15 dezembro 2020

Resenha - Árvore dos desejos, Katherine Applebale


Livro:
 Árvore dos desejos
Autor(a): Katherine Applegate
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios. Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida. Delicado, engraçado e profundo, Árvore dos Desejos é um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.

No ano em que completa 216 anéis, Red se depara com situações intrigantes mesmo achando que após tantos anos já havia visto de tudo. Paciente e aceitando para si o papel de árvore velha e sábia, Red, o carvalho vermelho é famoso no bairro por ser a árvore dos desejos, onde todos os anos os humanos amarram pedacinhos de tecido com seus desejos anotados. Ela também abriga sua melhor amiga, uma corvídeo chamado Bongô, e várias outras famílias como gambás, guaxinins e corujas. É quase que um edifício lotado. E ela é feliz assim, além de ser extremamente otimista.
Gosta de observar os humanos, principalmente aqueles que moram nas duas casinhas iguais as quais ela pertence, e apesar de adorar fofocar com seus amigos, na frente dos humanos ela se mantém quieta a qualquer custo, afinal, já pensou que loucura seria se a pegassem falando?

Deve ser uma delícia, sem dúvida. Alegria pura. Mesmo assim, eu não trocaria nem um pedacinho da minha raiz por nada disso. É uma tremenda dádiva amar ser quem você é.

Gente. Do. Céu. Eu pensei que fosse desidratar de tanto chorar com essa história. A edição por si só já me ganhou a primeira vista, esse brilho na capa, folha de qualidade, ilustrações... ❤️ A escrita é muito leve, a autora consegue fazer o leitor se apegar a maioria dos personagens, principalmente à Red. Por ser pelo ponto de vista da árvore, alguns fatos vão sendo entregues lentamente e/ou sem a maldade humana, o que tornou a experiência ainda mais emocionante.

Eu ri, suspirei, chorei, ri de novo e terminei a leitura com o coração quentinho e favoritando esse conto de fadas pra lá de especial que fala sobre empatia e amizade.






Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥