22 outubro 2014

Resenha - Passarinha, Kathryn Erskine

No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.


SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Kathryn Erskine
EDITORA: Valentina



EDIÇÃO: 2014
CONCEITO:  5 estrelas



PÁGINAS: 224
ADQUIRA: Submarino | Fnac | Americanas 
Adicione no  SKOOB. 




Narrado pelo ponto de vista de CaitlinPassarinha nos transporta para o mundo de uma menina de onze anos, portadora da Síndrome de Asperger, que além de sofrer por ser tratada como diferente pelas crianças de sua escola, também sofre com a perda de seu melhor amigo e protetor – seu irmão Devon, que era seu apoio e a ajudava a lidar tanto com suas emoções e com todos a sua volta, porém Devon morreu em um atentado em sua escola ao levar um tiro no peito. E Caitlin não tem mais o seu porto seguro.

Após a perda de Devon, Caitlin sente-se sozinha, e seu pai, a única pessoa que restou de sua família e deveria cuidar da menina, parece ter perdido o encanto pela vida, entregando-se somente a dor da perda do filho. Para conseguir sair da situação no qual ela chama de “O dia em que a nossa vida desmoronou”, ou seja, o dia em que ela e o pai perderam Devon Caitlin conta agora somente com a ajuda da Sra. Brooks – psicóloga de sua escola, e embora seja difícil aceitar essa ajuda, a menina sabe que somente desta forma será capaz de encontrar o desfecho para sua própria dor e a de seu pai.

Com a ajuda da psicóloga, Caitlin agora luta para enfrentar seus próprios medos e superar seus limites. E mesmo com o preconceito da maioria de seus colegas, a menina consegue se superar a cada instante. 

Eu gosto das coisas em preto e branco. Preto e branco é mais fácil de entender. Cor demais confunde a cabeça da gente.

A história é de uma delicadeza profunda, Kathryn consegue passar com clareza a dor de um pai ao perder seu filho de forma tão brutal, e a dor da irmã que sabe que nunca mais terá o irmão de volta. Outro ponto importante foi a comoção de toda uma comunidade em relação a um fato que na realidade aconteceu e ainda acontece por aí – adolescentes tirando a vida de crianças inocentes dentro da escola, um local que deveria proporcionar segurança mas que muitas das vezes percebemos que não é o caso. 

“Fico olhando para o armário de Devon porque me faz sentir como se um pedacinho dele ainda estivesse aqui. Mesmo sabendo que ele nunca mais vai poder me ensinar a fazer um armário. Que nunca mais vai poder me ensinar nada. Que nunca mais vou vê-lo de novo nem nunca mais vou poder olhar para ele e dizer Obrigada.” 

Passarinha é um livro de uma beleza singela, que nos faz refletir e compreender que todos nós somos diferentes e devemos aceitar que isso é normal. Desta forma deixaremos de ver o mundo em preto e branco assim como a Caitlin, e seremos capazes de perceber que existem muitas outras cores, que assim como nós são diferentes, mas belas, cada uma de um jeito único e especial. 

Indico a historia para toda e qualquer pessoa, este é um livro que fica para a vida.
  

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

28 comentários

  1. esse livro me parece muito forte, gosto de leituras assim, quando envolve criança entao fica melhor de ler, pois tem um universo muito deles. amei sua resenha

    tem post novo no meu blog, se puder vem me visitar ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gláucia!
    Já tinha visto resenha desse livro e fiquei extremamente curioso.
    Quando estava no ensino fundamental, tinha um menino com essa síndrome na minha sala.
    Ele tem uma memória fotográfica incrível e consegue se lembrar de coisas que aconteceram há muito tempo (muitas vezes nem eu me lembro!). Essa semana eu o encontrei no ônibus.
    -Oi Diego! - eu assustei.
    -Oi Geovani.
    -Quando é o seu aniversário? - Não importa quando ou como ele te encontra ele te comprimenta e te pergunta a data do seu aniversário.

    Enfim, eu ainda não li passarinha, mas acho que iria gostar e seria sim um livro que ficaria para a vida.

    Beijos
    Diego
    LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Eu já vi uma resenha desse livro a fiquei com vontade de ler, acho o tema bem forte e que pelas resenhas foi muito bem feito pela autora. Enfim, gostei bastante do seu ponto de vista e vou ler quando tiver com um psicologico bom para uma história forte ;)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com Caitlin que mundo e preto e branco. Sempre tem duas opção
    Bem e mal ! Gosta de ler ou não !
    A vida dela não e nada facil alem de perdeu pessoas muito importantes em sua vida, ela ainda sofre
    um serie de coisa com preconceito em sua escola! Uma vida cheia de obstaculos ela vivi

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei e fiquei muito interessada pelo livro, é o tipo de leitura que eu gosto muito, ainda mais pelo fato de eu aprender com a leitura, de eu tirar algo de bom e especial dela pra minha vida, pro meu dia a dia. Como o livro do Augusto Cury - O Futuro da Humanidade, que é o meu livro predileto nacional e que me fez enxergar coisas que antes me passavam despercebidas, vejo que esse livro da Kathryn Erskine vai me ensinar muito, adorei a dica e ele já entrou pra minha lista. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive muita curiosidade sobre essa obra; agora fiquei com ainda mais vontade de lê-la. Incrível e tocante: é isso que ela parece ser.
    Gosto desse tipo de livro porque, além de nos emocionar, nos fazem refletir sobre os problemas da vida e a realidade que nos cerca.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  7. Oi, Flor!
    Sempre achei mega interessante essa capa e o título, mas nunca tinha parado para ler uma resenha, e bem, claro que agora eu fiquei interessada em lê-lo. Sua resenha está linda, e instigante!!!
    Gosto de livros sofridos, que nos faz questionar, refletir, que trata de temas polêmicos e que acontecem no dia a dia.
    Passarinha entrou para a lista de desejados, e a culpa é toda sua =) kkkk

    Beijinhos,
    Taty Assis.

    ResponderExcluir
  8. Oi Glaucia, tudo bem? Nossa, quero muito ler esse livro, em breve vou lê-lo e espero que seja muito especial para mim também. A história parece emocionante e a encantadora, e poder vivenciar tudo pelo ponto de vista da Caitlin e ver como ela pensa deve ser realmente incrível. Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Pelo título, achei que fosse uma coisa completamente diferente!
    Adorei a história e com certeza vou procurar ler o livro, ele me lembrou o Amor (ou amar, não lembro bem) nunca é demais, que tem uma história com perda de familiares também e pareceu super difícil de lidar. Se ela passou tão bem os sentimentos assim, não tenho nem chance de ler sem chorar rsrs...
    Adorei sua resenha, beijo :)

    ResponderExcluir
  10. Glaucia já tinha visto esse livro e imagina uma menina nova ja carregando essa dor da perda , o livro deve ter mesmo uma sensibilidade impar para mexer com as emoções do leitor. Em breve irei ler. beijos lindona


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá

    O tema do livro é algo que me chama bastante a atenção. Eu tenho muito interesse em conhecer mais sobre Asperger e o livro pelo visto narra isso com bastante delicadeza e maestria. Mesmo que seja narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, acho que vou acabar lendo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Faz tempo que quero ler esse livro! A temática dele é bastante forte e acho que vai me fazer refletir muito!
    Espero conseguir comprá-lo em breve e lê-lo também.
    Adorei a resenha, me tocou bastante e me deixou com mais vontade de ler.

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu li este livro assim que foi lançado e amei, é uma história sensível, que emociona por sua pureza, é um livro que adoraria reler.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Dre, tudo bem?

    Ahh livros singelos sempre me chamam a atenção. Imagino que a leitura deve ser bem densa. Adoro temáticas mais pesadas. Mas, claro, eu tenho que tá no clima do livro. Sua resenha ficou bem tocante e me deixou com vontade de ler o livro sim *-*

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Gaucia, tudo bem???
    Nossa, sua resenha me emocionou!!!!!!!
    Engraçado, um comentário dela me chamou a atenção, quando ela falou que gosta de preto e branco. Na hora fiquei triste, pois são as cores que dão vida. E fiquei tentando imaginar porque ela disse isso. Ai no fim da sua resenha você dá essa linda mensagem e fez desejar muito ler esse livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse livro, mora no coração. Infelizmente ainda não tenho o físico, mas é um lindo!
    Caitlin é especial não apenas pela síndrome, mas pelo seu coração puro e pela vontade de mudar. Uma das melhores protagonistas que eu já vi. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Me parece um lindo fofo e muito bem escrito.
    Trás como tema a relação de uma menina com problemas serios como a doença
    e a morte de alguém querida na vida dela.
    :c deve ser emocionante, eu gostei.

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem???

    Nossa que resenha bem inspiradora... o livro deve ser mesmo emocionante... e cheio de lições para que possamos aprender e absorver algo para nossas vidas. Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro e todas traduzem exatamente o que você quis dizer aqui.... gostei... não sei quando irei ler, mas é um livro que se eu tiver a oportunidade eu vou ler... Xero!!!

    ResponderExcluir
  19. Também achei que Passarinha é um livro que fica para a vida! A Caitlin é encantadora, a autora realmente trata tudo com uma delicadeza profunda, e adorei acompanhar a busca da garotinha pelo desfecho. Nem consigo imaginar a dor de perder um irmão, ainda mais um irmão que era tudo pra ela e da forma que ela o perdeu.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Adorei o livro. A Caitlin é uma doçura.
    Muito boa a sua resenha!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  21. Oieeee!!

    conheci o livro na Bienal do Rio quando lançou, a Carina explicou a historia por cima, e disse que tinhamos que ler, era de longe o livro mais lindo...

    Que bom que você gostou do livro... Caitlin é só amor!

    Bjoks

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Já vi muitas pessoas falarem do livro, acho a capa uma fofura, e agora percebo quanto tempo perdi, e que historia linda eu estava perdendo, Passarinha já passou para minha lista de livro para ler imediatamente, o livro parece ser muito emocionante e tem uma carga de drama, posso assim dizer, muito grande.

    Mayla

    ResponderExcluir
  23. Oi!

    Falando em Passarinha eu estou lendo Passarinho, mas parei pq tenho mil coisas para fazer!
    O livro parece ser bem tocante e deixar uma mensagem para a vida toda. Já ouvi bastante elogios e mais uma resenha ótima.
    Eu adorei o quote sobre gostar de ver as coisas em preto e branco.
    Assim que eu tiver oportunidade lerei.!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Glaucia!
    Já li várias resenhas de Passarinha. Acho a capa linda... aliás, amo as capas da Valentina. Parece ser um livro bem emocionante.

    ResponderExcluir
  25. No começo eu não dei muita atenção para este livro, mas agora vc me mostrou ele de outra forma!

    ResponderExcluir
  26. Parece ser um livro bem tocante e que mostra uma história de vida linda... Não é exatamente o tipo de livro que me atrai, mas você apresentou de uma forma que teve alguma coisa (que não sei explicar) que me interessou na história... Acho ótimo ser apresentado pela visão de uma criança, pois assim é possível enxergar os pensamentos dela... E com certeza é ótimo para conhecermos um pouco mais a síndrome de Asperger...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  27. Nossa, estou louca pra ler esse livro! Recentemente fui diagnosticada como esquizotípica, mas infelizmente não há muitos livros sobre esquizotipia por aí. Como a esquizotipia e a síndrome de Asperger são muito semelhantes, livros que falem sobre qualquer forma de autismo são muito bem-vindos.
    E por falar em autismo (a síndrome de Asperger é considerada uma forma branda de autismo), acho que seria legal você fazer uma lista de livros sobre o tema no dia 1o de abril, que é quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, vou pensar com carinho em um post com o tema.

      Bjs

      Excluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥