17 janeiro 2019

Resenha - Declarar, Nina Lane


Livro: Declarar (Espiral do Desejo #3)
Autor(a): Nina Lane
Editora: Paralela
Páginas: 320
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
O casamento de Dean e Olivia West sobreviveu a segredos, desilusões e uma tragédia devastadora, persistindo mais forte do que nunca apesar das mais inimagináveis ameaças, até que uma simples mentira inventada por uma pessoa cruel e vingativa se mostra capaz de colocar tudo a perder. Separado de seu lar pelo oceano Atlântico, Dean comanda uma escavação na Itália enquanto luta para salvar sua vida profissional. Mas a distância de sua esposa e do mundo à parte que construíram juntos é mais difícil do que ele imagina, principalmente quando ele descobre que Liv está passando por uma crise vinda do passado – um passado terrível do qual ele sempre tentou salvála... Mais forte e confiante do que nunca, Liv está determinada a andar com as próprias pernas e, acima de tudo, defender seu marido daqueles que desejam derrubálo. Mas a visita inesperada de sua mãe traz à tona uma série de questões mal resolvidas que a assombram há anos. No último e mais explosivo volume de Espiral do Desejo, Dean e Liv terão que superar os obstáculos mais difíceis de suas vidas enquanto respondem à clássica pergunta: há, afinal, força maior do que a de um grande amor? 


ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES.
LEIA A RESENHA DE DESPERTAR E DESEJAR.


Os acontecimentos que levaram Liv e Dean a descobrir que seu casamento não era perfeito, criou uma rachadura profunda entre eles, mas também foi o curativo que prometia os unir ainda mais. Afastado das salas de aula, Dean está passando uma temporada na Itália supervisionando uma expedição importantíssima. Enquanto isso, Liv tem a chance de investir de verdade em sua carreira. Ela ama os livros e as histórias que eles tramitem, por isso decide uni-los a culinária, sua paixão mais recente, ao abrir uma espécie de confeitaria temática.

A distância física os levam de volta a época quem que eram apenas namorados, quando trocavam e-mails e passavam longas horas ao telefone. O clima de conquista do início de relacionamento faz bem ao relacionamento dos dois, que continuará passando por grandes provações. A acusação de assédio sobre Dean se tornam ainda mais graves e o passado de Liv volta com tudo para tentar desestabilizá-la. Se desta vez eles não trabalharem em uma única frente para enfrentar seus problemas, pode ser que não sobrevivam.

Meu marido não me ama apenas. Ele sabe como me amar. Sabe o que preciso e quando preciso dele, e até melhor do que eu mesma sei. Ele sabe como desdobrar todas as peças complicadas e difíceis de mim e harmoniza-las com o toque de sua mão.

Espiral do desejo foi uma série que me conquistou muito rápido. Os protagonistas já tinham um relacionamento sólido, abrindo espaço para novos tipos de discussões; a falta de perfeição deles, que os aproxima da realidade... tudo os tornava diferente dos livros que eu já conhecia. Porém, meu encantamento veio diminuindo ao longo da série, até eu me encontrar nesse estado, em que não consigo definir se gostei ou não do que li.

O primeiro ponto é o quão surreal é essa saudade deles. Eu sou canceriana raiz, então acreditem, eu sei o que é ser traumática em relação a saudades. Às vezes é ótimo dedicar um momento a nós e a mais ninguém! E a abstinência sexual que aparece junto? Não dá nem para dizer que é libido de início de relacionamento, porque uma coisa é você aproveitar todos os momentos, outra bem diferente é ter a real vontade de transar a cada cinco minutos, o dia todo, todos os dias da semana. Nem preciso comentar que acabou gerando um desequilíbrio entre as cenas que contavam a história e as eróticas.

Tudo é fácil e natural com ela, minha fada da luxúria, minha linda esposa. Deseja-la é como respirar. A necessidade dela flui no meu sangue. O amor que sinto faz meu coração bater, se sempre vai ser.

Mas nem tudo foi ruim. A história continua sendo contada sob o ponto de vista de ambos os protagonistas e fica claro que Dean está tentando controlar seu gênio possessivo. Isso foi algo que me incomodou muito no livro anterior, e mais um pouquinho eu diria que ele submetia Liv a um relacionamento abusivo. E o casal, finalmente, parou de esconder informações um do outro. Um pouco de diálogo fez bastante diferença no relacionamento deles, tanto que passaram a enfrentar os problemas juntos.

De acordo com os originais lançados por Nina Lane, ainda teríamos 4 histórias, mas a editora anunciou Declarar como o desfecho da série. Com isso, várias pontas ficaram soltas. Alguns personagens apareceram ao longo da história trazendo um ou outro assunto e a maioria deles foi pouco explorado. Eu queria mais e talvez exista esse mais! Porém, acho que nunca irei saber.

Liv e Dean são um casal arrebatador e mesmo com todos os porém da narrativa, é fato consumado que o leitor devora sua história. Quem busca uma história bem quente para passar o tempo, nem precisa mais procurar...


2 comentários

  1. Mesmo sem ter lido os dois livros anteriores, pude acompanhar as resenhas e é sem sombra de dúvidas, um casal que acabou caindo nas graças dos leitores.
    Eu sou uma romântica, daquelas antigas que acredita no amor, que pode até não viver muito o que acredita, mas que luta a cada dia para sanar os problemas que todo relacionamento tem.
    Com certeza, espero poder conhecer a história deste casal que mesmo tendo passado por tanta coisa, parece que vai sobreviver a mais uma grande história!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não acompanho essa série. Eu também entendo o que é saudade e o que é ficar longe do amado. Mas, mesmo assim, também achei forçado isso de sexo a cada 5 minutos. Aproveitar ok, mas aí já ficou demais.
    Apesar de serem protagonistas mais próximos da realidade, eu ainda nào consegui me convencer a ler esses livros.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥