29 julho 2015

Resenha - A Ameaça Invisível, Barbara Moraes

O cerco se fecha contra os anômalos e o cotidiano nas Cidades Especiais começa a mudar. De início, o direito de ir e vir é privado, e a isso se seguem outras medidas restritivas, o que inspira uma rebelião e deixa a situação a um passo de uma guerra civil. Em meio a diversas facções, que defendem ideologias e métodos diferentes de fazer justiça, cada vez é mais difícil enxergar a situação com clareza, e Sybil tem pela frente novos desafios, que põem à prova suas convicções. Em situações desgastantes e por vezes desesperadoras, ela e seus amigos sentem na pele uma grande ameaça, mas não conseguem perceber quem é e onde está o verdadeiro inimigo.

SÉRIE: Trilogia Anômalos
AUTOR: Barbara Morais
EDITORA: Gutenberg
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 320
Livro cedido através da parceria com a editora
Adicione no SKOOB

ESSA RESENHA NÃO POSSUI SPOILER DO LIVRO ANTERIOR.
LEIA A RESENHA DE ILHA DOS DISSIDENTES.


Chegou o momento preferido de todos os alunos ao redor do mundo: férias. Sybil está disposta a aproveitar ao máximo esse momento junto de seus amigos, mas os acontecimentos de três meses atrás não a deixam se concentrar no presente. Fazem três meses que a missão acabou. Três meses desde o seu acordo com Fenrir. E o silencio dele parece tão ruim quanto suas palavras. Ela sabe que precisará ajudá-lo com a campanha, mas quando entrará em ação?


A resposta chega através de Áquila, o filho do político, que aparece bem na piscina pública de Pandora atrás de Sybil para informá-la que a festa de abertura da campanha foi marcada e sua presença é indispensável. Nesse mesmo dia, estava acontecendo a Prova Nacional o ENEM deles, mas uma denuncia de sabotagem deixa todos os anômalos formandos presos em seus locais de prova. Essa é a primeira ação que levará a relação de paz entre humanos e anômalos a ruína.

Se no primeiro volume tivemos muita ação, em Ameaça Invisível ela da lugar a informação. Seja ela sobre a estrutura política tão bem desenvolvida, ou sobre os personagens. E não se engane, a narrativa em primeira pessoa não atrapalha em nada esse conhecimento.


Não sei quando o livro começou a ser escrito, então pode nem ter sido a intenção da autora, mas há tantas referencias a política do nosso Brasil que fica impossível não se envolver. Eu sou dessas pessoas que não aguenta com injustiça, que fica revoltada quando vê alguém sendo diminuído por nada e gente, a Barbara conseguiu me fazer chorar, de raiva! Acho que isso nunca tinha acontecido, então meus parabéns a ela por me inserir na história a esse nível.

Para equilibrar a tensão, também temos momentos fofos e que nos fazem suspirar. Vamos conhecer mais sobre o passado e a família de Andrei. Ele conseguiu me irritar totalmente, mas se redimiu no final. Personagens com pouco destaque no livro anterior também retornam com força total. É o caso de Sofia, que foi adotada pela família de Andrei e precisará se adaptar a nova nação e também de Hassam, um soldado que deve ter passado despercebido para todos os leitores, mas que tem uma importância ímpar em A Ameaça Invisível.

Mesmo que seja ao lado de Fenrir, mesmo que eu o deteste com todas as minhas forças, concordo com seu plano, ciente de que ele puxou exatamente as cordas certas para me fazer andar por conta própria.

O final é bom-bás-ti-co e vai deixar o leitor louco pela continuação! Mas não precisaremos sofrer tanto assim. A Retomada da União já está finalizado tem até capa pronta e podemos procurar por ele na bienal. 

14 comentários

  1. Oie, tudo bem?
    Pela sua resenha, pude sentir que 'A ameaça invisível' foge um pouco do padrão dos segundos livros de trilogia (onde tudo fica bem arrastado e poucas coisas acontecem). Achei interessante a proposta da autora em focar mais nas informações da trama e trabalhar com pequenas doses de emoção - além de mostrar o passado de alguns personagens. Essa sua comparação dos acontecimentos do livro e o cenário do Brasil me deixaram super curiosa... Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa trilogia, mas tô ouvindo tanta gente falando bem que tô pensando em arriscar - talvez eu espere o próximo ser lançado e compro todos de uma vez.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Eu PRECISO MUITO dessa série gente HUSAHUSAH. De verdade, acho que comentei por aqui que já vi algumas resenhas super positivas para esse livro e tenho muita vontade de ler. Na verdade agora mais ainda.
    Achei ótimo que no enredo a autora tenha conseguido manter o foco com outros elementos. Muito bom saber desses sentimentos todos que foram despertados em você.
    O fato de usar alguns elementos da nossa politica também é um ponto super positivo para ela e conseguir mexer assim e ainda ter partes fofas é incrivel.

    Ok, é oficial, preciso ler! Espero que o ultimo livro seja tão incrivel quanto esse e que o desfecho seja de bom agrado. Vou aguardar para comprar tudo de uma vez! Mas amei a resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  3. Distopia é meu gênero literário favorito e "Ameaça Invisível" parece ser ótimo.
    Já estou seguindo o blog.
    http://leituranasnuvensb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Esses dias li uma resenha sobre o primeiro livro e gostei bastante, principalmente por se tratar de um livro nacional. É engraçado você citar o quanto ele se assemelha com a nossa politica atual e isso com certeza trás uma carga muito maior para a obra... Uma pena que poucas pessoas conhecem.

    ResponderExcluir
  5. Dreeh, me perdoa, mas não pude ler sua resenha! Tenho aqui o primeiro livro, sou completamente apaixonada, a Distopia me fisgou de cara e preciso comprar logo AI que o terceiro livro já está vindo, aaah como quero mais da minha Sybil! A Barbara é genial, ganhou uma fã!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh, tudo bem?

    Doida para ler essa série. A Aline do Livros y Viagens vive falando bem, mas ainda não tive a oportunidade de ler. To mega curiosa, agora que você falou desse final bom-bas-ti-co. O que será que a autora fez? =P Pelo jeito o livro é completo. Com tensão, momentos mais descontraídos e muita ação.

    beijo
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola lindona menina quero ler essa série logo, ainda mais com emoções tão visíveis em sua resenha, seja de raiva ou momentos fofos, o fato de chorar de raiva já mostra a intensidade das injustiça que devem apertar o coração. Já indo comprar os livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Opa! Também quero sentir raiva assim. Acho que o mais perto que cheguei foi com a Dolores Umbridge.
    Vai ser meu próximo pedido, e me arrependi muito de ter pedido Proteja-me em vez dele.
    Já fiquei feliz porque tem suspiros, espero que sejam de romance. E fiquei curiosa pra saber mais dos personagens secundários que ganharam mais destaque.
    A capa do 3 tá bombástica, já quero sem nem ter lido o 2.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh, tudo bem?

    Minha colunista está lendo essa trilogia e tá louca. Terminou esses dias esse segundo livro e me falou que o final foi bombástico mesmo. Assim que lançar o terceiro volume eu vou ler, assim leio tudo de uma vez. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    Confesso que já estou um pouco saturada de séries distópicas, mas gostei do fato de a autora ser brasileira e de ela fazer referências à nossa política. Fiquei com vontade de conferir!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adoro uma boa distopia Dreeh e eu sou que nem você quando vejo uma injustiça fico logo possessa.
    Ah que bom que tem momentos fofos tbm, eu to querendo começar esse série, mas não sei quando. Espero gostar da leitura tbm ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa sua linda, tudo bem
    Poucas pessoas falam dessa historia, então, não acreditei quando entrei aqui e vi que sua resenha era sobre ele. Se a autora conseguiu fazer você chorar de raiva, é porque a narrativa dela deve ser muito real e intensa. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima.
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Gente, coitado desse povo, nem no mundo ficcional eles ficam livre do ENEM HAHAHAHAHA Eu estou doido para ler o primeiro livro, mas no momento estou devendo até meu rim (explodi o cartão, pra variar T_T). Gostei de saber que o primeiro livro é cheio de ação, mas fiquei com um pé atrás com o segundo ser mais de informação. Tem autor que se não souber trabalhar isso, acaba bombardeando o leitor com tanta coisa que acaba ficando algo tedioso, mas pelos comentários que vi, parece que esse não é o caso. Prefiro a capa do primeiro livro, mas a dessa também ficou muito bonita. Quero ler logo!! *__*

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Essa parte das referências à política não me atrai não, na verdade morro de preguiça disso... mas espero que não influencie de forma negativa na minha leitura, tomara que tenha em mim o efeito que teve em você, que aumente mei envolvimento. Corro desses finais bombásticos que nos deixam loucos pela continuação, mas como o último livro está pra ser lançado pretendo ler logo a trilogia.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥