Livro: Uma Proposta e Nada Mais (Clube dos Sobreviventes #1)
Autor(a): Mary Balogh
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela. Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa. Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre.
Hugo Emes foi criado para assumir os negócios do pai, um rico comerciante, mas o surpreendeu quando pediu que lhe comprasse um posto na infantaria inglesa. Ele trilhou uma árdua e gloriosa carreira no exército e seus feitos lhe renderam o título de Lorde Trentham, oferecido pelo rei em reconhecimento aos serviços prestados. Porém, Hugo foi profundamente modificado pelo período que dedicou proteção à pátria.
Foi durante o período de sua recuperação que conheceu seus melhores amigos. Um grupo heterogêneo, formado por cinco ex-oficiais, uma viúva e um duque - o anfitrião - que perdeu seu filho no fronte, reunidos pelos traumas da guerra, mas que voltaram a se encontrar pelos laços que criaram. Aquelas semanas anuais na Cornualha serviam não só para confraternizarem, mas também para manter o equilíbrio de cada um.
Hugo não esteve presente no último ano, mas precisa de seus amigos. Não há mais como se isolar e adiar assumir os negócios do pai. Ele precisa começar a pensar no futuro de sua meia-irmã, cuidar para que faça um bom casamento, e por Deus, precisa pensar em encontrar uma esposa para si!
A vida era um pouco como caminhas numa corda bamba fina e desfiando, sobre um abismo profundo com rochas pontiagudas e alguns animais selvagens esperando no fosso. Era perigoso, e empolgante.
Lady Muir diria que foi feliz durante o breve e conturbado período em que esteve casada. Sua família a acolheu em sua viuvez e ela se julgava estar plenamente satisfeita com sua situação, morando com a mãe, brincando com seus sobrinhos e visitando familiares sempre que desejava. Mas algo dentro dela havia se modificado, e Gwendoline começava a se sentir um tanto sozinha. Talvez encontrar um marido tranquilo, que seja uma boa companhia não seja uma ideia tão ruim assim.
A visita a Cornualha era temporária, apenas para acudir uma velha conhecida que acabará de perder o marido. Porém a estadia estava sendo terrivelmente desgastante. Gwen e Hugo se encontram ao acaso, em uma situação um tanto delicada. Desde a primeira troca de palavras ambos já demonstraram exatamente como eram: ela, uma dama da sociedade; ele, um soldado carrancudo sem meias palavras. Uma convivência forçada irá aguçar sentimentos que eles não imaginavam existir, mas que precisará de mais do que alguns dias para serem solucionados.
- A senhora não é, de forma alguma, o tipo de mulher que busco para ser minhas esposa - disse ele. - E faço parte de um universo muito diferente do marido que espera encontrar. Mesmo assim, sinto um poderoso desejo de beijá-la.
Uma proposta e nada mais é o primeiro livro da nova série de romance de época publicada pela Editora Arqueiro. Serão sete livros, um para cada membro do Clube dos Sobreviventes e os que eu mais aguardo são o segundo (previsto para setembro deste ano) e o sétimo, que narrará a história da única mulher do clube. Iniciei essa leitura com grandes expectativas, mas o início foi demasiadamente lento. Explicações a cerca dos traumas dos protagonistas, divagações infinitas dos mesmos e, inclusive, alguns pensamentos se repetiram tanto que estava prestes a me irritar. Não desisti porque a narrativa estava fluida, e acabei engrenando pouco antes do meio do livro.
Gwen retorna para sua vida cotidiana tentando esquecer a pequena aventura que viveu naqueles dias, enquanto Hugo assume as responsabilidades que vinha negligenciando até então. Foi infinitamente mais instigando vê-lo assumindo riscos, tentando fazer o que seu coração mandava mas sem assumir suas verdadeiras intenções - inclusive para vi mesmo. Ela fazia o mesmo, enquanto aproveitava para nos levar aos bailes da temporada que se iniciava.
E assim, decisões de grande importância eram tomadas, pensou ela. De forma impulsiva, sem devida consideração. Com o coração, em vez de usar a cabeça. A parti de um impulso sem levar em conta uma vida inteira de experiência e moralidade.
Fiquei apaixonada por alguns personagens secundários, principalmente por Constance (a meia-irmã de Hugo). Uma jovem que deseja aproveitar as oportunidades da vida, mas madura o suficiente para não se deixar influenciar a ser o que não é. Gostaria muito que existisse um livro dela, mas fiquei feliz por saber que outros dois personagens apresentados aqui possuem suas próprias histórias.
Gwen é irmã de Neville, o conde de Kilbourne, também prima e confidente de Lauren. Eles começaram a construir uma história com um final não muito feliz, que começa a ser narrado em One Night For Love e continua em A Summer to Remember. Cada um protagoniza um livro, onde conhecermos a fundo os caminhos que os levaram até os casamentos felizes que conseguiram. Como nenhum dos dois livros foi publicado no Brasil - AINDA, assim esperamos -, não da para considerar essa informação um spoiler. E sabem o melhor? O segundo livro é uma introdução para a história dos Bedwyns. Quem já leu Ligeiramente Perigoso diz que Lauren aparece nele e sim, nosso querido Wulfric faz uma pequena aparição em Uma proposta e nada mais.
Clube dos Sobreviventes começou de maneira vagarosa, mesclando momentos de ternura com a terrível realidade de quem convive com a culpa. Os próximos protagonistas demonstraram potencial para histórias incríveis, então só me resta aguardar o que virá.
- Todos nós precisamos ser amados, Gwendoline, de uma forma plena e incondicional.Mesmo quando carregamos o fardo da culpa e acreditamos não merecer amor. A verdade é que ninguém merece. Não sou religioso, mas acredito que é disso que tratam as religiões. Ninguém merece, mas ao mesmo tempo, todos nós somos dignos de amor.
Primeira resenha que leio deste livro e ainda não sei ao certo o que pensar.
ResponderExcluirVou confessar uma coisa:esse desespero das mulheres em achar marido me irrita um pouco ainda.rs
Tá, muita coisa mudou com o tempo nos romances de época e a gente(eu) precisa entender que naquela época era tudo diferente. Mas puxa, essa caça me irrita profundamente.rs
Mas em contrapartida, os romances improváveis me anima e muito.
E são nestas diferenças, que surge o amor mais puro.
Vai para a lista de desejados e se tiver oportunidade, quero muito conferir.
Beijo