30 maio 2022

Resenha - King of Scars: Trono de ouro e cinzas, Leigh Bardugho



Livro: King of Scars: Trono de ouro e cinzas (Duol. Nikolai #1)
Autor(a): Leigh Bardugho
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 602
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Ele fará de tudo para salvar seu país – e sua alma. Mas alguns segredos não podem ser escondidos, e algumas feridas são impossíveis de cicatrizar. Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono – e o próprio rei prefere que continue assim. Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças. Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele fez e vem fazendo por seu povo. Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele.



King of Scars é o primeiro volume da duologia do Príncipe Nikolai e faz parte do Grishaverso, o universo criado pela autora Leigh Bardugo. Este livro se passa três anos após os eventos de Ruína e Ascensão e traz a perspectiva de Nikolai, o príncipe herdeiro, tentando reerguer Ravka.

A missão do jovem rapaz não está sendo nada fácil. Alguns nobres contestam seu direito ao trono após os eventos da guerra contra o Darkling e a instabilidade política é um grande problema. Além disso, uma forte crise econômica assola o império e reconstruir o que foi perdido pode ser ainda mais difícil.

Contudo, o maior problema de Nikolai são as marcas internas e externas que a guerra lhe deixou. A magia do Darkling não foi totalmente drenada de dentro dele e o príncipe sente que o monstro que vive dele pode estar se fortalecendo. Caso ele perca o controle, tudo aquilo pelo qual vem lutando pode ser destruído outra vez.

Nikolai precisa de uma cura e a única forma que tem de encontrá-la é em uma missão muito perigosa. Quem irá lhe ajudar neste propósito é a Grisha Zoya, que não quer ver Ravka de volta ao poder sombrio do Darkling. Juntos, os dois tentarão salvar Nikolai e o país, mas não será nem um pouco fácil.

Eu li toda a trilogia Grisha no ano passado e fiquei encantado pelo universo criado por Leigh Bardugo. Cada episódio da saga de Alina e Darkling era épico e envolvente e eu queria mais e mais. Depois de desbravar a duologia Six of Crows, estava na hora de ter mais de Nikolai e eis que neste ano a Planeta Minotauro trouxe o lançamento da duologia protagonizada pelo melhor príncipe de Ravka!

A escrita de Bardugo segue bastante fluida e envolvente. Não sei se foi minha ansiedade em saber o que aconteceria e de reencontrar um dos meus personagens favoritos mais uma vez, mas devorei as primeiras 100 páginas num piscar de olhos. A trama é bastante densa, com todo um contexto político que mostra a evolução da narrativa da autora.

O livro é narrado alternando as perspectivas de Nikolai, Zoya e Nina (sim, a Nina de Six of Crows) e gostei muito deste estilo de narrativa. Contudo, as partes com foco em Nikolai e Zoya eram as mais interessantes e com mais ação e emoção.

Falando nestes dois personagens, a dinâmica entre eles é sensacional. Nikolai e Zoya são iguais em muitos aspectos e se completam em suas diferenças. Foi muito bom acompanhar Bardugo revelando novas nuances de suas personalidades e construindo um bom romance entre eles, daqueles que fazem todo o sentido. Amei toda essa vibe slow burn e já shippo muito esse casal.

King of Scars entregou tudo o que prometia e mais um pouco, já me deixando ansioso por Rule of Wolves, que é o volume final da duologia. Recomendo essa leitura de olhos fechados. Vale muito a pena!






Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥