Fala, pessoal. No post de hoje vou escrever sobre a série teen Switched at Birth, que no Brasil é exibida pelo canal pago Sony.
A série estreou em 2011 pela ABC Family, mesmo canal que exibe Pretty Little Liars, e conta a história de duas meninas que foram trocadas na maternidade. Uma pertence a uma família rica e feliz. A outra, a uma humilde e desajustada família. Achou o roteiro original?
Durante uma aula de ciências, Bay desconfia que pode não ser a filha biológica dos Kenish e, após algumas investigações, as suspeitas acabam se confirmando. Diante dessa notícia, os três partem em busca da outra menina e descobrem que ela vive num bairro próximo, muito mais simples. A maior novidade nessa história toda é que Daphne possui deficiência auditiva.
Quando Regina (mãe biológica de Bay), decide se mudar com Daphne, os Kenish têm a brilhante ideia de alojar as duas em sua mansão. Bom, o que era uma saída para as famílias se conhecerem e se aproximarem acaba se tornando uma grande confusão.
Muitos plots focam em como as lidam com a situação de viverem justas, terem ideias tão diferentes e como devem superar isso para o bem de todos, mas o diferencial são as abordagens sobre a deficiência de Daphne, que escolas ela deveria frequentar (normal ou especial), se ela deve procurar tratamento ou não e o quanto é difícil a comunicação entre um surdo e pessoas que não têm a mínima intimidade com pessoas desta característica.
A trama é leve e simples (o que não é demérito nenhum), os personagens, no geral, são carismáticos e os atores até se saem bem em cena. Confesso que não é meu perfil de série mas, de alguma forma, eu sempre me pegava assistindo ao próximo episódio.
As duas personagens principais deixam um pouco a desejar. Entretanto, não compremetem o show. Bay se mostrava um pouco irritante bancando adolescente rebelde, mas conseguia seus momentos ao lado de Emmet, que também é surdo e é o melhor amigo de Daphne. Daphne é a politicamente correta, quando conveniente. Nas horas vagas mostra seu lado mais megera vingativa.
A primeira temporada foi bem estável, mesmo tendo 30 episódios. Terminou fechando seus principais arcos e deixando ganchos interessantes para a temporada seguinte.
Curiosidades:
- Achou muito 30 episódios, para uma temporada só? Saiba que os produtores prometeram 32 mas, misteriosamente, terminaram a temporada no 30º, sem aviso prévio.
- Como gosto desse tipo de informação, lá vai: a primeira temporada teve média de 2,08 milhões de telespectadores.
- A atriz Katie Leclerc, intérprete de Daphne, é realmente surda. Aos 20, foi diagnosticada com síndrome de Meniere, uma doença que degenera a parte interna do ouvido. Apesar da doença, ela fala de forma perceptível.
- A série terminará sua 3ª temporada dia 18 de agosto, e contará com 21 episódios. No total, são 71 episódios em 3 temporadas.
- A série foi renovada para uma 4ª temporada. (atualizado em 14/08/2014)
- Como gosto desse tipo de informação, lá vai: a primeira temporada teve média de 2,08 milhões de telespectadores.
- A atriz Katie Leclerc, intérprete de Daphne, é realmente surda. Aos 20, foi diagnosticada com síndrome de Meniere, uma doença que degenera a parte interna do ouvido. Apesar da doença, ela fala de forma perceptível.
- A série terminará sua 3ª temporada dia 18 de agosto, e contará com 21 episódios. No total, são 71 episódios em 3 temporadas.
- A série foi renovada para uma 4ª temporada. (atualizado em 14/08/2014)
Não conhecia a série, mas não chamou minha atenção ...
ResponderExcluirOi Douglas, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia a série, na realidade eu cheguei a ver os primeiros episódios da primeira temporada, mas acabei abandonando-a; não por não ter gostado, mas por falta de tempo.
Acho bacana o drama da história, e não sabia que a autora era surda mesmo. Que prova de superação ela é :)
Beijos,
Pah - Livros & Fuxicos
Oiiie...
ResponderExcluirNão conheciiia a série, maas nãoo me chamoo tanta atençãoo...
Oi, Douglas, às vezes são os roteiros mais simples que mais prendem o público. Gostei de saber da temática sobre como é a vida do deficiente auditivo, e como melhorá-la. Interessante essa abordagem partir de uma série teen, para os adolescentes refletirem. Isso me atraiu mais que a parte "trocadas na maternidade". Beijos.
ResponderExcluirOi Douglas
ResponderExcluirEu não conhecia a série, mas parece ser bem teen.. só que apesar de um roteiro simples ficou bem legal. Eu me interessei nela, mas quando li que só a primeira temporada tem 30 episódios me desanimei, eu assisto muitas séries e umas séries de 13 episódios já acho difícil de acompanhar, imagina 30.. mas quem sabe no futuro, mas anotei a dica aqui.
Beijos,
www.leitorasempre.com
Olá, com sempre estou a procura de seriados para preencher aquele vazio que me dá quando termina um temporada ou quanto eles estram em ferias, posso dizer que este em questão entrou na minha lista dos próximos.
ResponderExcluirMe interessei bastante pela historia e os pontos que você levantou dizendo que a atriz é realmente surda, simplesmente realça meu interesse pela serie e pela historia. O que acaba sendo novidade e ao mesmo tempo curioso, curioso pelo trabalho da atriz com a deficiência e pela historia contada que não passa de uma historia mas sim uma realidade.
Adorei conhecer e saber os pontos levantados por você sobre esta serie.
Beijokas Ana Zuky
Ola não conhecia essa série, tema interessante porém clichê mas pelo visto com algum diferencial nos atores , confesso que falta tempo para assistir séries boas como essa , acho que meu dia precisaria de mais 10 horas . Uau 30 capítulos na primeira temporada . Para quem acompanha deve ser um deleite . Vou deixar anotado sua dica . beijos
ResponderExcluirOi Douglas,
ResponderExcluirJá conhecia a série e assisti alguns episódios, mas achei as protagonistas muito sem sal e forçadas, então resolvi não me prender.
A história realmente é bem leve, bem clichê, do jeito que eu gosto, mas não deu pra mim!
Aguardo novas dicas de séries!
Beijos
Chrys Audi
Blog Todas as coisas do meu mundo
Oi, Douglas! A princípio não tinha achado nada original essa troca de crianças no hospital, mas o especial veio com a personagem ser surda, porque suscita discussões ótimas sobre educação inclusiva. E superbacana a atriz ser mesmo surda, não aquele lance de fazer laboratório pra saber como interpretar direito. Fiquei curiosa, mas não tô com tempo pra 30 episódios não. rs
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - Prazer, me chamo Livro
Olá Douglas!
ResponderExcluirEu queria tanto poder ter tempo para ver séries, mas em fim.
Adorei a temática da série, parece ser bem envolvente e que nos faz refletir.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirEu parei de ver séries novas, então dispenso esta. Não me interessei também pela história, mas até séries que me chamam a atenção estou dispensando. Acompanhando só as que eu já assistia anteriormente.
Abraço!
www.umomt.com
Desse jeito a minha lista de séries não vai parar de aumentar rsrs, eu nunca consigo assistir tudo que tenho vontade, então eu anoto, quando eu ficar em dia com as séries que acompanho no momento, começo uma nova.
ResponderExcluirAdorei essa ideia, e acho que nunca assisti uma série onde a temporada fosse tão longa.
Beijos.
Leituras da Paty
As séries desse canal são tão iguais mas divertidas auhahuahu
ResponderExcluirvou conferir
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluirNão conhecia essa série, acho muito chato personagens problematicas e chatas, mas com o tempo venho me acostumando com elas, fiquei boquiaberta quando descrobi que a atriz é realmente surda, acho um pouco demais 30 episódios, irei dar uma chance mais ainda não sei quando, só assisto um episódio por fim de semana preciso mudar isso.
Mayla
Olá... Nunca tinha ouvido falar dessa serie...mesmo não chamando a minha atenção gostei muito da curiosidade de dizer que a atriz realmente é surda na vida real... isso é motivador ainda mais porque ela fala gradualmente, geralmente eles não conseguem falar devido não ouvir... enfim... Xero!!
ResponderExcluirOi, Douglas!
ResponderExcluirNão conhecia esse seriado, mas não chamou muito a minha atenção, embora eu goste de coisas teen. Acho que é teen demais pra mim rs
Muito interessante saber que a atriz é surda na vida real, fiquei com vontade de assistir alguns episódios para ver como é a atuação dela, pq fiquei realmente curiosa hehe
Beijos
Rayssa
http://diariosdleitura.blogspot.com.br/
Olá Douglas!
ResponderExcluirEu não conhecia a série, no momento estou vendo Dexter, junto com as minhas semanais que saem! Mas achei legal e deixei a dica anotada para quando eu terminar essas,
Acho que o que mais me chamou atenção é a atriz ser surda! Curiosa!
Beijos
Paulinha Juliana
http://overdoselite.blogspot.com.br
Olá Douglas, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a série e fiquei curiosa, já que há uma boa aceitação e já foi renovada até à quarta temporada.
Só não entendi essa história de eles terem colocado menos capítulos na segunda, já que estava tendo boas visualizações.
Beijo
Oi Douglas,
ResponderExcluirAinda não conhecia essa serie, ela me pareceu bem jovem, daquelas bem tranquilas e divertidas para assistir, mas quando vi a quantidade de episódios fiquei bem desanimada, mas quem sabe um dia consigo assistir.
Beijos Mari - Stories And Advice
Também não é meu perfil de série, que bom que ela acabou te envolvendo e que você se pegava assistindo ao próximo episódio, mas não me interessei. Achei bem legal terem colocado uma atriz que realmente possui deficiência auditiva para representar a Daphne.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Não conhecia a série. Na verdade eu não sou muito de assitir séries rs as únicas q assisto são TVD e The Originals :)
ResponderExcluirA série em si não me atenção, parece bem clichê. Então acho que por agora eu dispenso, até porquê ultimamente não ando tendo tempro pra nada rs
Um beijo!
Já tinha ouvido falar um pouco sobre a série, já vi algumas divulgações dela em alguns programas americanas também. Nunca me interessei em vê-la, acho que seria uma daquelas séries que eu começaria a acompanhar e acabaria a primeira temporada e eu não ficaria mais interessada em vê-la.
ResponderExcluir