06 março 2018

Resenha - Fração de Segundo, Kasie West


Livro: Fração de segundo (Encruzilhada #2)
Autor(a): Kasie West
Editora: Paralela
Páginas: 320
Adquira: Submarino | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Por causa de sua habilidade paranormal, Addie é capaz de Investigar seu futuro sempre que se depara com uma escolha, mas isso não torna sua realidade mais fácil. Depois de ser usada pelo namorado e traída por Laila, sua melhor amiga, ela não hesita em passar as férias com o pai no mundo Normal. Lá ela conhece Trevor, um garoto incrivelmente familiar. Se até pouco tempo ele era um estranho, por que o coração de Addie acelera toda vez que o vê? Enquanto isso, Laila guarda um grande segredo: ela pode Restaurar as memórias de Addie - só falta aprender como. Muita gente poderosa não quer que isso aconteça, e a única pessoa que pode ajudar Laila é Connor, um bad boy que não parece muito disposto a colaborar. Como ela vai ajudar a amiga a alcançar o futuro feliz que merece.

ESSA RESENHA POSSUI SPOILER (PRESENTE NA SINOPSE) DO LIVRO ANTERIOR.
LEIA A RESENHA DE ENCRUZILHADA.


Quando seus pais decidem se separar e Addie precisa decidir com quem irá morar, ela utiliza seu dom para fazer a melhor escolha. Como seria impossível viver as próximas semanas sabendo tudo o que iria acontecer, ela pede que melhor amiga apague as memórias a cerca daquela investigação, mas não antes de escrever um bilhete a si mesma. Bilhete que Laila não consegue entregar a amiga, não depois o que ela passou..

Prometi a uma pessoa de que gosto muito que não Apagaria esse caminho, mas preciso Apagá-lo. No entanto, na manhã do dia 14 de novembro, uma sexta-feira, depois de certos acontecimentos, converse com Laila sobre controle avançado de habilidades. Diga que ela pode aprender a Restaurar Memórias. É a única forma que conheço de manter minha promessa...

Addie precisa de um tempo longe das pessoas que a decepcionaram. Então não hesita em passar todo o recesso de fim de ano com o pai, no mundo normal. É lá que conhece Stephanie e seu grupo de amigos, incluindo o ex-namorado de quem a garota ainda é a fim. Trevor é uma pessoa enigmática e que está deixando Addie desesperada. Foi estranho ter dito um sonho com ele antes mesmo de conhecê-lo, mas o fato dele ter presenciado ela usando se querer sua mais nova habilidade de desacelerar o tempo e te ter compreendido que algo estava fora do normal, não é legal. Principalmente porque o garoto insiste em indagá-la sobre as coisas que ele tem certeza que viu, mas que seu cérebro não é capaz de explicar.

Em casa, Laila acaba abrindo o envelope que deveria ter entregue e descobrindo ser capaz de expandir suas habilidades de forma a restaurar a memória de alguém. Nele não há explicações sobre o motivo de Addie querer restaurar suas memórias, mas se aquele bilhete existe, com certeza é importante. Culpada por ter traído a confiança da amiga, ela decide procurar meios para realizar tal façanha e como o Complexo Paranormal é totalmente contra a expansão de poderes em pessoas jovens, eles precisaram ser ilegais.

Conhecido por vender tecnologias no mercado negro, Connor Bradshaw é sua melhor e única opção. Infelizmente, ele parece ser o único garoto da terra que não é suscetível aos seus poderes de sedução. O que exigirá dela um empenho maior - e mais sincero - na conquista desse aliado. E como as coisas sempre podem ficar mais complicadas, Laila ainda precisa encontrar um jeito que ajudar seu irmão de catorze anos que ainda não demonstrou seu dom e se ajudar, quando o assunto é seu pai, cada dia mais viciado.

A vida das duas garotas não está fácil, e irá fica muito mais complicada quando descobrirem que nem tudo é o que parece ser.

Fração de Segundos é o segundo e último livro dessa história onde pessoas com habilidades paranormais transitam - não exatamente - entre nós. Kasie West me conquista um pouco mais a cada nova história que tenho a oportunidade de ler e, ainda que esse livro tenha sido levemente menos emocionante que seu antecessor, não deixou a desejar.

A história se inicia alguns dias após o fim do primeiro livro e a autora aproveita para relembrar o leitor dos acontecimentos mais importantes. Logo que nos situamos na história somos surpreendidos ao constatar que ganhamos uma segunda protagonista. Laila se torna uma narradora da história - que continua sendo contada em primeira pessoa - e seus capítulos são alternados com dos de Addie. Como elas passam boa parte do livro separadas, essa mudança é fundamental para entendermos tudo o que está acontecendo.

Porém, Laila não aparece apenas para complementar a história não, ela literalmente rouba a cena! No início eu estava ávida para saber como seria o reencontro de Addie e Trevor, e seus capítulos pareciam estar atrapalhando minhas descobertas. Mas foi uma impressão temporária. A trajetória da personagem foi me conquistando no ritmo em que seus dilemas ganhavam minha atenção. O envolvimento de Connor foi a maior surpresa de todas. Terminei a história sem saber se me derretia mais por ele ou pelo Trevor.

- Acho que eu te amo - eu disse com a boca encostada na dele.
- Acho que posso me acostumar com isso - ele respondeu.

O desfecho foi cheio de revelações, reviravoltas e cenas que me deixaram apreensiva. A autora conseguiu me pegar de jeito pois, quando a sequencia final se iniciou, não consegui mais largar o livro. Foi eletrizante. Confesso que gostaria de mais, muito mais histórias sobre o Complexo Paranormal, mas fiquei satisfeita pela forma como a duologia terminou.

A Editora Seguinte arrasou quando decidiu alterar a imagem da capa. Eles mantiveram o padrão da original, representaram a Laila, porém a deixaram mais enigmática. Mil vezes mais bonita. Internamente o padrão foi mantido também e temos uma diagramação simples e confortável de ler.

A duologia Encruzilhada é envolvente, juvenil e possui uma abordagem interessante sobre governo e poder - algo semelhante ao das distopias. É uma recomendação para todas as idades.

2 comentários

  1. Me recordei muito bem da resenha do primeiro livro, até pela capa que me recordo era um espetáculo e a deste segundo livro não fica devendo de forma alguma.
    Escolhas, romance e futuro. Tudo junto e muito bem misturado a personagens jovens e claro, com vidas diferentes e que de uma maneira singular, parecem se completar.
    Espero poder ler essa duologia o quanto antes. Todo o enredo me agrada bastante!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dreeh.

    Esse tal envelope é intrigante, bem como a Addie ter sua memória restaurada, e o porque disso.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥