18 junho 2014

O que rola na tela #11: Homem-Aranha


O Homem-Aranha, ou Spider-Man, habitou a imaginação de muitas crianças e adultos desde que chegou a tela dos cinemas em 2002. É claro, que para os mais nerds esse era um velho conhecido. A Marvel Comics é uma editora americana de histórias em quadrinhos (HQ), que lançou sua revista de numero 1 em 1939. Com mais de meio século de publicações, eles apresentaram ao público muitos dos heróis e vilões conhecidos atualmente. Entre eles o Homem-Aranha.

Aqueles que nunca leram os quadrinhos, como eu, ficam a mercê a indústria cinematográfica para conhecer mais das aventuras desses heróis. Todos sabem que em adaptações existem modificações no enredo, sejam elas para que a história se torne mais atrativo ao publico geral ou para que ela se encaixe em uma duração aceitável de filme. Mas até onde essas modificações influenciam o enredo original, só quem leu poderá dizer.

O que me deixou intrigada recentemente – e despertou a ideia desse post – foi a nova sequencia de filmes do cabeça de teia. A principio, eu pensei que eles fossem remasterizar o filme, melhorando imagem, efeitos e entrando no mundo do 3D. Claro, viriam novas histórias, novos vilões, mas o primeiro filme seria bem parecido, afinal de contas a história do personagem não poderia mudar tanto assim, certo? Totalmente errado. 


A começar pelo próprio Peter Parker. Na atual saga temos um garoto inteligente e magricela, que demostra sua inteligência através de suas invenções, como o dispositivo lançador de teia. Foi um alivio para mim não ouvir ‘vai teia’. Eu nunca engoli aquela teia saindo do pulso do personagem... Além disso, nos últimos filmes o Homem-Aranha interpretado por Tobey Maguire estava dramático ao extremo! Virando motivo de zoação entre os telespectadores e bem diferente da original personalidade do personagem.

Gwen Stacy. Foi com ela que a minha curiosidade sobre os quadrinhos surgiu. Ela foi a primeira namorada e sempre será o grande amor da vida de Peter Parker. É verdade que Mary Jane está destinada a ser esposa do Peter, mas isso não justifica o fato de eles terem omitido a existência de Gwen por tantos filmes. Ela é uma importante personagem dos quadrinhos, responsável pelo amadurecimento do Homem-Aranha, transformando ele de um moleque com superpoderes em um super-herói. A nova MJ deveria ter feito sua primeira aparição em O Espetacular Homem-Aranha 2. Sua interprete seria a atriz Shailene Woodley (Divergente), ela inclusive chegou a gravar algumas cenas como a que podemos ver a baixo, mas por questões estratégicas o diretor decidiu não incluir suas poucas cenas no longa. Eu sinceramente não gostei da escolha da atriz e espero que ela mude para gravação do próximo longa. Calma, não briguem comigo, adorei a Shailene como Tris, mas a Mary Jane e descrita como uma pessoa estonteante, e a atriz tem uma beleza bem comum.


 Outra coisa que difere nos filmes – além dos vilões – é a morte dos pais de Peter. Eles não são importantes na primeira saga de filmes, mas agora nós sabemos que as coisas não são bem assim. O pai de Peter foi um grande cientista (ele e sua esposa trabalharam na S.H.I.E.L.D por sinal, mas isso não vem ao caso) e a morte deles não foi por acaso. Isso muda muita coisa na história.

Um resumo geral é que todos estão ganhando com essa nova adaptação. Os fãs do HQ estão tendo uma história melhor adaptada, enquanto os leigos estão tendo a oportunidade de conhecer melhor e mais detalhadamente a história de Peter Parker.

Claro, eu não poderia terminar este post sem falar de uma mega notícia. O diretor de O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2, Marc Webb , anunciou que o HQ Homens-Aranha: O encontro de dois mundos – lançado no Brasil em 2013 – será a inspiração para o próximo filme da saga. Neste HQ, o Homem-Aranha clássico encontra sua atual versão, ou seja, provavelmente teremos um filme com os homens-aranhas de Tobey Maguire e Andrew Garfield!

Isso vai ou não ser demais?! A previsão de lançamento é 2018 então vamos guardando essa ansiedade, pois ainda falta muito!


Fontes: 12 e um amigo nerd ♥


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui

13 comentários

  1. Eu nunca gostei muito de Homem-Aranha, apesar de adorar heróis. Sempre o achei um personagem que deixa muito a desejar.
    Nesse novo filme parece que ele melhora um pouco. Talvez dê uma nova chance ao personagem.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dreeh!

    Nunca dei atenção ao Homem Aranha, sabe? Muita gente falou bem desse filme, mas infelizmente não tenho a mínima curiosidade de assistir x.x

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito fã do Homem Aranha, mas principalmente porque nunca li as HQ's e porque achava o ator que fez os primeiros filme, o Maguire, péssimo. Assim que vi que o ator ia ser mudado, resolvi dar uma chance e assisti ao filme. Sinceramente? Uma mudança bem significativa. Conheço pessoas que são fãs e me contaram o enredo das HQ's e pelo que percebi, esse Homem Aranha novo foi bem mais fiel a história original. Gostei bastante da escolha dos atores e principalmente das atuações. Vamos ver como será o segundo filme.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dreeh,

    Eu adoro filme do Homem Aranha, assim como minha mãe, meu pai e meu namorado. Mas sabe, nunca fui aquela fã. É algo que me atrai e eu gosto, mas nada muito desesperado, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não vi esse novo Homem-Aranha, mas não tem como não reparar na diferença gritante das namoradas. Só que nem procurei saber o porquê de tantas diferenças, achei q era só rivalidade entre os estúdios. ¬¬ kkkkkkkkkkk
    Gostei de saber dessas diferenças, mas não consegui imaginar como seria um filme com os 2 juntos. o.O Confuso, não?
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  6. De todos os filmes de super herois o meu favorito é Homem-aranha. eu ja amava a primeira saga e essa segunda saga ainda conseguiu ficar melhor!! amei a quimica entre os dois atores!! infelizmente eu estava lotada de coisas na faculdade e nao pude ir ver no cinema o lançamento do filme 2 :( mas assim que sair em DVD eu verei!

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!

    Eu também sou leiga nesses assuntos, mas tenho que admitir que prefiro bem mais essa nova saga do que a original, que sinceramente era bem sem graça (minha opinião). Não sabia desse filme com os dois homens-aranhas (o plural tá certo? kkk), mas curti a ideia. Só não consigo imaginar muito bem!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre adorei o Homem-Aranha, apesar de nunca ter lido as HQs, mas mesmo assim eu prefiro os filmes novos, sei lá, parece mais real do que os anteriores, é mais explicado, digamos assim .

    ResponderExcluir
  9. Bom nunca fui fã dessas coisas de herois e tals, mas as vzs assisto desenhos e o homem aranha tbm nunca foi um dos meus preferidos, lembro uma vez de ter começado a assistir um filme com meu primo, e ai eu acabei dormindo no meio do filme e que era do homem aranha kkkkkk lá pelo ano de 2002 ou 2003 kkkkkkkk
    Mas gostei muito do post e sou uma completa sem saber quando fala de HQ kkkk
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  10. Sou fã de quadrinhos do Homem-aranha e me decepciono demais com todas essas adaptações bem mal feitas dos quadrinhos! Sei que eles tem de mudar algumas coisas, mas mudar coisas de extrema importãncia já e demais! Por isso assisto os filmes como um mundo paralelo...

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm não li (ainda, mas quem sabe um dia) os HQ do Spider-Man, porém, assisti todos os filmes, amei todos em suas "diversas" formas!
    Achei todos criativos e interessantes, mas confesso que não muito chegada em sua história, gosto bem mais do Super-Man kkkkkkk e da Mulher maravilha *-*
    Ah, e do Batman e Robbin é claro!
    O Aranha é o que menos gosto, mas os filmes ficaram ótimos, eu achei! =D

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  12. Amo Homem Aranha e me perdoem fãs do novo. mas eu amava o antigo também <3
    Assisti todos eles no cinema e eram tipo, tudo de bom s2
    Amava o elenco e tudo mais... o novo também é ótimo, mas acho que ainda gostava mais do antigo, rs.

    ResponderExcluir
  13. Como um um grande nerd em todos os ramos que a palavra leva vejo muita gente citando muitas das diferenças das diferentes produções, não houve guerra de estudios, as duas sagas são feitas pelo mesmo estudio, so mudou o diretor.

    A saga atual é bem fiel aos quadrinhos, principalmente levando em consideração que o universo cinematografico é relatado ate mesmo nos quadrinhos como um universo a parte, então nunca vai ser 100% fiel por ser algo a parte, como em um comentario cheguei a ler é um universo pararelo e tem que ser encarado como tal, e pra quem so conhece os quadrinhos antigos, o universo dos filmes se aproxima do Universo Ultimate (criado ja nos anos 2000 pra dar origens atuais aos personagens) e se comparado a esse universo o filme atual ficou o mais proximo de uma adatapção de filmes poderia ser dos quadrinhos.

    A postagem para uma leiga ficou repleta de detalhes e achei bem coerente sem se extender muito, so torço sinceramene para que não disperdicem um filme pra juntar o aranha somente ao universo do Tobey, seria muito melhor apresentar ao grande publico uma infiidade de outros aranhas, como o Miles Morales (atual homem aranha do universo Ultimate), o aranha escarlate, aranha Noir, o Aranha 2099, Mulher Aranha e muitos outros, fazendo uma grande equipe aproveitando que a guerra de estudios não permite o Aranha nos Vingadores (embora seria bem mais legal ele num cross over com o quarteto fantastico formando a Fundação Futuro), ate mesmo porque em breve teremos um arco nos quadrinhos explorando isso e se teria uma grande divulgação dupla e uma interação entre quadrinhos e filmes e assim ter um maior aproveitamento das midias.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥