco sobre o que realmente é importante mantermos na vida. Mesmo amando o amigo com suas limitações e deficiência, Chris tem dificuldade em manter a amizade por conta dos olhares alheios, as piadas de mau gosto e a zombaria de seus novos amigos toda vez que viam Auggie. Mas após um acontecimento, Chris começa a repensar seu comportamento e suas atitudes, e através disso consegue entender o valor real das coisas, e o que cada uma delas representa de fato em sua vida.
Quando algo assustador assim acontece, funciona como um alerta sabia? Faz a gente repensar o que é importante na vida. Nossa família. Nossos amigos. As pessoas que realmente amamos.
Mais uma vez R.J. Palacio me deixou encantada e emocionada com sua história. E assim como em Extraordinário, essa é uma história que todos, independente da idade deveriam ler. No Brasil além de Extraordinário e Plutão, já foram publicados 365 dias extraordinários e O Capítulo de Julian, sendo todas essas histórias paralelas a Extraordinário.
Hoje no Brasil é comemorado o Dia do Amigo, por isso dedico essa resenha a todos os meus amigos, sejam eles mais próximos ou virtuais. Em Plutão, Chris precisou enfrentar uma situação difícil para entender a importância da verdadeira amizade e do amor pela sua família. Por isso, desejo que não venhamos a precisar passar por uma situação parecida para compreender como é importante manter por perto nossos amigos e familiares. Que possamos estar sempre separando um tempinho para demonstrar nossa gratidão a esses pessoas, seja através de uma mensagem, uma ligação, ou um reencontro.
Oii!
ResponderExcluirÉ engraçado como essa autora consegue nos emocionar com as palavras né?
Eu não li os livros paralelos dela, mas tenho muita vontade. Extraordinario foi um dos melhores livro que li na minha vida. A autora é sensivel e consegue nos mostrar isso em suas palavras.
AMEI saber que isso permanece em plutão, Vou tentar ler o mais rápido possivel.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, tudo bem? Eu ainda não li Extraordinário (e confesso que no momento não tenho muita vontade), mas esse conto realmente me deixou bem curiosa. Eu nem imagino como deve ser amiga de alguém com algum tipo de deficiência e imagino que seja bem difícil lidar - ainda mais na nossa sociedade. Ler uma história por esse ponto de vista pode abrir os olhos de muitas pessoas!
ResponderExcluirbjbj
Glaucia lindona as capas como sempre maravilhosas. Acredita que ainda não li Extraordinário ( que vergonha) preciso ler urgente. Gostei da premissa, sobre os dois amigos, e nada melhor que postar no dia do amigo. Pelo visto mais um livro que carrega muitas emoções, regada a uma linda amizade fica uma leitura maravilhosa. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
É impressionante como a RJ consegue me surpreender sempre. Li Extraordinário e me emocionei com a história, depois comprei 365 dias Extraordinário e adorei! Quero muito ler esse livro, espero que seja logo!
ResponderExcluirAbraço.
Oi Glaucia!!
ResponderExcluirFeliz dia do amigo para você também! Não nos conhecemos, mas somos amigas literárias!! hehehe
Estou adorando essa nova moda de spin-offs de livros bem-sucedidos, é uma forma da gente expandir o universo dos nossos livros preferidos, né? Ainda não li "Extraordinário", mas muita gente fala bem dele!!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirExtraordinário é um livro que estou afim de ler, por curiosidade mesmo. Não sabia que tinha um conto ambientado do livro. Falam muito bem dessa autora, que ela escreve super bem. Apesar de não ser o tipo de livro que estou acostumado a ler, estou curioso para saber mais a respeito da obra. Parabéns pela resenha.
Beijos
Academia Literária-DF
Academia Literária-DF
Oi Glaucia, tudo bem?
ResponderExcluirEu sabia sobre os livros de Extraordinário, mas só agora descubri sobre esse e-book sob do amigo. Tenho vontade de ler, pois livros que falam de amizade e amor familiar sempre me chamam a atenção. Adorei sua resenha e dica anotada.
Beijos
Leitora sempre
Oi Glaucia,
ResponderExcluirjá não é de hoje que desejo ler Extraordinário, de tão bem que falam, mas, por causa das reflexões que acompanha a historia, agora veja sua resenha para o conto onde fala sobre o melhor amigo e seu distanciamento por vergonha.
Todo livro que nos ensina e faz refletir sobre as circunstancias, esse poder não é qualquer livro que tem, tenho certeza que vou me emocionar, por este motivo eu os desejo, sim, agora são dois para listinha. Graças a você.
Amei sua resenha.
Beijos Ana Zuky
SA Revista
Achei muito legal o livro mostrar como é importante a gente manter por perto os amigos e familiares, é uma lição que ninguém deve esquecer. Ainda não li nem Extraordinário, mas pretendo fazer isso logo e aí lerei também as histórias paralelas, inclusive Plutão. Essas histórias encantam e emocionam todo mundo!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirPosso te falar uma coisa? Chorei, chorei mesmo. Sou fã de Extraordinário e ficar sabendo que tem uma história que aprofunda um pouco mais na amizade de August e Christopher, nossa... Eu não sabia sobre o e-book, mas gostaria de saber por quantos que você comprou? AAAAAH QUE FELICIDADE ♥
Oi Victor, tudo bem? Qualquer história paralela a extraordinário me emociona, e com Plutão não foi diferente. Recebi o e-book através de parceria com a editora, mas você pode encontra-lo por menos de R$ 5,00 no link da Livraria Cultura disponibilizado acima, ou na Amazon.
ExcluirBjs e boa leitura!
Oi Glaucia, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirVocê me deixou com olhos molhados, me emocionou com sua resenha. Essa autora deve ser alguém muito especial, todas as resenhas dos livros dela, me tocam fundo. Não são meras histórias, são ensinamentos de vida. Gostaria que ela atingisse a todos e modificasse a todos para o bem. Adorei sua resenha!!!!
Beijinhos.
Cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
eu comentei mas acho que travou aqui pq não foi =/
ResponderExcluirenfim eu to querendo muito ler esse ebook. já li extraordinário e chorrei horrores.
já que segue a mesma linha do outro livro acho que vale super a pena a leitura pelas lições de vida ^^ Seguindo o Coelho Branco