Livro: Não é só uma história de amor
Autor(a): Mariana Sampaio
Editora: Outro Planeta
Páginas: 208
Adquira: Submarino | Saraiva | Travessa | Americanas
Livro cedido através da parceria com a editora
O romance de estreia de Mariana Sampaio, fenômeno do Instagram e YouTube. Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana. Mas o que ela estava prestes a descobrir era que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Após a revelação de um grande segredo de sua mãe uma série de eventos inesperados começa a acontecer. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça. Não é só uma história de amor nos brinda com a trama de duas mulheres e um segredo em que o passado da mãe se choca com o presente da filha. O romance de estreia de Mariana Sampaio intercala pontos de vista que, ainda que separados pelo tempo, mostrarão que mãe e filha não são tão diferentes assim. 'Sempre que nosso coração manda, devemos abrir as asas e voar sem pensar nos riscos e no que deixamos para trás'. Bianca Briones, escritora.
O livro é narrado em terceira pessoa e conta de forma intercalada a história de duas mulheres, a da filha Laura que se desenvolve no presente e a de sua mãe Cláudia, que é narrada no final dos anos oitenta.
Laura tem 25 anos e embora seja uma mulher independente e até mesmo possa dizer que tem uma boa vida, sente que algo lhe falta. Ela e o amigo de longa data Beto, trabalham em uma emissora de TV, porém enquanto o amigo conquista um novo lugar em seu ambiente de trabalho, Laura permanece estagnada e por isso ela decide que precisa mudar sua história. Ela só não imaginava que receberia uma ligação de sua mãe revelando um segredo que poderia mudar sua vida drasticamente.
Sem aceitar a revelação da mãe, Laura bate de carro enquanto fala ao celular e conhece Junior, o motorista envolvido no acidente que a trata de forma grosseira por conta de sua imprudência. Com um dia que merece ser esquecido e com uma vida de mentiras graças a sua mãe, Laura decide pedir demissão no emprego, deixar o Brasil e viajar para a Europa com o amigo Beto para tentar a vida como DJ. Isso mesmo, ela larga tudo, o amigo Beto coincidentemente também é demitido da emissora em seu primeiro dia de promoção e juntos eles decidem viver essa aventura.
Chegando a Europa as coisas começam a dar certo para Laura, ela agora é uma DJ de sucesso e seu amigo Beto é um youtuber super famoso. Para completar ela esbarra em Junior, o grosseirão que conheceu no acidente no Brasil meses atrás e que também está passando uma temporada na Europa, o encontro entre os dois novamente não é dos melhores, mas quando o destino começa a coloca-los frente a frente e certa noite o envolvimento entre os dois se torna mais intenso, Laura começa a desenvolver por Junior um interesse maior, porém quando o rapaz some deixando para trás apenas um bilhete de adeus, Laura começa uma busca atrás daquele que ela acha ser o homem de sua vida.
Quando iniciei esse livro compreendi que a Mariana tinha uma história com tudo para dar certo, porém quando vários acontecimentos começaram a surgir na vida da protagonista ficou difícil de acompanhar, afinal como seria possível você decidir hoje que sua vida não está legal, sair de seu país de origem e aproximadamente seis meses depois já ser sucesso em uma nova carreira em um país desconhecido? Faltou desenvolvimento na história, as coisas acontecem tão rápido que fica impossível sentir conexão com a trama e torcer com a personagem já que tudo na vida dela acontece da forma que ela quer e para ontem.
O ponto alto da leitura foi Beto, o melhor amigo gay que em minha opinião foi o personagem mais agradável da trama. Laura não conseguiu me conquistar com seu jeito mimado e seu comportamento grosseiro com a mãe, achei a personagem inteligente e cheia de convicção, mas falta-lhe um pouquinho de amadurecimento.
Em relação a edição física, a capa é simples mas com uma beleza singela, as folhas são amareladas, as letras grandes e não lembro de ter encontrado erros de revisão.
Em suma, Não é só uma história de amor é uma trama com uma narrativa leve e fluída que poderia ter muito mais conteúdo se desenvolvesse melhor a história e seus personagens. É um livro bom para ler de forma despretensiosa e entre leituras mais densas.
Sou muito distante desse mundo de Youtubers. Não acompanho nenhum deles e sinceramente, não vejo nenhum vídeo. Já tentei alguns e me deparei com adolescentes gritantes e sem muito conteúdo. Então, prefiro não ver ou ler nada.
ResponderExcluirA história realmente parecia ter tudo para dar certo. Exceto pela personagem infantil. Não gosto disso. Prefiro as mocinhas que tem personalidade e que cresçam durante a trama. Mas pelo que li acima, isso não acontece.
Talvez leia em algum momento, mas não agora.
Beijo