16 abril 2015

Review Marvel Agent Carter

E aí, pessoal. Hoje é quinta e quer dizer que é dia de resenha. Hoje vou falar de uma série da Marvel que foi criada para apenas tapar um buraco na grade do canal americano ABC, talvez, mas acabou se tornando uma excelente produção, por diversos motivos que vou explicar mais adiante.



Os acontecimentos de Marvel Agent Carter se passam após o final de Capitão América: O Primeiro Vingador (não é necessário ter assistido o filme). O herói é citado inúmeras vezes e várias cenas dele pipocam na tela. Sem falar num show de rádio brega que narra as aventuras do Capitão, mas que se relacionam com o momento em que nossa agente vive, o que dá um charme ao show.



Com o desaparecimento do Capitão América, os agentes voltaram a sua rotina. Peggy Carter agora é uma agente rebaixada na SSR (Reserva Científica Estratégica. HYDRA e SHIELD ainda não existem). Aquela que serve café e atende telefone. Lembrem-se, estamos na década de 40, pós 2ª Guerra Mundial, e a sociedade é extremamente machista.



Ao mesmo tempo, Howard Stark (pai do Homem de Ferro) é acusado de vender armas ilegalmente a inimigos americanos. Tentando provar sua inocência, ele recorre a Peggy Carter e a seu fiel mordomo, Jarvis (que futuramente será a voz robótica que auxilia o Homem de Ferro). Ou seja, para provar que Howard não traiu seu país ela terá que ser uma dupla agente dentro da própria agência.

Com apenas 8 episódios, a série mantém um ritmo excelente, com atuações pontuais. Bem difícil não se apegar à dupla formada por Carter e Jarvis. O elenco masculino da SSR é machista ao extremo, chegar a ser um pouco caricato. Mas mostra bem o quanto os homens daquela época já eram imaturos e achavam que estavam acima das mulheres apenas por serem... Homens.

Hayley Atwell (Carter) e os produtores entenderam a importância e a força da personagem nesta enxurrada de produções de super-heróis . Deixe-me explicar. Estamos num momento em que não há grandes heroínas em destaque nas telas, comandando seus projetos solos. Uns defendem que protagonistas femininas não geram lucro (Elektra e Mulher-Gato) e há os que defendem que os filmes não deram lucro simplesmente porque eram ruins. Eu faço coro com a segunda opção.



Com uma dose de girl power, uma heroína que arrebenta na ação e estratégia e com uma trama leve e competente, Marvel Agent Carter é entretenimento na medida certa e prova que há muito espaço para as heroínas (em breve teremos uma série da Supergirl e o filme da Mulher-Maravilha). O final do seriado deixa a gente querendo (muito) mais!

E vocês, concordam que as mulheres precisam ser melhor representadas neste universo de heróis ou acham que está bom?

Aproveitem e digam qual sua heroína preferida... Eu digo logo que a minha é (e sempre será) a Buffy, a Caça-Vampiros, rs.

12 comentários

  1. Oi, douglas, tudo bom?
    Gostei da sua opinião sobre a série. confesso que ela não estava na minha lista de seriados, mas vou tentar dar uma olhada no primeiro episódio qualquer dia.
    porém ainda sim acho que só vendo mesmo sabe, pq não é uma série que me deixe doida pra ver. vou fazer um teste, se eu curtir vou assistir.
    acho mesmo que o mundo precisa de mais heroínas pq tem muitos homens, mas tem que ser bem representadas mesmo, pq não vejo ninguém forte o suficiente pra levantar essa bandeira.
    ah eu gosto da buffy, inclusive esses tempos terminei a primeira temporada xp
    to assistindo na ordem sabe.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Ola Douglas não assisti a série mas vi algumas divulgações na TV e confesso que adorei a postura da protagonista, mesmo naquela época se destaca por sua coragem e ao mesmo tempo feminina. Estou querendo assistir mas falta tempo. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Confesso que abandonei SHIELD e depois disso desanimei com tudo que envolva a agência, mas é bom saber que essa série tem um núcleo e tema de abordagem diferente da série original. O que não dá lucro são filmes ruins e cast mal elaborados, Elektra e Mulher Gato tiveram uma adaptação tão ruim quanto Demolidor de 2003, então a culpa não é a super heroína, mas sim que dirigiu o filme e fez aquela porcaria HAHAHAHA

    Minha favorita é Galadriel (apesar de não ser super heroína) e a Mulher Gato de dos filmes recentes do Bat.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Douglas, tudo bem? Não assisto muito a filmes de super heróis e não conheço muito, mas definitivamente concordo com a segunda opção, os filmes com as super heroínas não deram certo porque não foram bons, pois eu acho que elas tem bastante potencial. Adorei a sua crítica, mas não faz muito meu estilo, mas gostei de saber que as atuações estão muito boas e adorei o cenário.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas,
    eu já tinha visto está série, em propagandas, mas nunca me interessei para procurar a saber mais, contudo, quando se trata do mundo Marvel é praticamente impossível não querer correr para assistir.
    E este tem um diferencial, o nosso herói, ou melhor, heroína sem poderes, diferente do que estamos acostumados, que usara suas habilidades e inteligencia para "salvar" o que é preciso. Outro diferencial é a época em que se passa, e trazer o Stark para esta trama.
    Com certeza vou adicionar este seriado a minha lista.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho visto tanta gente adorando essa série...
    Ainda não a vi, na verdade acabo ficando deixando para depois e depois e nunca vejo.
    Adoro a ideia de uma heroína forte, e cá entre nós, é Marvel né? Mesmo que todos estivessem reclamando teria que conferir..rs

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu também amo e sempre amarei a Buffy! =) Que saudades de assistir! rs...

    Não assisti Capitão América (pois é, só eu, eu acho...) e mesmo assim me interessei pela série. Achei o máximo ter esse show de rádio brega. Fiquei curiosa para conhecer a Peggy, e o fato de serem só 8 episódios facilita bastante a vida.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Douglas, tudo bem?
    Gostei muito do seu ponto de vista, pois confesso que nunca tinha parado para perceber que a maioria dos super heróis são homens. Não sei o motivo real, mas existe um outro argumento: o príncipe salvando a mocinha, a ideia de um salvador da bela e frágil donzela. Por isso acho que heroínas não se encaixariam nessa imagem. Tudo bem, o dever deles é salvar o mundo, e não necessariamente a mocinha, mas não tem como negarmos o apelo ao romantismo na figura do herói. Como uma romântica incurável, prefiro o time masculino, risos.... Mas como aventureira, iria adorar a mulher ocupando esse espaço também. Nunca enxerguei a questão como machismo.
    Só para constar: eu adoro a Buffy!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sou fã de carteirinha da Marvel, então tudo que envolve os personagens eu já corro p ver o que é , e realmente a série da Marvel Agent Carter tem me chamado muita atenção.

    ResponderExcluir
  10. Oi Douglas, tudo bem?

    Não tenho visto série há um bom tempinho por pura falta de tempo. Descubro a série pelo meu irmão que vê uma atrás da outra. Mas dessa ele não tinha me contado. É a cara do meu irmão, que é fã da Marvel. Pra mim, o conteúdo é indiferente, não sou fã de quadrinhos =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Douglas,

    Gostei muito da sua análise crítica. O fato termos basicamente super heróis e quando têm heroínas normalmente estão abaixo dos homens, acho que tem mais a ver com uma produção que atende uma sociedade que acha a mulher o sexo frágil e que precisa de proteção, quando sabemos que dependendo das circunstâncias tanto homem quanto mulher podem ser sexo frágil. A bem da verdade nem tudo se resolva com a "pseudo força masculina", bom, este é o meu ponto de vista.
    Fiquei curiosa para conhecer a série.

    Beijo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Douglas, tudo bem?
    Eu não sabia dessa série... na verdade ouvi falar, mas não sabia que se tratava dessa, porque passa uma na Warner é a mesma?? Fiquei em dúvida rs...bom eu gostei da premissa apresentada aqui... e como gosto dos vingadores vou adorar assistir... gosto muito da Buffy, a Caça-Vampiros, mas adoro a mulher maravilha... desde criança rsrsrs. Xero!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥