02 junho 2023

Resenha - Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã, Gabrielle Zevin



 
Livro: Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Autor(a): Gabrielle Zevin
Editora: Rocco
Páginas: 400
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora


Neste romance emocionante da autora best-seller de A vida do livreiro A. J. Fikry e Em outrolugar, dois amigos – que sempre se amaram, mas nunca foram amantes – se unem em uma parceria criativa na indústria dos videogames, um mundo que lhes traz fama, felicidade, tragédia, dúvidas e, de certa forma, imortalidade.Em um dia congelante de dezembro, no seu terceiro ano em Harvard, Sam Masur sai do metrô e vê, entre uma horda de pessoas esperando na plataforma, Sadie Green. Ele a chama. Por um momento, ela finge não ouvir, mas então se vira, e um jogo começa: uma colaboração lendária que vai levá-los ao estrelato. Esses amigos, próximos desde a infância, pegam dinheiro emprestado, pedem favores e, antes mesmo de se formarem, lançam seu primeiro sucesso, Ichigo. De um dia para o outro, o mundo é deles. Com menos de vinte e cinco anos, Sam e Sadie são brilhantes, bem-sucedidos e ricos, mas essas vantagens não vão protegê-los de suas próprias ambições criativas e das traições do coração. Abarcando mais de trinta anos da vida dos protagonistas, de Cambridge à Califórnia, passando por lugares distantes, reais e virtuais, Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã é uma história intrincada, imaginativa e tocante que examina a natureza múltipla e complexa de nossos fracassos, identidades e deficiências, das possibilidades redentoras dos jogos e, acima de tudo, de nossa necessidade de conexão, de amar e sermos amados. Sim, é uma história de amor, mas diferente de tudo que você já leu.



Nostalgia, videogames e os altos e baixos de uma amizade que perdura por anos, esses são os principais elementos de Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã, o romance de formação de Gabrielle Zevin.

Nesta obra, iremos acompanhar a relação de amizade entre Sadie e Sam por aproximadamente 30 anos, desde o primeiro contato na infância, quando um jogo de videogame selou essa amizade em um ambiente inesperado, até quando eles se reencontram e iniciam o processo de criação de um game que os levaria a uma jornada de sucesso.

No entanto, muito mais do que falar de jogos e todo o seu processo de criação e aceite nas indústrias do ramo, tema que acredito eu, agradará o público gamer e deixará aquele gostinho de nostalgia em muitos, sendo amantes de jogos ou não, a obra de Zevin também fala sobre relacionamentos, sobre amores, traições, amizade e luto.

E por iniciar na década de 90, o livro também permite ao leitor acompanhar o avanço da tecnologia ao longo dos anos, quando disquetes eram muito utilizados, bem como traz temas sérios com o passar do tempo e amadurecimento dos personagens, sendo misoginia, xenofobia e fanatismo os mais trabalhados.

Se você não é fã de games, pode acontecer que em alguns momentos do livro a história se torne um pouquinho cansativa, contudo, mesmo acompanhando pouco desse universo, confesso que me vi imersa no processo criativo dos personagens e nas suas ambições a cada jogo criado.

Em suma, Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã foi uma grata surpresa e despertou em mim o desejo de me aventurar ainda mais pelo mundo dos gamers, mas acima de tudo, Zevin conseguiu despertar em mim os mais diversos sentimos ao acompanhar a trajetória e decisões desses personagens, que por vezes erraram em suas escolhas, foram egoístas, mas lutaram para acertar. E não é essa também a nossa jornada como seres humanos?



Um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥