26 setembro 2014

Resenha - Se eu ficar, Gayle Forman


 Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


SÉRIE:  Se eu Ficar #1
AUTOR: Gayle Forman
EDITORA: Novo Conceito
EDIÇÃO:  2014
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 224
ADQUIRA: Saraiva | Submarino | Americanas
Adicione no SKOOB





Mia nasceu em uma família que sempre viveu para musica. Seu pai integrou uma banda de rock durante boa parte da vida, sua mãe sempre foi amante do rock e seu irmãozinho, bem, ele da umas boas batucadas na bateria, mas ainda tem muito tempo para decidir ao que se dedicar. No meio desse ambiente, não foi surpresa nenhum que ela arruma-se um namorado que também tivesse uma banda de rock: Adam.

Ela também tem sua parcela de musica, porém é uma ovelha negra no meio de tantos amantes do rock. Sua paixão é a música clássica. Paixão que se fez presente até no dia mais triste de sua vida.

Aquele dia poderia ter começado como qualquer outra manha de um dia da semana. Ir a escolha, encontrar sua amiga Kim, treinar por horas a fio, encontrar com Adam... Mas ele amanheceu com uma leve camada de gelo sobre o solo, fazendo com que as escolas decretassem que não abririam. Com todos em casa, eles decidiram fazer algo diferente! Visitar alguns amigos, ir à casa dos aos de Mia... Acidentes estão mais propensos a acontecer em tais condições, mais como Mia poderia acreditar que eles tinham sido atingidos por um caminhão se ela continuava a ouvir a sinfonia que saia pelos alto-falantes do carro?

Aparentemente, meus pulmões entraram em colapso. Estou com o baço perfurado. Hemorragia interna de origem desconhecida. E o mais grave, contusões cerebrais.

Mia está viva, entubada e em coma numa cama de hospital. Acontece que ela consegue ver tudo de fora! Não é como se ela fosse um fantasma, mas ali está ela, acompanhando o sofrimento dos seus familiares na sala de espera, aguardando algum tipo de milagre. Acontece que todos a levam a crer que a decisão está nas mãos dela. Morrer ou viver... só depende dela.

Não tenho energia para essa decisão (...)
Agora percebo que morrer é fácil. Viver é que é difícil.

Durante as 24h após o acidente, o leitor acompanha Mia em sua peregrinação para entender o que está acontecendo e também sua difícil decisão. Será que ela poderá voltar a viver normalmente após tudo o que aconteceu?!

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista e alternado entre o presente e o passado. Conforme ela vai narrando, é possível conhecer mais dessa família linda e também sobre o desenvolver do relacionamento de Mia e Adam. E ambos merecem destaque nessa resenha.

Adam é um príncipe real. Aquele cara que toda menina do ensino médio quer esbarrar pelo corredor. Ele tem muitas qualidades, mas só irei ressaltar uma: ele a ama. Concordo que não é fácil encontrar um sentimento tão puro tão cedo assim. Mas se não for amor, com certeza é algo sincero, que vem lá de dentro do peito.  A família de Mia é simples, mas é ai que mora o segredo deles. Eles conquistam o leitor com atitudes do dia a dia, que demonstram o quanto se importam um com o outro. Quem leu minhas últimas resenhas pode até achar que eu ando sendo melosa demais, porém não tenho culpa de estar pegando livros com esses lindos relacionamentos. O que não quer dizer que alguém entre é perfeito, eles são apenas sinceros.

Falando um pouco sobre a minha opinião geral da história: não achei o livro essa coca-cola toda. A história é bonita e valeu mais apena pelos momentos do passado, do que pelas divagações de Mia sobre a sua decisão. Em alguns momentos isso se tornou até um pouco repetitivo, porque ela simplesmente não estava agregando coisas novas à balança que definiria a sua decisão. Ah, e outra coisa.. a Mia é um pouco chatinha.

Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.
Faz sentido pra você?

Estou bem curiosa para conhecer o filme - ele estreiou no Brasil no início de setembro - que provavelmente será um daqueles raros casos em quem a adaptação supera o original. Porém algo me diz que teremos espectadores saindo irritados das salas de cinema! Então vai um aviso: se você é daqueles que fica passado quando uma história termina do nada, deixando todo o ápice para a continuação, fiquem longe das salas de cinema.

Enfim, a história é ótima para passar uma tarde no final de semana. Apesar de o assunto principal ser pesado, a história é bem leve e gostosa de ler. Alguém aqui já leu?! Diz ai o que você achou...

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

29 comentários

  1. Estou na metade do livro e concordo com você, não é essa coca-cola toda. Eu to apaixonada pelo Adam, ele é um fofo, mas ela, é meio chatinha mesmo. Fiquei um pouco decepcionada pq eu esperava muito mais, todo aquele alvoroço pra não ser aquelas coisas. Quero muito ver o filme, mas ainda estou esperando a boa vontade do dono do cinema comprar o filme. Acho que só final do mês que vem. Cidade do interior é assim mesmo.
    Enfim, acho que vou gostar mais do filme do que do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Então Dreeh, acho incrível como esse livro causou burburinho na blogosfera.. quase morri querendo ler ele para, quando iniciei a leitura, não conseguir sentir grandes coisas. A história é bonita, ok, existem algumas cenas emocionantes, ok, mas também não achei essa coca-cola toda (adorei a expressão).. kkk veja o filme, porque achei ele infinitamente melhor que o livro.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, ainda não li o livro mas já vi diversas opiniões diferentes à respeito. Li muitas pessoas com a mesma ideia de que provavelmente a adaptação vai ser melhor que o livro. Ainda não li nem assisti Se eu ficar, mas pretendo fazer isso em breve. Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Eu li Se eu Ficar quando vi que a Chloë iria fazer a Mia. Eu adoro essa atriz desde Amityville. <3
    Já de cara adorei a história... Apesar da Mia ser chata, como todas as adolescentes do mundo, ela também é mais forte do que qualquer outra pessoa que estaria na mesma situação que ela.
    Eu não me imagino vivendo tudo aquilo da forma que ela viveu... Provavelmente eu entraria em desespero profundo, ou sei lá.

    Vi o filme e adorei. Não é tãaao emocionante; assim como no livro só teve um momento que eu me emocionei de fato (e pelo jeito todas as pessoas no cinema também).

    Bjs
    ~ Cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Dreeh, tudo bem?

    Bom, como eu já disse na minha resenha, eu não achei o livro a coisa toda que imaginei. Achei um bom livro, e como você disse, ótimo para passar uma tarde, mas nada muito especial. Particularmente eu gostei mais do momento no presente da Mia, ela no hospital, vendo o que acontecia e tentando tomar uma escolha. Não consegui gostar muito dela e do Adam, apesar de saber que ele o amava. A Kim, por outro lado, eu gostei bastante, achei ela um dos poucos exemplos de amizade realmente verdadeira que existe. Enfim, também quero muito ver o filme, e pelo que muitas pessoas já me disseram, o filme é realmente emocionante.

    Bom, é isso... adorei a sua resenha e que bom que gostou do livro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Diante das várias opiniões divergentes sobre o livro, minhas expectativas sobre ele diminuiu bastante. Mas ainda assim quero lê-lo para tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    É minha primeira vez aqui em seu blog e tenho que confessar que achei tudo lindo.
    Amei o seu conteúdo e espero poder passar mais vezes por aqui, porque já até linkei o seu blog ao lado direito do meu para sempre estar presente as suas novidades e com certeza irei te seguir. PARABÉNS pelo capricho daqui viu ?!

    Outra coisa, eu terminei de ler esse livro faz pouco tempo, mas ainda não o resenhei no blog. Gostei bastante da história no geral, mas o final ficou meio que no vazio...Seilá, eu quero ver se na continuação a autora venha a me surpreender, porque eu estou com bastante expectativas sobre ele. Espero gostar muito e que vc tbm curta o livro também =]

    E após terminar de ler, lógico, queria ver o filme no cinema, mas o problema é que aqui no interior de SP que é um LIXO não passou ainda e acho até que vou acabar vendo pelo computador mesmo, porque eu não vou ter paciencia de ficar esperando. Enfim...vamos ver né?

    Outra coisa, eu vou seguir o seu blog linda
    e tbm suas redes sociais.

    Depois me segue, pois ficarei feliz de tê-la como amiga
    Fica com Deus e se cuida. PARABENS PELO BLOG

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dreeh!!!!
    Então... pelos comentários que ando lendo pela internet, a galera parece realmente decepcionada com o livro. Acho que devido à todo marketing feito em cima dele, todos esperavam mais. No entanto, a história mesmo sendo sutil e leve (apesar do tema abordado), parece ser uma boa história. Eu já tinha desistido da leitura e queria partir direto pro filme, mas resolvi dar uma chance ao livro.
    Quanto ao filme... muitos estão dizendo que está bem melhor que o livro. rsrs
    Veremos! rs

    Beijinhos!
    Jaque - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh,

    O filme mal lançou e já tá saindo de cartaz aqui no Rio. Acho que não fez tanto sucesso quanto o livro =P. Achei a história muito bonita. Vi muita gente falando que o livro não era lá tão emocionante, mas fiquei super tocada com a história. Adam é lindo. E é incrível como o amor dele é forte.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    eu sou uma das poucas que aindanão leu o livro :( nem vi o filme.
    Ja vi muitos elogios e criticas ao livros e espero ter a minha propria opinião sobre em breve :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dreeh.
    Concordo, o livro não é esse coca-cola toda.
    Não simpatizei com a Mia, achei ela fria na maior parte da narrativa, muito sem graça, e claro quando não gosto da protagonista isso influencia na minha leitura, não encontrei a emoção.
    Já Adam e Kim me cativaram completamente.

    Beijos.
    Leituras da Paty



    ResponderExcluir
  12. Oiee.
    Pelo que já andei lendo esse livro é bem emocionante, vi algumas pessoas falando até que não conseguiram segurar as lágrimas. Eu ainda não li, mas ele está na minha meta de leituras pra esse ano ainda, espero realmente conseguir apreciá-lo o mais brava possível. Estou torcendo pra que se torne um dos meus queridinhos *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  13. Olá, moça.
    Geralmente quando um livro anda gerando burburinhos por aí sempre acabamos achando o contrário quando lemos, que o livro não era isso tudo e tal. Mas como você disse, e vejo que ele ainda tem pontos positivos que me motivam a querer lê-lo. Também estou ansioso pelo filme, apesar de não ter lido.
    Adorei sua resenha <3

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Confesso que ri quando você disse que não achou essa coca toda que estão comentando. Eu não posso opinar com relação a isso pois não li o livro, mas achei a história até que interessante. Pretendo assistir o filme e mesmo se eu acabar curtindo o longa acredito que não irei me aventurar pelo livro. Tenho outras prioridades.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já li! Tenho visto muita gente achando a Mia chatinha... mas não compartilho dessa opinião. Pelo contrário, gostei muito dela, ela é insegura sim, mas esse é praticamente um mal da adolescência. O Adam e a família dela são realmente fantásticos, e gostei mais deles no livro que no filme... acho que o filme, apesar de maravilhoso, atrapalhou um pouquinho as personalidades de todo mundo. Amei as duas coisas, gostei mais das partes do passado também, mas a decisão da Mia não me irritou nem se tornou repetitiva pra mim em nenhum momento, eu realmente consegui sentir toda a angústia dela e me envolver no processo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oie,

    Tô muito curiosa em relação ao livro, acho que colocar muita divulgação em cima de um livro, acaba por ele não suprir tantas expectativas, daí ele não ser essa coca cola toda, estou com muita vontade de assistir ao filme, não sei se leio primeiro ou assisto ao filme, isso que vou ter que decidir!

    Mayla

    ResponderExcluir
  17. Vi muitas resenhas do livro e todas dizem que esperavam mais, mas ainda assim eu leria, pois estou muito interessada no livro .

    ResponderExcluir
  18. Olá Dreeh,
    eita ate você falando que o livro não é essa coca-cola toda.
    E por este motivo eu desisti. Sim, você leu certo, desisti da leitura deste livro. Tenho raiva de ver que o livro se dizia uma coisa mas no fim é outra.
    Alem de que muitos falam que o filme é realmente mil vezes melhor que o livro, então que venha o filme.
    E minha flor, que personagem feminina não é um saco hei. hahahahahaha
    Essas autoras parecem que gostam de fazer delas umas mimadas e irritantes.
    Flor eu adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. A gente ficou discutindo durante a leitura do livro e vc já leu minha resenha, então sabe o que eu achei. Mas tenho uma pergunta: como assim vc ainda não viu o filme? Se joga no cinema antes que o TCC te engula e o filme saia de cartaz.
    Ah, tu tá melosa mesmo, amiga! Ou eu que ando muito amarga. Kkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Dreeh, tudo bem? Então eu estava doida para ler esse livro, mas agora estou meio que enrolando, vi algumas resenhas do pessoal dizendo que o livro não era isso tudo e fiquei com um cadiquinho de medo de ler e me decepcionar. Fiquei sabendo que o filme é maravilhoso e muito melhor que o livro. Enfim, vou acaber lendo para descobrir.

    Beijos,

    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  22. Dreeh,
    Já li e resenhei (acho até que você leu minha resenha). Enfim..
    Também gostei do livro. Apesar de ser um tema pesado, a trama é leve. Não chorei horrores como imaginei e nem fiquei triste como achei que ficaria. Fiquei sensibilizado e só. Quero ler a continuação logo e ver como a trama transcorrerá.
    E P.S: concordo que o livro não merecia tanto marketing. As expectativas crescem e qualidade fica lá embaixo ><

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Estou super ansioso, animado e puto ao mesmo tempo.
    Porque já ouvi falar muito deste livro, fiquei ansioso demais pra ler, que fiquei tão animado que comprei *---*
    Só que está demorando demais e minha impaciência está me deixando puto de raiva -_-

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa, eu ganhei esse livro em um sorteio e fiquei super feliz, pois eu quero muito ler ele, mas ainda não assisti ao filme, mas só vou faze-lo quando ler o livro.
    A cada resenha que vejo me deixa cada vez mais curiosa. Vou começar já.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  25. Ola Dreeh eu amei esse livro adorei a forma como a autora coloca os sentimentos de Mia, eles chegam até nos de maneira intensa . Esse livro valoriza cada segundo ao lado de quem amamos e que sempre há um motivo para ficar. O Adam é um fofo . Louca para assistir o filme . beijos lindona

    ResponderExcluir
  26. Oie..
    Eu estou muito dividida com este livro, li muita coisa positiva e mais ainda negativa, opiniões muito confrontantes..não sei se eu vou encara pra "pagar pra ver'

    ResponderExcluir
  27. Oi Andressa!
    Também não achei o livro essa coca-cola toda não, dei três estrelinhas pra ele, pois não me tocou como achei que iria e não gostei da Mia. Para mim foi uma boa leitura boa e só.

    Beijokas ^^
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  28. Estou super curiosa pra ler essa história! Já vi resenhas falando que ele é perfeito, assim como algumas como a sua que dizem que ele não é tão bom quanto imaginava, mas ainda assim eu peguei fascínio sem nem mesmo ler... Sabe quando você vê um livro e é amor a primeira vista, não importando se outras pessoas digam que não é tão bom assim? Tô desse jeito com Se eu Ficar... Já comprei o livro e estou só esperando dar uma folguinha nas provas pra poder ler...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  29. Olá Dreeh!
    Caramba, quase todo mundo está falando que o livro não é muito bom.
    As pessoas ficaram na expectativa por causa da divulgação da editora. Ela foi experta, por que se essas resenhas tivessem saindo antes muita gente não iria comprar.
    Eu mesmo assim quero ler pra ver se vou concordar com vocês.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥