27 janeiro 2016

Resenha - Minha vida mora ao lado, Huntley Fitzpatrick


Livro: Minha vida mora ao lado (#1)
Autor(a): Huntley Fitzpatrick
Editora: Valentina
Páginas: 320
Adquira: Saraiva | Travessa | CulturaFNAC
Livro cedido através da parceria com a editora
“Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.” Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e... Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe. Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios? Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?


Samantha Read tinha sete anos na época em que os Garrett se mudaram para a casa ao lado. Uma confusão de cabelos castanhos cacheados que se espalhava pelo quinta. Um, dois, três... cinco filhos e mais três nasceram nos 10 anos que se seguiram. A Deputada Grace Read previu logo o tipo de família que eles seriam, mas com tantas crianças, não havia como não ser barulhento e um pouco desorganizado. Do seu cantinho do telhado, Sam costumava sentar para observar o céu e foi mera coincidência que dali tivesse uma visão perfeita do quintal dos Garrett. Durante dez anos ela imaginou como seria viver naquele caos repleto de carinho.

O que ela nunca imaginou, é que poderia estar sendo observada também. Jase era o terceiro mais velho e o quebra galho da casa. Tinha paciencia com os menores, ajudava os pais e ainda estava treinando para conseguir uma bolsa na faculdade. Um dia ele cria coragem para ir até seu esconderijo no telhado, dando o pontapé inicial nesse relacionamento que mudaria consideravelmente a vida de ambos.

Vamos ver. Nadar. à noite. Com um garoto. Que é praticamente um estranho. E um Garrett. É assustador pensar em quantas regras da minha mãe estou quebrando.

Ahhhhhhhh, o amor. Se existe algo mais gostoso do que desvendar esse sentimento me contem, porque eu desconheço! Eu já passei bem do tempo de me identificar com os dilemas da vida adolescente, mas foi impossível não mergulhar nessa história e sentir o coração bater mais forte conforme os acontecimentos iam se desenrolando. O que me chamou a atenção, foi que a autora não se limitou ao drama de Sam - como a narração é em primeira pessoa, isso seria totalmente aceitável -, ela utilizou todos os personagens adolescentes para passar alguma mensagem importante. E isso foi muito bom! Permitiu que os assuntos fossem abordados com sutileza, parecendo as vez uma mensagem subliminar. Porque convenhamos, quando tudo de ruim acontece com um único personagem fica muita forçação de barra. Em suma, a autora me conquistou.

Então nos beijamos e todo o resto desapareceu. O Sr. Garrett poderia entrar a qualquer momento, um caminhão cheio de caixas poderia chegar, uma frota de espaçonaves alienígenas poderiam escurecer o céu - tenho certeza de que eu não notaria.

Apesar de esforçada e humilde, Sam é o que podemos dizer de uma menina privilegiada. Ela nunca ganhou nada de mão beijada, mas também, ela tinha quase tudo. O que não transforma sua vida em algo parecido com a perfeição. Apesar de adversidades da vida, sua mãe nunca pode dizer que dinheiro lhe faltou. Sim, ela é daquelas que se põe um andar acima dos outros, que quase não para em casa devido ao trabalho, mas que tenta manter a linha dura com as filhas. E o mundo da Jace é totalmente o oposto. A loucura presente em uma casa repleta de crianças e o amor necessário para menter todos unidos é algo que Sam nunca presenciou. E eles a acolhem como se ela fosse mais uma filha. O relacionamento dos dois começa com a amizade e gradualmente avança para algo maior. Apesar de terem tidos outros namorados, fica claro que, o que eles estão vivendo, é algo único para ambos.

Não sei se consigo ser só amiga de alguém cuja roupas tenho vontade de arrancar.

O casal, o descobrimento mutuo é foco do livro, mas temos tantos outros bons personagens. Não posso afirmar que Nan, a melhor amiga de Samantha, e seu gêmeo Tim me surpreenderam. Eu simplesmente sabia que alguma coisa boa sairia dali. Acho que muitas garotas podem se identificar com o relacionamento dessas duas. Infelizmente é algo bem adolescente. E o Tim... ele é o protagonista do próximo livro. Isso já mostra o quanto ele pode ter história para contar. Alguns personagens ganharam minha antipatia e eu vou deixar essa percepção para a leitura de vocês, mas outros me conquistaram totalmente! Um dos caçulas, o George, exige uma tremenda paciencia da família, mas é aquele garotinho que deixa você com um sorrio nos lábios. E o Sr. e a Sra Garrett? Espero estar no caminho certo para construir um amor assim para a minha vida.

Eu nunca quis competir, só ser suma amiga, a pessoa que ela não precisa superar. Mas, às vezes - como agora -, eu me pergunto se, para Nan, isso existe.

Eu tenho aquele lindo hábito de não ler sinopses, ou ler muito tempo antes de finalmente pegar o livro - o que aconteceu aqui. Por isso, não esperava a reviravolta que aconteceu no meio do caminho. Foi previsível? Foi. Mas também foi importante para redirecionar alguns pequenos detalhes que eram essenciais para a boa conclusão do livro.

Falar da parte gráfica dos livros da Editora Valentina chega a ser repetitivo, mas eles sempre mandam muito bem. Mas essa ficou entre as minhas preferidas! Os detalhes são simples e fofinhos, combinando muito com a protagonista e o enredo de primeiro amor. Tem letra cursiva e muitos coraçõezinhos! A capa é soft touch, mas é tão delicada que é até difícil perceber. Bom que não arranha com tanta facilidade. E essa imagem? Eu achei que seria impossível uma capa mais bonita do que original, mas a nossa ficou tão apaixonante quanto!

Por que você não pensou que, já que era o seu mundo, já que tinha que lidar com isso, talvez eu me importasse o bastante para querer que fosse o meu mundo também?

Quando eu digo que muitos assuntos adolescentes se encontram nesse livro, é porque ele é completo mesmo. Desenvolvimento pessoal, valores, ética... Se eu tivesse um filho adolescente hoje, já teria posto em sua mão. Mas se você já passou dessa idade, vem curtir a nostalgia desses momentos!

17 comentários

  1. Nossa, amei a resenha e super me interessei pelo livro, aaaaahhhh eu sou dessas que mergulha de cabeça em um historia de amor, amei o enredo, o livro te, tudo para me agradar e eu espero ter a oportunidade de conhecer a Sam e Jase.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. PARA TUDO!!!

    Vai ter um próximo livros???
    Como assim produção?
    haha
    Cara eu amei esse livro, a autora me cativou completamente!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa sobre o que acontece no livro. Adorei os quotes. Não sabia que vai ter próximo livro, como não li esse ainda não sei se gosto desse Tim ou não, mas eu com certeza compraria esse! A capa é lindinha e os personagens parecem ser mesmo cativantes. Muito curiosa essa sinopse, já imagino mil coisas.

    ResponderExcluir
  4. A resenha ficou maravilhosa, nunca tinha visto falar desse livro, mas depois da resenha não posso deixar de ler. A unica coisa que não gostei muito foi a capa, mas o importante é a história que ele tras

    ResponderExcluir
  5. Essa coisa de todo o resto desaparecer quando se beijam é um clichê tão ♡♡♡♡♡♡
    Um livro com conteúdo bom além do foco é tão difícil, e pelo que você descreveu parece que a autora conseguiu.

    Beijos
    Amante Literária ♡

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, apesar de achar o assunto um pouco clichê, adorei a resenha, a maneira como descreveu o livro, e eu uma pessoa curiosa de natureza, com certeza não deixaria essa leitura de fora, quero saber qual foi a reviravolta.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Estou com vontade de ler esse livro, li várias resenhas dele, todas falando super de como a autora discute vários temas, como você mesma disse não enfocando somente no drama familiar.
    Irei com certeza lê-lo
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá.

    Eu já havia lido a resenha desse livro e eu tinha amado - novidade nenhuma hahah, pois faz exatamente o estilo de livro que eu AMO LER. Então, por isso vou tentar achar na net para poder ler, porque ultimamente estou em vício MUITO GRANDE de leitura haha
    Amei a resenha e estou louca para ler sobre essa história que parece ser maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  9. Conheço o livro e tenho grande interesse em ler, gosto de ler livros e acompanhar o crescimento dos personagens ao longo da leitura.

    ResponderExcluir
  10. Conheço o livro e tenho grande interesse em ler, gosto de ler livros e acompanhar o crescimento dos personagens ao longo da leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá Dreeh,
    Estou louca pra ler esse livro, ainda mais agora sabendo que terá continuação com outro protagonista. Gosto de livros com drama familiar, e como esse traz algo a mais, com essa história de amor fofa, garanto que vou mergulhar de cabeça e ler bem rapidinho. Já me encantei com os Garrett, adoro famílias grandes e barulhentas. Fiquei intrigada em descobrir o motivo da mãe da Samantha proibir as irmãs de se relacionarem com essa família.
    A sua resenha me deixou ainda mais interessada pra ler esse livro o quanto antes, provavelmente vai furar a fila!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, eu nunca li nada desse escritor mas tenho lido ótimos comentários sobre esse livro, já está na minha lista de leitura, e como sempre você faz ótimas resenhas e obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  13. Não é meu estilo de livro favorito mas vou ser sincera que fiquei curiosa para saber se o segredo da sinopse é o que eu realmente estou pensando, ai que agonia!rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quero muito ler esse livro vi vários comentários positivos sobre a historia o que me deixou bem interessada e me indicaram ele para ler também fiquei curiosa sobre essa reviravolta e esse livro já está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! Gostaria de saber se vai ter continuação do livro minha vida mora ao lado? Se tever continuação qual seria o nome do próximo livro? Bjs

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Gostaria de saber se vai ter continuação do livro minha vida mora ao lado? Se tever continuação qual seria o nome do próximo livro? Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, qual é o segredo?

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥