01 abril 2015

Resenha - Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven

Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu,Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas,quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Jennifer Niven
EDITORA: Seguinte
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 336
Livro cedido através da parceria com a editora
Adicione no SKOOB



Existem livros que  a gente lê para se entreter e livros que a gente lê para tirar ensinamentos para a vida. Esse foi o caso de Por Lugares Incríveis, escrito pela autora Jennifer Niven e lançado no Brasil pela Editora Seguinte.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Finch e Violet, dois jovens com histórias de vida bem diferentes, mas com um grande problema em comum – Ambos querem calar a dor que existe dentro deles, e para isso, os dois irão para a torre do colégio com a idéia de acabar com a própria vida e dar fim a todo esse sofrimento. Mas os dois não esperavam se encontrar na torre e menos ainda, encontrar um no outro, a força para seguir em frente.



Finch é o típico garoto esquisito do colégio, apelidado de aberração, o rapaz de 17 anos não se intimida com o rótulo dado pelos colegas, e vive mudando sua própria personalidade, um dia é Finch nerd, no outro Finch fodão e por aí vai... Finch faz o que quer da forma que quer e aparece no colégio quando quer, e apesar de parecer que ele é apenas um garoto estranho, no decorrer do livro percebemos que ele é bem mais do que aparenta. Finch é um garoto inteligente, sensível e muito incompreendido. Ele é um personagem com tantas camadas, que por vezes o leitor se surpreende ao conhecer mais intimamente sua vida e seus pensamentos sobre a morte, é impossível não se encantar e torcer para que tudo dê certo para ele.

Não sei dizer o que houve de diferente, mas, quando acordei, me sentia mais morto que o habitual. Acordado, sim; mas completamente vazio, como se alguém tivesse drenado meu sangue. (pág. 11 e 12)

Violet é uma garota bonita, inteligente e namorava o carinha mais bonito do colégio, mas desde a morte da irmã, parte de Violet morreu também, e todos os seus sonhos e planos parecem não fazer mais sentido. Violet se trancou em seu universo particular e nem mesmo toda a atenção e carinho dos pais é capaz de trazer a menina de volta, até que o encontro com Finch na torre do colégio acontece e todos os seus limites começam a ser testados.

Finch então escolhe Violet para ser sua dupla em um trabalho de geografia da escola, onde deverão visitar lugares da cidade onde vivem. Mesmo com a resistência da garota, Finch marca em um mapa os lugares de Indiana onde farão suas andanças e combina que em cada lugar será deixado algo para trás para mostrar que eles estiveram lá e que agora fazem parte daquele lugar.

Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver. Vejo as pessoas darem um empurrãozinho de vez em quando, mas nunca forte o suficiente porque não querem contrariar a pobre Violet. Você precisa de um baita tranco. Não de um empurrãozinho. (pág.110)

Junto com as andanças, uma amizade começa a crescer entre os dois, que depois se transforma em algo mais forte. Percebemos como é essencial a presença de um na vida do outro e percebemos também as mudanças que essa presença acarreta. Mas às vezes é necessário bem mais do que pequenas mudanças para curar feridas tão profundas, ou para impedir que alguém pule da torre do colégio.

Você foi, sob todos os aspectos, tudo o que alguém poderia ser. [...] Se existisse alguém capaz de me salvar, seria você. (pág.267)

O livro trata de assuntos muitos sérios, tais como abandono familiar, depressão, suicídio e morte. Mas esses assuntos não são falados de forma pesada, pelo contrário, a autora foi inserindo isso na história de forma gradual.

Embora já esperasse o que aconteceu no final do livro, entendi perfeitamente a mensagem que a autora quis passar. E mesmo com a seriedade dos temas abordados, essa é uma leitura indicada para todas as idades. É uma história que te faz refletir e mudar a visão que temos em relação a vida e ao ser humano. No fim do livro a autora deixa uma nota que explica muito sobre a história, então não deixem de ler.

O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa para trás. (pág.316)

17 comentários

  1. Ah parece ser uma boa história! não me pareceu nada de extraordinário, mas uma leitura bem leve e descontraída.

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. É sempre maravilhoso quando os autores falam de assuntos pesados de forma mais simples e leve. Tenho muita curiosidade para ler esse livro pois o enredo me lembrou o de um filme que gosto muito. E o que falar dessa capa? Muito linda!! Adorei os quotes escolhidos.
    Beijos,
    Gaby.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Gaucia , eu estou com esse livro para ler, gostei de saber que o relacionaemtnos dos protagonistas vai crescendo, inicialmente foram unidos pelo mesmo objetivo, e a vida se encarregada de abrir novos ares aos dois, estou louca para ler e sentir a sensibilidade da leitura. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    EU peguei esse livro na mão para comprar mas acabei deixando de lado. COmprei outro no lugar.
    Tenho vontade de conhecer essa escrita e entender os ensinamentos que a autora quer nos passar.
    AMO quando os livros nos mostra mais do que uma linda história.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá =)

    Tenho muita vontade de conhecer essa história, mas ainda não consegui comprá-lo por conta da minha fila de não lidos. Mas é uma história bem sensível, quero muito conhecer a mensagem que a autora quis passar com esse livro. Parabéns pela resenha, fiquei bem curiosa para saber o que irá acontecer.

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia!
    Aii gente, esse livro foi um misto profundo de sentimentos em mim. Não me apeguei muito a Violet, mas sim ao Finch. Acabei me identificando com ele, mas do que gostaria. Um personagem cativante e adoravel, que você com certeza deseja ajudar. Niven tratou com muita seriedade os temas densos que abordou, sem perdeu o valor cômico e dinâmico da narrativa. Uma das histórias mais emotivas que li em 2015 até agora, e confesso que até hoje, meu coração ainda ta devastado, porque, diferente de você, não esperava aquele final :(

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucia,

    Adorei a sua resenha e concordo com você cada livro cumpre uma missão uns nos deixam bem por serem leves e outros nos fazem refletir sobre muita coisa e muitas vezes aplicar os ensinamentos à nossa vida.
    Gostei de saber que a autora trata assuntos tão sérios de forma leve e também saber que você indica para todas as idades, acho que deve ser uma dica bacana para dar de presente.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esses livros que fazem refletir para mim são os melhores... não me importo com esses temas mais pesados, até curto, quando são abordados de um jeito legal, e gostei de saber que a autora foi os inserindo na história de forma gradual, assim ninguém sofre um baque muito absurdo. Quero ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucia.
    Fiquei revoltada com a família de Flinch, essa questão tratada no livro foi uma ótima ideia, só queria que o pai dele fosse mais explorado.
    Torci por Flinch até o último momento, meu apego ao personagem foi tanto que eu acreditava que a autora daria um jeito, arrumaria uma saída rsrs.
    Esse livro tem sim muito a ensinar, todos deveriam ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Glaucia, tudo bem? Ainda não tinha lido uma resenha desse livro, mas gostei muito de saber que é um livro profundo e que nos faz tirar ensinamentos dele. Gostei muito da forma que a autora aborda esses temas que são bem pesados. Parece ser uma história bastante emocionante, e nossa, imagino que vou me emocionar com esse final. Adorei a resenha e com certeza vou ler!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi Glaucia, tudo bem??
    Parece um livro bem gostoso de ler, mesmo com todos os temas abordados... eu tenho muita curiosidade de conhecer essa história porque acredito que os personagens sejam simples, porém intensos... a sua resenha me cativou muito... saber um pouco como um entra na vida do outro e como as coisas vão se transformando é bem legal... eu gostei muito de saber um pouco mais sobre a história... xero!!

    ResponderExcluir
  12. é um livro que eu estou querendo ler já faz um tempinho, e com certeza o desenrolar da estória é bem envolvente...

    ResponderExcluir
  13. Ai eu já queria ler o livro, li sua resenha e percebi que preciso sair correndo pra comprar pq se não vou comer minhas unhas de tanta ansiedade !
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos.

    http://possibilidadesinfinitasdavivis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Comecei a ler a resenha porque achei a capa tão bonita e estava curiosa para saber sobre o quê o livro falava. Quando vi que era sobre “jovens suicidas” fiquei sem fôlego, afinal de contas, só quem tem um amigo ou parente que tentou dar fim a própria vida sabe do que estou falando.
    Esse não é um assunto que os livros tratam e sempre que li algo a respeito era sem sentimento, somente pessoas retratadas com um distúrbio psicológico e só… mas na minha opinião é algo que vai além disso. E eles precisam de bons amigos para serem salvos! Amigos que podem ser parentes, companheiros, amigos de verdade ou até mesmo um desconhecido que está lá para ao ouvir.
    Enfim, vi mais amigos tirarem suas vidas do que gostaria de contar e hoje um dos meus melhores amigos já tentou o suicídio várias vezes, então espero que este livro de alguma forma possa me ajudar a ajudá-lo.

    Parabéns pela resenha!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não ente muito bem o final.VOCÊ pode me ajudar ?
    A Violet morre ou não no final ?
    Por favor responda . BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Nossa, responder isso por aqui seria um baita spoiler, rs.. Pode me mandar seu e-mail? Prometo que respondo por lá!

      Bjinhos.

      Excluir
  16. Caí no seu blog por acaso... Por um momento pensei que estivesse vendo uma foto da minha estante (rsrs). Tenho um ônibus inglês exatamente como este. (rsrs)
    E sim, já li este livro, fiquei deprimido por uma semana, e ele se tornou um dos livros da minha vida!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥