Livro: Nova Ordem Mundial (A Guerra dos FAE #4)
Autor(a): Elle Casey
Editora: Geração
Páginas: 384
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora
Quarto e último capítulo de uma série surpreendente de aventura e magia e agora? Como enfrentar a necessidade de sacrifícios de uma Nova Ordem Mundial para os Fae? Jayne e seus amigos estão numa encruzilhada, tendo que enfrentar a batalha final que decidirá a formação da nova ordem exigida pelo mundo sempre em guerra entre os Fae da Luz e da Escuridão. Jayne se encontra numa encruzilhada não somente no terreno da estratégia e da magia, mas também do coração, que está dividido entre seu anjo da guarda e seu amigo elemental, Chase e Spike. Acontecimentos inesperados darão um toque surpreendente de romantismo e lágrimas neste último volume da Guerra dos Fae. Surpresas após surpresas são mantidas até o final, que será ainda mais surpreendente para os fãs da insolente e destemida Jayne. E estão de volta o bom humor com o duende Tim e suas palhaçadas, bem como todos os perigos de um mundo onde de cada personagem ou situação pode brotar uma revelação inesperada, exigindo novas lutas e difíceis adaptações. O mundo de aventuras de Elle Casey em A Guerra dos Fae tem aqui um encerramento apoteótico e brilhante.
Como eu escrevi na resenha de Luz e Trevas, o livro termina no ápice de uma batalha, dando inicio a trama de Nova Ordem Mundial exatamente do ponto onde paramos no último volume da série. Consequentemente, logo no primeiro capítulo temos um bombardeio de ação, drama e reviravoltas que nos faz não querer mais parar de ler. A autora usou um ótimo artifício para segurar o leitor logo nos primeiros capítulos achei isso formidável.
Mantive o fluxo, mas, simultaneamente, construí uma bola de poder concentrado em minhas mãos. Ela fervia e rolava; era minha última tentativa de fazer Ben explodir em pedacinhos. Se eu pudesse lançar a bola nele, sabia que algo grande aconteceria. (Pág. 8)
Jayne acaba utilizando seus poderes além do que deveria, e agora se encontra em apuros, dependendo dos seus amigos enquanto se recupera. Nesse ínterim, ela acaba por descobrir novos fatores que vão faze-la compreender que além do perigo da guerra iminente a ser travada entre os Fae da Luz e os Fae das Trevas, há um perigo maior que poderá destruir os dois mundos de uma só vez, o mundo dos Fae e o mundo dos humanos estão ameaçados por uma força maior, uma força maligna do mundo inferior.
Ponto positivo para essa revelação, já que adicionou um aspecto bem mais sombrio e ameaçador a trama, com direito a passagens bem assustadoras em alguns momentos. Dessa vez o perigo parecia bem mais real do que as ameaças anteriores dos Fae das Trevas.
Não só esse elemento está presente, esse parece ser o volume em que os sentimentos da protagonista estão mais aflorados, aquele turbilhão de sentimentos que todos nós temos quando somos adolescentes, nesse caso parecem nada comparados aos que Jayne está sentindo agora. Medo, suspense, tensão, tristeza e muito romance, são alguns dos aspectos desse livro.
Aproximei-me e segurei sua mão. - Em que devo pensar? Seu rosto? Seus olhos?
Eu não queria dizer em que estava pensando: Devo pensar em seu corpo incrivelmente musculoso? Em seus bíceps fortes, em seu raro, mas cativante sorriso? Em seu jeito sexy? (Pág. 79)
Os amigos de Jayne estão muito mais envolventes também. Destacando aqui as participações de Tony, Tim e Spike, que estão impagáveis nessa história.
A escrita de Elle Casey está cada vez mais fluida e com uma leveza fundamental para fazer a gente não ficar entediado nas passagens menos vibrantes do livro. Esse é um livro onde eu esperava mais desfechos, pois acreditei, desde o início da leitura da saga, que este era um livro de fechamento, onde a verdadeira guerra seria travada, mas vi novos personagens sendo adicionados, capítulos inteiros, irrelevantes sobre salão de beleza e tratamento capilar entre outros. Quando chegou a metade do livro, comecei a ficar muito preocupado que o que faltava não fosse suficiente para amarrar todas as pontas soltas, todos os mistérios e tudo mais. Faltando um quarto do livro, minhas esperanças de um final coerente já estavam perdidas. Até que eu resolvi visitar o site oficial da autora e descobri que essa série não é uma quadrilogia. Na verdade, a série possui dez, isso mesmo, dez volumes e os últimos dois ainda estavam em produção no exterior. Fez muito mais sentido com essa informação. Gostaria de ter descoberto isso antes de começar a me preocupar com o final desse livro.
Com essa informação, não foi uma surpresa que o final desse livro não possui nenhum desfecho, conclusão ou ponto final. Não fiquei decepcionado com isso porque agora sei que a saga é muito maior do que eu esperava, continuarei acompanhando a saga fantástica de Jayne Sparks e seus amigos, vamos torcer para que a Geração Editorial continue lançando essa obra por aqui.
Queria destacar mais uma vez a qualidade dos livros, esse não menos que os anteriores, possui uma diagramação e capa impecáveis. Ouso a dizer que a capa lançada por aqui é infinitamente mais bonita que a original. É uma bela coleção para se ter na estante, independente da obra. A versão que eu tenho possui uma inconsistência na tradução em relação ao nome de uma classe de personagem do volume anterior. “Wrathe” foi traduzido como “Irado” no livro 3, mas nesse resolveram não traduzir a classe, me incomodou um pouco, mas nada que tire o brilho e o cuidado que a editora teve no lançamento desses quatro volumes até agora.
Eu somente acompanhei as resenhas dos primeiros livros, mas já foi suficiente para desejar e muito conhecer toda a história.
ResponderExcluirGosto disso, de autores que conseguem prender o leitor, construindo personagens participativos e com história dentro da história.
E essa saga parece bem completa.
Lerei se possível!!
Beijo