22 janeiro 2019

Resenha - O Principe Cruel, Holly Black


Livro: O príncipe cruel (O povo do Ar #1)
Autor(a): Holly Black
Editora: Galera
Páginas: 322
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Primeiro livro da mais nova série de Holly Black. Conheça a impressionante história de uma garota mortal que se vê presa em uma teia de intrigas reais. Jude tinha 7 anos quando seus pais foram assassinados e foi forçada a viver no Reino das Fadas. Dez anos depois, tudo o que ela quer é ser como eles – lindos e imortais – e realmente pertencer ao Reino das Fadas, apesar de sua mortalidade. Mas muitos do povo das Fadas desprezam os humanos. Especialmente o Príncipe Cardan, o filho mais jovem, mais bonito e mais cruel do Grande Rei. Para ganhar um lugar na Alta Corte, ela deve desafiá-lo... e enfrentar as consequências. Envolvida em intrigas e traições do palácio, Jude descobre sua própria capacidade para truques e derramamento de sangue. Mas, com a ameaça de uma guerra civil e o Reino das Fadas por um fio, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs, e o próprio Reino. Com personagens únicos, reviravoltas inesperadas, e uma traição de tirar o fôlego, este livro vai deixar o leitor pedindo bis – querendo mergulhar de cabeça na continuação deste universo.


Os pais de Jude foram assassinados quando ela tinha sete anos, fazendo com que ela e suas irmãs fossem levadas para o Reino das Fadas. Mesmo elas sendo humanas. Anos depois, ela ainda sofre com a raiva que os feéricos nutrem pelos humanos, mas seu maior desejo é ter conseguir um espaço nesse reino e na Corte. Em busca de seu objetivo, ela começa a desafiar o príncipe Feérico Cardan - aquele que mais odeia os humanos - e a participar de intrigas dentro da corte, se mostrando uma oponente tão cruel e sabia quanto os próprios Feéricos.

No fundo do meu coração, eu desejo ser a melhor.

Antes de seu nascimento, a mãe de Jude foi casada com Madoc, um general do Grande Rei de Elfhame. Uma série de motivos a levam fingir a própria morte, para que pudesse se esconder no mundo humano junto com sua primogênita, Vivi. Jude e sua gêmea, Taryn, são fruto de um novo casamento, desta vez com um mortal. Infelizmente, Madoc acaba descobrindo a verdade e, em nome de sua honra, acaba assassinando o casal na frente das meninas. Ele acaba por levar todas para sua casa, assumindo as responsabilidade por elas e as cria como se fossem filhas dele.

Após esse episódio, temos um salto temporal de dez anos e cada menina se desenvolver de forma diferente. Vivi virou uma força da natureza. Aprendeu magia e segue fiel as suas irmãs e a promessa de odiar seu verdadeiro pai pelo que ele fez. A considero uma das personagens mais interessante desse livro e gostaria de ver muito mais dela nos próximos volumes da serie. Ela vive escapulindo para o mundo humano e até tem uma namorada humana. Apesar de isso fugir um pouco da trama principal, a autora poderia introduzir capítulos com o arco de aventuras de Vivi... Taryn é uma jovem bonita e frágil, que tenta se adequar o máximo possivel ao meio feérico, o que a torna muito submissa a várias situações.

E temos a Jude, que seria a que realmente importa nessa historia. Ela foi muito bem desenvolvida e amadureceu ao longo da história. No início vemos que, apesar de ser uma humana frágil, ela bate de frente inúmeras vezes com quem tenta rebaixar sua raça. Jude é super dedicada e sonha em fazer parte da Corte, mostrando seu valor lutando nas guerras, assim como seu pai adotivo. A única coisa que parece esta no caminho desse sonho, é a fragilidade humana. Ela é sempre testada por seus colegas de escola, principalmente o príncipe feérico Cardan. Uma rapaz lindo e perverso, que odeia os humanos. Mais especificamente Jude.

Madoc não faz ideia do que eu sou.
Talvez eu também não saiba. Talvez eu nunca tenha me permitido descobrir.

Com o desenrolar da historia, Jude desafia e testa os limites de Cardan, chegando ao ponto de, finalmente, ser notada pela Corte do próximo herdeiro da coroa, o príncipe Dain. Num mundo onde Feéricos não podem mentir e humanos são os maiores mentirosos que existe, Jude é convidada para ser a espiã do principe herdeiro e assim conseguir seu lugar de honra.

Esse foi o primeiro livro que li de Holly Black, e acabo de descobri uma grande paixão por sua escrita simples e rápida. Podemos ver nessa historia muita coisas no mesmo estilo de Sarah J Maas e seu universo de Corte de Rosas e Espinhos. Ela já é conhecida do público por obras como Cronicas de Spiderwick, Boneca de ossos e Magisterium (escrito em conjunto com sua amiga Cassandra Clare), mas caso você seja fã de aventura e ainda não conheça essa autora maravilhosa, comece com O príncipe Cruel.

2 comentários

  1. Admito que não conheço o trabalho da autora, mas o nome dela é muito citado e suas obras elogiadas pelo mundo literário.
    As Crônicas pelo que me recordo ficou entre os livros mais vendidos há um tempinho!
    Ainda não tinha lido nada a respeito deste novo trabalho,mas como amo o gênero adorei tudo que li acima!
    Jude é tão jovem, tão humana e mesmo assim, parece que vai ter que encarar grandes desafios. Fora a raiva, conviver com seres poderosos.
    E a perda...
    Um enredo forte que com certeza, espero poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente ouve falar no reino das fadas já imagina alguma coisa serena. Esse livro veio para mostrar que as coisas não são bem assim, né?
    Eu tenho o livro Boneca de Ossos mas ainda não li então não conheço a escrita da autora. Mas me encantei com esse mundo fantástico que ela criou para essa série.
    Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥