12 março 2014

Resenha - A Marca de Atena, Rick Riordan



SÉRIE: Os heróis do Olimpo #3
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 480
CONCEITO: 5 estrelas


Adicione no SKOOB.




Ah, por favor! Ser um herói não significa que você seja invencível. Significa apenas que você seja corajoso o bastante para fazer o que e necessário. (Piper, pág. 387)


ESTA RESENHA POSSUI SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES. 
LEIA A RESENHA DE O HERÓI PERDIDO E O FILHO DE NETUNO.

A bordo do Argo II, Annabeth, Piper, Leo e Jason se preparam para 'pousar' no meio do Acampamento Júpiter. O navio de guerra criado por Leo Valdez não é muito amigável para quem o vê ao longe. Também pudera, que navio voador seria? Ainda mais tendo a cabeça de um dragão como imagem de proa. Eles esperam que os romanos fiquem amigáveis ao verem Jason – seu antigo predor – a bordo do navio, pelo menos é nisso que eles apostam.

Este livro foi muito aguardado pelos fãs da série. Finalmente teríamos o aguardado encontro entre os acampamentos Grego e Romano! O autor não decepcionou. Esses inimigos milenares não poderiam se encontrar de forma amigável, o que fez do encontro deles uma confusão só.
Quando finalmente todos os sete semideuses da profecia estão a bordo do Argos II, ele parte rumo ao berço da civilização olimpiana.Lá, eles terão de encontrar as Portas da Morte e assim tentarem salvar nossa civilização. Annabeth, porém, tem uma missão extra. Em uma estranha aparição, Atena lhe entrega uma moeda muito antiga e lhe da uma ordem: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. Ao que parece ninguém pode ajudá-la nessa empreitada. Isso é algo que somente um filho de Atena pode fazer. Assim, Annabeth seguirá sozinha os caminhos tortuosos desta marca para então desvendar o significado por detrás da ordem de sua mãe.

Depois de ter uma grande decepção com livro anterior, A marca de Atena veio para me lembrar o porquê eu gosto tanto dessa série e, principalmente, desse autor. A ação e aventura já conhecidos estão presentes e de uma forma muito dinâmica e interessante. Pela primeira vez temos Annabeth como uma das personagens principais! Ela é de longe a minha personagem favorita na série, então eu fiquei bem feliz de vê-la narrando à história e de quebra, ganhando um destaque especial. Sua missão está relacionada com um antigo símbolo da civilização grega que desapareceu a muitos e muitos anos e ela acontece paralelamente a busca dos semideuses pelas Portas da Morte. Ufa, a cada página a emoção só aumenta!

O livro possui muitos narradores. Se não me engano, todos os personagens narram ao menos um capítulo, assim temos uma visão bem clara de todas as situações. Como nem sempre todos os personagens estão juntos, a mudança de cenário/narrador poderia até deixar o leitor confuso, mas isso não acontece. Rick Riordan é um mestre em contar histórias dessa forma, de modo que há um fácil entendimento de todas as situações apresentadas.

Mesmo com um mundo para salvar, nossos semideuseus continuam sendo pessoas normais, com conflitos normais. O reencontro de Annabeth e Percy foi algo super fofo! O autor acertou em cheio ao delinear o relacionamento deles. Tudo ali está na medida certa! Eles são guerreiros ao mesmo tempo em que são totalmente apaixonados um pelo outro. Ali foi onde ficou nítido para mim o amadurecimento dos personagens ao longo das duas séries. Percy e Jason eram os líderes de seus acampamentos, o que gera um grande conflito para o grupo. Nenhum dos dois admitirá esse problema, mas ele existe e precisa ser solucionado. Outro embate que surge envolve Hazel e Leo. Eu comecei a achar a Hazel bem mais legal depois que eles começam a trabalhar para desenvolvê-lo. 

O livro termina de uma a lá Rick Riordan: te deixando louco para ler a continuação. Eu juro, quase enfartei com as últimas páginas. Tudo estava indo muito bem, até que aconteceu uma virada de mesa que me deixou de cabelo em pé! Como o tio Rick pode ser tão cruel assim com seus leitores? Para minha sorte A Casa de Hades já foi lançada no Brasil e tudo que eu preciso é de dinheiro para poder comprá-lo, risos.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ler a série eu digo: LEIAM, LEIAM, LEIAM! Mesmo sem ter lido a saga anterior, você pode iniciar a leitura e ser feliz!

11 comentários

  1. Oi Dreeh :)

    Ainda não li Percy, mas já que você disse que eu posso iniciar a leitura dessa série e ser feliz (hehehe), seguirei seu conselho. beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dreeh!

    Não li sua resenha para não pegar spoiler, mas estou doidinha para ler esse livro. Parece ser muito bom, tio Rick nunca decepciona!

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro anterior, mas este volume também parece ser ótimo, adoro quando podemos conhecer a visão de mais de um personagem, esse elemento sempre nos permite entrar totalmente na estória! :)
    Gostei da resenha, a série me interessou!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum da série (eu já comentei isso???) bom se não, repito, tenho um pé atrás porque li em algum lugar que é uma série infantil (voltada para crianças de mais ou menos dez onze anos) e isso me tirou um pouco a seriedade de uma leitura madura. Mas toda vez que leio uma resenha fico em dúvidas, acho que devo dar um crédito afinal tanta gente gosta quem sabe eu não gosto também

    ResponderExcluir
  5. Ai, essas viradas de mesa nos matam né?! Por que os autores nos torturam desse jeito. Preciso ler essas séries urgentemente.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh
    Eu parei exatamente neste livro da série e estou doida para continuar, amo os livros do Rick e em especial Annabeht e Percy é claro r que por sinal veio com tudo nesta série.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu ainda estou na série Percy Jackson e os olimpianos e estou amando, o modo como o Rick Riordan escreve é demais, não tem como resistir, pretendo começar a série Os heróis dos Olimpo assim que terminar Percy e fiquei super feliz em saber que há mais aventuras do nosso querido semideus (meio-sangue).
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda estou completamente por fora, desta série apesar de já ter o box Percy Jackson e os olimpianos em casa!! Mas ler ela é uma das minhas metas para este ano!!
    E espero realmente amar!!
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li PJO nem Heróis do Olimpo... sei lá, não sou muito empolgada pela idéia. Talvez um dia eu leia e mude de ideia, certo? Vale a pena arriscar as vezes, só que tenho coisas que gosto mais para ler no momento.
    Abraço!
    Dany
    www.1000-vidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do autor, apesar de ter dois livros dele e meu irmão a coleção de Pj, mas quero muito ler =)
    Todos me indicam, mas ainda não consegui colocá-los na frente das minhas leituras pendentes =(

    ResponderExcluir
  11. Oieeeeee, já li essa saga toda ~menos o ultimo lançado ~já li Percy Jackson e o olimpio, já li essa nova coleção e amooooooo, amo o Cabeça de algo, amo o Leo, amo a Píper, amo todos elesssss.....
    E tipo sei q o livro já foi lançado, porém leio apenas no pc, então, tenho que achar um tempo para saber o que aconteceu quando eles entraram no submundo.
    Sei de muitos spoiler, e coisas que irão acontecer, quem vai morrer e tals, porém mesmo assim sinto muito vontade de acabar de ler esses livros, pois eles são demais...Muito bom mesmo.
    Eu apenas queria que tivesse mais romance um pouco sabe, mas sei que é mais aventura e tals..
    Bjs bjs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥