11 novembro 2019

Resenha - Minha Coisa Favorita é Monstro, Emil Ferris


Livro: Minha Coisa Favorita é Monstro #1
Autor(a): Emil Ferris
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 416
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

A história de um assassinato misterioso, um drama familiar, um épico histórico e um extraordinário suspense psicológico sobre monstros — reais e imaginados. A história em quadrinhos mais impactante desde Maus. Com o tumultuado cenário político da Chicago dos anos 1960 como pano de fundo, Minha Coisa Favorita é Monstro é narrado por Karen Reyes, uma garota de dez anos completamente alucinada por histórias de terror. No seu diário, todo feito em esferográfica, ela se desenha como uma jovem lobismoça e leva o leitor a uma incrível jornada pela iconografia dos filmes B de horror e das revistinhas de monstro. Quando Karen tenta desvendar o assassinato de sua bela e enigmática vizinha do andar de cima — Anka Silverberg, uma sobrevivente do Holocausto — assistimos ao desenrolar de histórias fascinantes de um elenco bizarro e sombrio de personagens: seu irmão Dezê, convocado a servir nas forças armadas e assombrado por um segredo do passado; o marido de Anka, Sam Silverberg, também conhecido como o jazzman “Hotstep”; o mafioso Sr. Gronan; a drag queen Franklin; e Sr. Chugg, o ventríloquo. Num estilo caleidoscópico e de virtuosismo estonteante, Minha Coisa Favorita é Monstro é uma obra magistral e de originalidade ímpar. Grande vencedor do prêmio Eisner, o mais importante do quadrinho mundial, nas categorias Melhor Álbum do Ano, Melhor Roteirista/Desenhista e Melhor Colorista..


Karen é uma menina de dez anos apaixonada por monstros, histórias de terror e museus. Em seu caderno ela rabisca com esferográfica desenhos e histórias onde ela é uma das personagens, mais precisamente, uma lobismoça.

Superando o bullying que sofre na escola e lidando com os problemas cotidianos, Karen logo se envolve em um mistério, o assassinato de sua querida vizinha Anka. Segundo a polícia, tudo leva a crer que Anka cometeu suicídio, no entanto, Karen conhecia bem sua vizinha e acredita que ela jamais daria fim a própria vida. Ela só precisa descobrir a identidade do verdadeiro assassino.

E é então que junto a Karen o leitor começa uma jornada investigativa, onde a menina incorpora uma detetive e segue as pistas para desvendar o que aconteceu com Anka. As anotações em seu diário são a forma como Karen se conecta ao leitor apresentando o avanço de sua investigação bem como acontecimentos do seu dia a dia. O interessante aqui é perceber que algumas situações são incompreendidas pela menina e seu olhar inocente, algumas são até traumáticas, pois ficam em seu subconsciente. Isso levanta uma reflexão importante acerca do quanto estamos protegendo nossas crianças e sua pureza.

Além do misterioso assassinato, Minha Coisa Favorita é Monstro passeia pelo cenário político da Chicago dos anos 60 e Segunda Guerra Mundial, mostrando parte das atrocidades que ocorriam naquela época. A HQ também aborda assuntos importantes como relação familiar, preconceito e sexualidade.

Com uma protagonista bem construída e cativante e uma história sensível e envolvente, Minha Coisa Favorita é Monstro é uma história original que me surpreendeu da primeira a última página, mal posso esperar pela continuação.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥