18 maio 2019

Resenha - Uma Coisa Absolutamente Fantástica, Hank Green


Livro: Uma Coisa Absolutamente Fantástica
Autor(a): Hank Green
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência — uma espécie de robô de três metros de altura —, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube. No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial. Agora, April terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas — e o que querem de nós. Divertida e envolvente, essa história trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo e o desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização.


Nesse livro conhecemos o autor Hank Green que começou fazendo vídeos no YouTube com seu irmão John Green e até hoje trabalha numa produtora especializada em conteúdo educacional para o YouTube, nesse livro de estreia ele nos traz um pouco desse universo das mídias sociais e videos.

April May é uma garota comum com seus vinte e poucos anos lutando para ser bem sucedida no seu trabalho como desing em Nova York. Um dia quando voltava de mais um dia longo e cansativo de trabalho ela se depara com uma escultura de um Robô Gigante e percebe que era realmente incrível aquilo estar ali naquela hora, por isso ela resolve ligar para seu melhor amigo e youtuber Andy com o intuito de criar um vídeo falando dessa novidade. O que April May não esperava era que esse vídeo iria ser um grande sucesso no mundo todo, pois o robô, apelidado de Carl, apareceu em todos os países exatamente ao mesmo tempo e ninguém tem a minima ideia de quem ou o que o colocou ali. Diante dessa situação April e Andy começam a ser convidados por programas de tv para falar sobre o ocorrido já que foram os primeiros a ter contato direto com o robô.

Algum tempo depois, April consegue uma fama absurda e se deixa levar pelo dinheiro e fama conquistados, colocando de lado as pessoas que realmente se importam com ela e se tornando obcecada em descobrir mais sobre Carl, que a certa altura descobrimos que não pertencer ao nosso mundo. Carl é um alienigena que esta de alguma maneira mandando sinais e dando dicas do que eles vieram fazer na Terra, um desses sinais é um sonho que quase toda humanidade vem tendo, que é cheio de enigmas para serem resolvidos de forma que todos se unam. A população entra em conflito e se separa, alguns achando que os Carls teriam vindo de maneira pacífica trazendo mistérios para unir as pessoas, enquanto outros os consideram uma grande ameaça, principalmente ao descobrirem que ele conseguiu acesso aos sonhos do mundo todo.

Com uma escrita leve e descontraída, Hank Green mostra até onde devemos nos deixar levar pela vontade de sermos mais do que realmente somos e que custo estamos dispostos a pagar. Ele nos ensina que devemos aproveitar cada coisa boa que a tecnologia nos dá, mas sempre de forma moderada e filtrada. Com um final surpreendente e inesperado, esse livro pode ser considerado uma ficção cientifica distópica. Interessante para quem quer embarcar pela primeira vez no gênero. Já estou aguardando ansiosamente um novo livro desse mais novo escritor.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥