29 abril 2015

Resenha - Quando o Amor Acontece, Thaís Santos Lurco

Ser adolescente é complicado, mas para Alex é ainda pior. Crescer sem o pai por perto, uma mãe que vive bêbada e à sombra da irmã mais velha perfeita são apenas alguns dos motivos que a levaram a odiar aniversários. Mas é exatamente no dia em que completa 17 anos que a sorte começa a sorrir para ela. Ou não. Quando Jake aparece na pequena cidade de Chestertown, ela vê um novo motivo para acreditar no mundo em meio ao caos. Mas se entregar a sentimentos tão conflitantes não é tão fácil quanto parece... Como confiar em alguém que você nem conhece quando não é capaz de confiar em si mesma?”

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Thaís Santos Lurco
EDITORA: Charme
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 200
ADQUIRA: Saraiva | Cultura | Buscapé
Livro cedido através da parceria com a editora
Adicione no SKOOB



O livro começa exatamente no dia 20 de abril, aniversário de dezessete anos da protagonista Alexandra Marie Carter, ou Alex, e já de início podemos conhecer praticamente todo o sofrimento que é a vida dessa menina. Nos últimos anos, Alex não tem motivos para comemorar o próprio aniversário ou qualquer coisa em sua vida, ela não tem amigos, seus pais se divorciaram, Mary, como ela refere-se à mãe, vive bêbada depois do divorcio, sua única irmã casou-se e foi embora e o pai liga apenas uma vez ao ano para depositar um dinheirinho por ser seu aniversário, isso quando lembra.

Mas esse ano a tristeza está insuportável e para “comemorar” o dia em que a colocaram no mundo, Alex decide matar aula e ir ao parque para ler seu livro na fachada de uma loja de doces falida há anos. E nessa solidão, Alex chora odiando a própria vida, a mãe e não ter amigos.


Paro de rir e enxugo uma lágrima que cai sozinha. Nunca fui de chorar, mas sinto uma melancolia me consumir e não consigo me conter (pág. 07)

Em meio ao seu choro, Alex não percebe a chegada de Jake, que ao testemunhar sua tristeza lhe estende a mão oferecendo ajuda. No primeiro momento, a raiva por aquele estranho lhe ver nessa situação fala mais alto e ela o trata de forma grosseira. Mas Jake não desiste e a convence a se levantar e a permitir que ele a acompanhe até em casa. Mesmo aceitando a companhia, Alex monta em sua bicicleta e foge do rapaz.

Como se não bastasse o episódio ocorrido pela manhã, Alex vai para o seu trabalho em um posto de gasolina que está prestes a falir, onde passa as tardes com a colega Annabel. Anna é o mais próximo que Alex tem de uma amiga, e embora as duas nunca falem de suas vidas pessoais, conversam muito sobre livros e viagens que gostariam de fazer. Na chegada ao trabalho, Alex é surpreendida com um bilhetinho de aniversário de Anna e mais uma vez começa a chorar, mas o que ela não esperava, era ser abordada mais uma vez por Jake em outro momento de lágrimas.

Não é um aniversário de verdade sem bolo, certo? – ele estende e eu fico tentada a pegar. – Aceite. É o mais perto do que consigo fazer, acredite. (pág. 22)

Com o simples gesto de lhe entregar um bolinho por ser seu aniversário, Jake consegue alegrar o triste dia de Alex. Mas sua surpresa ainda é maior ao chegar à escola e descobrir que Jake faz as mesmas aulas que ela. Sim! Jake, o estranho que a viu chorar duas vezes é também o nerd mais lindo que acabou de se mudar para Chestertown e não conhece ninguém além de Alex. E para completar agora ele fará parte de seu dia a dia, algo que ela não esperava.


Com o passar do tempo, uma amizade e em seguida algo mais vai crescendo entre Alex e Jake, mas as coisas não serão fáceis para o rapaz, já que Alex está sempre na defensiva, acreditando que todos em sua vida sempre irão embora. E como se não bastassem os problemas em casa, um acidente acontece com Mary, e a vida de Alex que já era complicada, fica ainda pior. Nesse momento de dificuldade, Alex percebe o quanto Jake está disposto a estar ao seu lado independente do tamanho do problema e descobre em Annabel uma grande e verdadeira amizade.

E de repente, ela consegue transformar outro dia nublado numa tarde de sol. Por mais louca que essa amizade seja, nos apegamos tanto à outra nos últimos dias que não sei mais o que faria sem ela. (pág. 116)
Esse livro foi uma leitura extremamente agradável. A autora consegue transmitir ao leitor de forma delicada e cativante temas como amor, amizade, relações entre família e a importância de dizermos o que sentimos a quem amamos. É um livro curtinho de apenas 200 páginas e que dá para ser devorado em uma só tarde por conta da narrativa fluída e envolvente. Tirei uma estrelinha no conceito por conta de alguns erros de revisão que encontrei durante a leitura. Mas parabenizo a Editora Charme por conta da diagramação que está lindíssima.

Embora o livro seja voltado para o público juvenil, a leitura é mais do que indicada para quem curte uma história com romance, amizade, família e superação.

14 comentários

  1. A história parece ser ótima. Fiquei curiosa para saber como é o desenrolar da relação da Alex e do Jake. Parabéns pela resenha!

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa maravilhosa ,acho que a estória deve ser muito fofa,
    um romance muito lindo,claro que pretendo ler.

    ResponderExcluir
  3. Poxa que livro bacana! A capa é bem chamativa e pela resenha, deve ser massa!

    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oláá!!

    Eu não li ainda, mas adoro essa capa.
    Imaginei que o enredo fosse tão fofinho assim <3 <3
    Eu gostei muito da sua resenha e é uma pena que a revisão falhou, eu ando me decepcionando tanto com essas revisões que tira todo o brilho da obra.

    Mesmo assim eu ainda tô afim de ler.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Glaucia, esse livro parece ter um romance bem fofinho do tipo água com açúcar, mesmo assim fiquei com vontade de lê-lo, só não gostei muito da capa...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia, tudo bem?

    Desde o lançamento desse livro que fiquei interessada na leitura, ao ler sua resenha só fiquei ainda mais curiosa e acredito que vou ler sim. Gosto de histórias sobre amizade, família. A capa é linda, né?

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. Imagino que as coisas realmente não foram nada fáceis para o Jake, já que a Alex tinha todo esse trauma de abandono... quero ler esse livro desde que o lançamento foi anunciado, e fiquei ainda mais interessada depois da resenha. Acho a capa fofa!! Que pena que tem esses erros de revisão, mas curto histórias desse tipo e sei que a leitura vai valer a pena.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Glaucia, sua linda, tudo bem?
    Eu só li o último parágrafo da resenha, pois essa é a minha próxima leitura. Mas fiquei muito animada em saber que a autora vai valorizar a família e a amizade e trazer ainda o rema de superação. E o romance parece ser muito fofo pelo o que eu li na sinopse. Essa capa não está um arraso? Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Glaucia!
    Logo de cara eu desejei esse livro só pela capa, é tão fofaa, e rosa! *-* rsrsss
    Mas agora lendo a sua resenha, a história parece ser uma delícia.
    Um romance leve e com dramas familiares, com certeza uma boa leitura.
    Quero ler assim que puder. E esses erros na revisão são sempre chatos, né. Uma pena!

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Essa é uma história que, apesar de não curtir muito o gênero, eu leria com prazer. Foge ao bombardeio de livros eróticos e NA que estão no mercado atualmente e apresenta para o leitor um relacionamento onde pequenos gestos valem mais que orgasmos, como o lance com o bolinho *__*. Adorei a capa (só não gostei do Amor em vermelho) e da diagramação do livro (ele é todo assim, com esse efeito meio riscado, ou só na parte dos capítulos?). Erros de revisão são meio broxantes mesmo, abandonei um livro que tinha um ótimo potencial por causa deles.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, a diagramação está linda, ele é todo meio riscado assim mesmo, uma perfeição!

      Bjs.

      Excluir
  11. Glaucia lindona eu li esse livro e ameiiiiiiiii, fofo, com temas importantes e a importância de como as pessoas podem transformam nossas vidas . A capa está linda e meiga. beijos.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Fiquei com vontade de ler esse livro quando li a resenha pela primeira vez. Premissa fofinha e parece ser realmente uma leitura fofa e romântica para um fim de tarde. Gosto bastante da capa.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Estou interessadíssima em ler essa história, ela deve ser tão conflitante, principalmente para mim que sou estudante de psicologia e por consequência estudo a adolescência *-*. Não vejo a hora de ter esse livro, vontade não falta, só falta dinheiro kkkkkkkkkk.

    Um grande beijo ��.

    E-mail: lissas2cora@hotmail.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥