15 março 2014

Resenha - Azul da Cor do Mar, Marina Carvalho


SÉRIE: Volume Único  
AUTOR: Marina Carvalho  
EDITORA: Novas Páginas  
PÁGINAS: 334  
CONCEITO: 5 estrelas

Adicione no SKOOB.

- Qual é o seu problema?
Como um vulcão prestes a entrar em erupção dentro de mim, coloquei para fora o que mais me incomodava.
- Meu problema é você! – Apontei o dedo para o peito de Bernardo. – Você e suas ambiguidades, sua grosseria, sua mania de se achar o máximo. – Respirei fundo, mas não parei. Já tinha começado mesmo. – Desde que conheci você, não tenho um só dia de paz de normalidade. Venho para o trabalho me perguntando o que devo esperar. Bernardo, você me trata mal, como se eu fosse um estorvo, uma peste. Eu nunca passei por isso na vida. Nunca! (pág. 204)



É muito difícil falar de um livro do qual gostamos, mais prometo fazer o meu melhor!
 
Rafaella Vilas Boas é única mulher no meio de três irmãos. Eles cresceram em uma cidade no interior de Minas Gerais, aproveitando muito a fazendo da família. Mas era na casa dos avôs, localizada em uma cidade litorânea do Espirito Santo, que eles costumavam passar suas férias e se divertiam muito. Foi lá em Iriri que Rafa viu o menino da mochila listrada. Apesar de ter passado as férias inteira o observando, ela nunca teve coragem de falar com ele. Dez anos depois, ela continua com uma fixação sobre ele. O garoto, como Rafa o chama, foi responsável pelo desastre de sua vida amorosa. Nenhum dos garotos com qual se relacionou era o seu garoto, ele era perfeito em seus pensamentos, e contra isso era impossível de competir. Resultado: Rafaella nunca se permitiu apaixonar completamente por ninguém. Porém um dia ela terá que se libertar dessa obsessão se quiser viver plenamente... Mesmo as vivendo em seu próprio mundo, onde o garoto era alguém de carne e osso, isso não impediu que ela se tornasse uma mulher alegre, decidida e muitas vezes estabanada. Rafaela é estudando do penúltimo período de Jornalismo na PUC –MG, seu sonho era se tornar uma Jornalista Investigativa. Quando surge a oportunidade de ser estagiária de um dos maiores jornais de Minas Gerais ela acredita ser sua chance de ouro. Ela só não contava que fosse trabalhar diretamente com lindo Bernardo. Ele é o melhor jornalista investigativo do jornal, mas não gosta nada da ideia de ter uma estagiaria colada em você para todo canto onde fosse. Sendo assim os primeiros contatos entre eles não são nada agradáveis! Ele é grosso e arrogante com ela, em contra partida ela não aceita seus desaforos e rebate todos eles. Gostando ou não da situação, o que ambos não podem negar é que são apaixonados pela profissão, o que faz dessa dupla imbatível!

O livro é narrado em primeira pessoa pela Rafaella. Em diversos momentos ela se dirige diretamente ao leitor, como se fossemos um amigo para quem ela estava contando sua história de vida. Acredito que tenha sido um dos motivos que me levaram a devorar esse livro. Marina Carvalho é uma das minhas autoras preferidas! Sua escrita leve e dinâmica atrelada a histórias viciantes, sempre me conquistam de jeito! O que me leva a favoritar os seus livros, risos.

Um ponto que eu preciso ressaltar aqui é a preocupação de Marina com todos os seus leitores, o que só fez com que ela me conquista-se ainda mais! Com certeza seu público tem uma variação de ideia grande, pois em alguns momentos ela mostra uma preocupação com aqueles leitores que possam ser mais novos, com idade até os 15 anos aproximadamente. Quem tiver a oportunidade de ler vai entender melhor o que estou falando.

Eu me divertir muito com as aventuras de Rafaella e Bernardo. O da viúva Lucinha Marinho para mim foi o melhor de todos! É só isso que irei dizer a vocês. O livro também é repleto de personagens secundários, sério devem ter uns 10 personagens que hora ou outra aparecem para dar uma dinamizada na história. Adorei a relação dela com suas amigas e principalmente com sua família! Seus irmãos, apesar de parecerem pouco ao longo do livro, são uma graça. Típicos irmãos mais velhos!

Um charme a parte é a diagramação e a capa. A capa, além de linda, possui algumas aplicações na onda e nos elementos do mar. Porém o grande tchã está por dentro. No inicio de cada capitulo vem uma pequena imagem – que eu sinceramente não reparei se tinham ou não ligação com o capitulo- e um breve texto, extraído do Manual de Redação da Folha de São Paulo e do Jornal O Globo. Eu achei esse detalhe de um capricho indescritível! Ele tem tudo a ver com a história da protagonista. E olha que eu não curto a área de Jornalismo, imaginem quem é da área ou pretende ser. As folhas são amareladas, as margens são ótimas e a letra possui uma fonte diferente da que estamos acostumados, mas é ótima para a leitura. De uma forma geral, o livro todo é muito visual! As cartas, e-mails, reportagens, conversas por telefone... Eles sempre vêm destacados com uma fonte diferente. Realmente fiquei encantada com a diagramação deste livro!

Eu não vou me alongar e arriscar contar algo que estrague a leitura de vocês. Caso vocês não tenham se convencido sobre a história, irei reafirmar minha opinião: este é um livro maravilhoso! Indicado para todas as idades.

11 comentários

  1. Eu li outro livro dela e adorei a escrita leve e gostosa de ler..
    a resenha ficou ótima e desde já quero ler *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia este livro, ainda não li, mas parece ser mesmo muito bom! A personagem parece ser bem divertida, o enredo é bem interessante e gostei de saber que a autora se preocupou em agradar seus leitores de todas as idades, fiquei com vontade de ler o livro também! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Poxa acho que vou gostar de ler esse livro, ainda não li nada dessa autora, mas já estou muito curiosa, além do que a capa é um amor de tão linda. Li uma blogueira falando de uma relação do livro com a música Sinal Fechado do Chico Buarque e fiquei curiosa em saber qual essa relação...

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ai, só eu sei o quanto eu quero muitooooo ler esse livro! Precisooo desse livro! Eu sou totalmente fã da Marina, já li tudo o que ela escreveu (fora esse) e tô doida para ler Simplesmente Ana 3. Alguém aí quer me dar Azul da cor do mar? hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro numa lista de lançamentos, mas não tinha me interessado muito na época. Agora com a sua resenha achei bastante interessante! E olha, cita o Espírito Santo haha
    Adoro autores brasileiros que contam histórias que se passam no Brasil, nosso país precisa de mais visibilidade na literatura!
    Adorei a resenha!
    Beijos

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente! Sério que ele é tão bom assim?
    Tenho um amigo que está me deixando louuuuuca para ler esse livro, direto fala dele... Mas eu nem tinha dado muita atenção!
    Agora só to lendo resenha positiva... Curiosidade chegou por aqui!
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, ai fico tão feliz em saber que o livro é muito bom, estou hiper mega ansiosa para ler ele, li Simplesmente Ana da Marina e me apaixonei pela escrita dela, muito gostosa mesmo, Azul da cor do mar parece ser aquele livro que te prende, que você não quer largar e quando termina ainda fica com gostinho de quero mais, espero poder ler em breve, amei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora,mas já tenho seus livros na lista de desejados, e amei poder ler a resenha deste livro que parece ser uma leitura bastante agradável e leve, e sem falar desta linda capa!! espero poder conferir em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Eba! Mais um nacional que com certeza vai para minha lista de compras. Fico tão feliz com os novos ares e a nova força que a literatura brasileira tem tomado. Então quer dizer que podemos esperar romance, família e investigações, hum? Gostei mesmo! Só fiquei curiosa com uma coisa... se a história se passa em MG porque o título e a capa tem relação com o litoral?
    Beijo, Dreeh!
    Dany
    www.1000-vidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Após ler o outro livro da autora e me decepcionar, estou com este aqui e esperando que ele seja uma surpresa agradável.... =)

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom dia...
    Bem, mais um livro que eu me encontro interessada, e provavelmente mais pobre do que nunca kkkkkkkkkk
    Simplesmente amei a resenha, tipo a forma que ela fica viciada nele, e nunca conseguiu ter um relacionamento com mais ninguém, a forma que eles irão se encontrar, e terão que conviver um com o outro, e amei o fato de ter vários personagens secundarios, isso torna tudo mais divertido na hora de ler um livro hahaha...
    A capa tbm é linda, tudo é perfeito...Quero esse livro para mim tbm u.u
    Bjs bjs...

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥