31 maio 2023

Resenha - A Natureza das Bruxas, Rachelle Griffin



Livro: A Natureza das Bruxas
Autor(a): Rachelle Griffin
Editora: Rocco
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora


Em um mundo em que as bruxas controlam o clima, cada vez mais errático e perigoso, somente uma garota pode salvar a Terra da destruição. Mas os poderes de Clara colocam em risco mortal aqueles que ela mais ama e, conforme seus sentimentos pelo bruxo que a treina crescem, ela será forçada a escolher entre a magia, o amor e o planeta. Há séculos as bruxas mantêm o clima sob controle, seus poderes atingindo ápice durante a estação em que nasceram. Mas conforme as mudanças climáticas tornam a atmosfera mais errática, manter o controle fica cada vez mais difícil – e é aí que entra Clara Densmore, uma rara bruxa atemporal cuja magia se conecta a todas as estações. No outono, Clara está cansada de sua magia, que, imprevisível, ameaça a vida de quem ela mais ama. Apesar da necessidade crescente de alguém que possa controlar eventos climáticos cada vez mais perigosos, o plano de Clara é usar o eclipse solar para se livrar de sua magia para sempre. No inverno, o mundo está à beira do caos. Incêndios florestais e tempestades violentas convencem Clara de que ela é a única que pode evitar mais desastres. Na primavera, ela se aproxima de Sang, um bruxo vindo de outra escola que está ajudando-a em seu treinamento. Conforme os poderes dela se fortalecem, o mesmo acontece com seus sentimentos, e Clara teme que Sang torne-se a próxima vítima de sua magia. No verão, Clara precisa escolher entre seu poder e sua felicidade, seu dever e seus entes queridos… antes que perca tudo. Um apaixonante romance de estreia, A natureza das bruxas é uma história sobre uma mulher poderosa que deve decidir se usar sua magia volátil para ajudar o mundo vale o preço de abrir mão da pessoa que mais ama.



No universo de A Natureza das Bruxas, humanos e bruxas coexistem. As bruxas usam seus poderes para conter o clima, que fica cada vez mais alterado por conta da interferência dos humanos na busca de novas tecnologias. Cada bruxa possui afinidade com uma estação do ano, onde seus poderes são mais fortes.

No centro disso tudo está Clara e ela é uma bruxa diferente. Por ser uma atemporal, Clara tem afinidade com todas as estações e ela tem tudo para ser a bruxa mais poderosa da escola, mas uma perda trágica a deixou insegura e com medo do seu dom. Sua melhor amiga morreu por culpa dela e desde então a garota contém os seus poderes e frustra seus mestres.

Contudo, cada dia mais e mais bruxas estão morrendo de esgotamento, tentando controlar condições climáticas atípicas e uma bruxa atemporal em pleno poder pode ser a salvação de todas. É por isso que a escola tenta um último treinamento com Clara, liderado por Sang, um bruxo da primavera com um dom secreto.

Conforme Clara vai aprendendo com Sang, seu poder vai se tornando mais fácil de manusear. Só que quanto mais tempo vai passando com ele, mais seus sentimentos vão se confundindo e ela sabe que é perigoso libertar sua magia perto de quem ela gosta. Como este treinamento pode dar certo? Clara conseguirá salvar as bruxas? E poderá ela se permitir que seu coração sinta algo por Sang?

A Natureza das Bruxas foi lançado no início do ano pela editora Rocco e já chamou minha atenção por conta da capa, que é belíssima. Quando li a sinopse, senti que o livro teria tudo para funcionar para mim, mas não foi bem isso que aconteceu. Não é um livro ruim, mas está longe de ser maravilhoso.

A escrita de Rachel Griffin é muito boa e fluida. Este é um livro fácil de ler, que você consegue devorar muitas páginas em pouco tempo. O grande problema está na evolução da história em si. Eu já estava em 50% do livro e não tinha ideia de para onde a trama estava me levando. Muita coisa acontecia e não levava a nada.

Clara é uma protagonista difícil de acompanhar. Entendo que ela sofreu muito com a morte dos pais e da melhor amiga, mas ao invés de usar isso como força para se tornar alguém melhor, ela simplesmente desistiu e se colocou numa posição de mártir sofredora. Um mundo inteiro depende dela e ela só tem pensamentos egoístas.

Em compensação, os personagens coadjuvantes roubam a cena. Sang é maravilhoso desde sua primeira aparição e sua devoção por Clara é algo louvável. Ele quer ensiná-la, protegê-la e mostrar que, sim, ela merece ser amada. Paige, que formava um trio com Clara e Nikki, não aparece tanto no livro, mas seus momentos dão vários choques de realidade necessários na protagonista.

Em resumo, A Natureza das Bruxas é um livro bem escrito, com personagens secundários bem desenvolvidos e com uma premissa boa, mas que peca no desenvolvimento da trama e da protagonista. Contudo, por ser uma trama leve e rápida de ler, eu deixo aqui minha recomendação. Depois me contem o que acharam dessa história!





Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥