22 março 2018

Resenha - Eternindade?, Gail Carriger


Livro: Eternidade? (O Protetorado da Sombrinha #5)
Autor(a): Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 336
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Alexia Tarabotti, Lady Maccon, finalmente encontrou a felicidade doméstica. Desnecessário dizer que, em se tratando dela, essa felicidade inclui algumas imposições, como integrar lobisomens à alta sociedade londrina, morar no terceiro melhor closet de um vampiro e lidar com uma garotinha precoce que tende a se transformar em sobrenatural com ou sem o consentimento dos pais. Mas essa existência paradisíaca só dura até Lady Maccon receber uma convocação que não pode ser ignorada. Com o marido, a filha e uma companhia de teatro a reboque, a preternatural embarca em um navio a vapor para atravessar o Mediterrâneo rumo ao Egito. Só que ali há mistérios que surpreendem até mesmo nossa indomável heroína. O que será que a rainha vampiro da Colmeia de Alexandria realmente quer dela? Por que a Peste Antidivindade começou a se expandir de repente? E como Ivy conseguiu se tornar a atriz mais popular do império britânico, da noite para o dia?

ESSA RESENHA APRESENTA SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES.
LEIA AS RESENHAS DE ALMA?, METAMORFOSE?, INOCÊNCIA? E ETERNIDADE?.


A condição de preternatural sempre garantiu a Alexia Tarabotti um certo respeito por parte da sociedade sobrenatural de Londres, mas desde o incidente onde matou acidentalmente um vampiro desinformado - que deve a audácia de não saber quem ela era -, ela parece estar constantemente fugindo de armadilhas mortais. Felizmente, os últimos dois anos se mostraram para os seus padrões  bem tranquilos.

Os últimos acontecimentos obrigaram toda a alcateia a fixar residência na cidade, vizinhos à residência do vampiro mais estiloso, fofoqueiro e seu melhor amigo, Lorde Akeldama. A mudança teve aspectos negativos e positivos, como a melhora adaptação do filhote Biffy, mas o melhor foi permitir a presença constantes de Lorde e Lady Maccon na criação de sua pequena filha. Já que o vampiro precisou adotá-la oficialmente para aplacar as ameaças de morte à menina.

Prudence Alexandra Maccon Akeldama é uma metanatural precoce que encanta vampiros e lobisomens na mesma proporção em que consegue esgotá-los. Porém um convite da Rainha Matakara, a vampiro mais velha existente, pode ser um sinal de que nem todos estão contentes com a menina. Qual seria o outro motivo para a convocação inesperada da família Maccon para visitar Alexandria?

Para complicar a situação, o Beta da antiga alcateia de seu marido foi assassinado no momento em que tentava lhe passar informações valiosíssimas sobre atividades suspeitas de seu pai naquele mesmíssimo país para onde deveria viajar. Nem é preciso dizer que a interrupção foi deveras deselegante. Como ainda não inventaram uma forma de se estar presente em dois lugares ao mesmo tempo e recusar uma aventura um convite social tão enfático seria impensável, a preternatural convoca reforços para mantê-la informada sobre as atividades em Londres enquanto estiver no Egito com sua família, acompanhada de uma trupe de atores.

- Eu criei uma pequena associação particular. Gostaria de saber se você poderia fazer parte dela. [...] Uma espécie de sociedade secreta. Vou exigir, claro, um voto de silêncio.
- Naturalmente. Como se chama?
- O Protetorado da Sombrinha.

Estou vivendo aquele momento agridoce de finalizar uma série a qual acabei apegar aos personagens. Quem leu as outras resenhas sabe que a leitura do Protetorado da Sombrinha me rendeu momentos agradabilíssimos e outros um tanto quanto entediantes, porém a riqueza da série é tanta que não consegui largar. A história, sempre narradas em terceira pessoa, oferece ao leitor a quantidade necessária de informações que nos permite conhecer o melhor os personagens, mas mantendo mistério sobre coisa que nem imaginamos existir.

Eternidade? se tornou meu segundo livro preferido da série. A leitura foi divertida, repleta de aventuras, sem excesso de descrições, ou seja, fluidíssima! Trouxe tudo que mais me encantou ao longo da série. O título tem muito significado e simbolismo, além de ter a capa mais bonita de todas. Foi quase um favorito! Também tivemos uma enorme participação de personagens secundários e muito agregaram a história.

Um personagem por quem sempre tive empatia foi Biffy. Ele, que realizou seu desejo de se tornar imortal mas, que ao invés de ter a vida cheia de estilo de um vampiro, precisou se acostumar com as mutações incontroláveis causadas pela lua cheia. Ele finalmente ganhou o destaque merecido na história e ainda ajudou a manter o Professor Lyall em evidência (não importa o quando eu não deve, continuo amando ele). Uma grande surpresa foi Ivy não ter me irritado, pelo contrário. Queria muito saber como ela seguiu sua vida após o fim deste livro.

Agora uma revelação. Estão preparados? Existe uma quadrilogia chamada The Custard Protocol que é protagonizada pela Prudence! Editora Valentina, POR FAVOR, vocês precisam trazer essa série para o Brasil. Sei que já pedi muitas coisas, mas essa série deve ser maravilhosa. A personagem me conquistou com seu jeito divertido e vocabulário aparentemente escasso, é uma série steampunk juvenil e, além disso, as capas são lindas demais. #apelosincero

Quem ainda não conhece o Protetorado da Sombrinha, precisa se render as peripécias de Alexia. Uma história que se passa na Era Vitoriana, tem tecnologias malucas e apresenta lobisomens/vampiros/fantasmas como parte integrante da sociedade. Tudo regrado com uma boa dose de sarcasmo, aventura e muita moda extravagante. É simplesmente imperdível.

Um comentário

  1. Quando a Valentina lançou essa série, fiquei maluquinha para ler ela. Mas confesso que o tempo passou e os livros foram meio que esquecidos.
    Pelo que me recordo, foram uns dos primeiros livros da editora que acabei vendo pelo mundo literário e tudo que lia na época, era muito positivo.
    Fazia tempo que não via nenhum livro da saga pelo caminho,mas adorei encontrar o fechamento da série aqui, hoje!
    Voltou aquela vontade de ler todos os quatro livros, que trazem não somente capas maravilhosas, mas conteúdo idem. E olha que deste universo de vampiros, lobisomens e afins, a gente andava com saudade de conteúdo bom!
    Vou procurar pelos livros anteriores!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥