Autor(a): Tammy Luciano
Editora: Valentina
Páginas: 320
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Viva uma história de amor que -- na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV -- fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos. Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.
Belinda cresceu em Ladário, uma cidade mato-grossense margeada pelo Rio Paraguai e próxima à divisa com a Bolívia. Sua casa era humilde, mas mantida com dignidade por sua mãe, Mimizinha. A relação das duas era cheia de cumplicidade, diferente da que Belinda tinha com o pai. Mas a garota nunca imaginou que o pai fosse tão indiferente a ela, ao pondo de vendê-la! Sim, após a morte da esposa ele entregou - não de graça - sua filha para a cunhada que vivia no Rio de Janeiro.
Para piorar, dois anos depois da morte da minha mãe Mimizinha, quando eu coloquei os pés para fora daquele rio, algo estava predestinado a acontecer, e isso me levaria até onde estou hoje. Eu não estava preparada para tudo que viveria.
Apesar de aterrorizada com a forma como precisou sair de sua cidade, sem poder se despedir de ninguém, sua recepção no Rio foi mil vezes pior. A megera colocou suas asinhas de fora na primeira oportunidade, deixando claro que ela é quem mandava ali. Belinda precisaria por em ordem o chiqueiro que era sua casa, aguentaria calada seus surtos de raiva gratuita e aceitaria qualquer ordem que lhe fosse dada.
Antes que sua tia tivesse oportunidade de proibi-la, um rapaz da vizinhança - já acostumado com o entra e sai suspeito naquela casa - lhe faz um alerta sobre o caráter duvidoso da mulher e se colocou a disposição para ajudar, caso Belinda decidisse fugir. Não demora muito até que ela decida seguir o conselho do rapaz que, com a ajuda de um amigo, a leva da baixada fluminense para a Lapa.
A partir daqui, só acontecem coisas boas com a garota e em uma velocidade meteórica. Ela consegue um trabalho, um lugar para dormir, conhece um super amigo, se muda pra casa dele, faz uma ponta como figurante, chama a atenção do diretor, consegue um pequeno papel na novela
O que eu acabei de contar para vocês se passa em um período de, no máximo, um mês e não representa um quarto do livro. Não posso negar que a autora escreve de forma muito fluida - coisa que eu já sabia pois não é a primeira obra que leio da Tammy -, do contrario eu não teria avançado tanto na obra, já que comecei a me incomodar com pequenas coisas desde o primeiro capítulo. Talvez em outro momento eu tivesse, aos trancos e barrancos, completado essa leitura. Li muito elogios ao livro mas, atualmente, eu não insisto em uma história que não vai me conquistar por completo. Eu nunca gostei de abandonar livro nenhum, mas acho que está ficando cada vez mais fácil reconhecer no que vale a pena apostar.
Vamos ao que me incomodou:
A história é contada hora como se a protagonista estivesse narrando, hora como se ela estivesse vivenciando e em muitos, MUITOS momentos ela fala variações de 'eu não sabia como minha vida ia mudar'. Isso me irritou demasiadamente. Outro detalhe que, no conjunto de repetições, me incomodou foi ela sempre se referindo a mãe como 'mãe Mimizinha'. Sejam sinceros comigo, quem chama a mãe pelo nomo/apelido? Ah, e a enfase nos olhos azuis da protagonista. Além dos elogios/espanto se repetirem sempre que ela conhecia uma nova pessoa, anarrativa deixava a entender que tudo que acontecia na vida de Belinda era em razão da cor de seus olhos. Até aqui eu não tinha nada de concreto contra a história e por isso fui continuando.
Dai entrou a questão dela nunca ter cogitado denunciado a tia. Eu até aceito, um pouco, a forma cega como ela confiou no vizinho. Afinal de contas ela já estava ferrada mesmo, pelo menos ele era uma luz no fim do túnel. Mas ninguém na vizinhança pensou em denunciar aquela mulher? Prostituição, carcere privado, pessoas desaparecendo e sei lá mais o que. Se isso era algo recorrente, um flagrante seria tão difícil assim? O outro ponto é a exatidão geograficamente. É legal você saber onde a história está acontecendo, mas são citados tantos bairros, que talvez até os cariocas se percam. Por isso achei a informação desnecessária. Essa mania de citar lugares e marcas é algo que sempre me incomodou nos livros nacionais e que, felizmente, tem diminuído muito, mas ainda acontece.
Por último, mas não menos importante, a forma meio irreal como a vida da protagonista mudou e a estereotipação dos personagens, chegando a ser até ofensivo. Eu parei de ler no momento em que o assaltante usou como desculpa para suas ações o fato de estar desempregado. Tipo, é sério que é nisso que a autora acredita?
Escândalo!!! foi um livro que não deu certo para mim, por motivos bem pontuais e que talvez passem despercebidos para você. Se nada do que eu disse te incomoda, vai fundo na leitura e se prepare para terminá-la bem rapidinho.
- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Três Coisas Sobre Você.
Vou confessar que fiquei um pouco confusa quanto a capa do livro e a história não e chamou a atenção.
ResponderExcluirQue pena que o livro não deu certo para você.
Ótima resenha!
Bom eu meio que concordo em número gênero e grau com você, eu já li outro livro da mesma autora e não gostei nem um pouco, tanto que desisti da leitura pela metade dei o livro para alguém mais jovem e que não se incomodasse tanto com a escrita. Eu de início já detestei essa capa aí, meio que para vender as revistas que estão encalhando nas bancas de revistas, achei extremamente apelativa, poderia ter sido diferente. Daí que o fato de você ter deixado claro que a linguagem alterna entre primeira e terceira pessoa me incomoda demais! Bom esse eu passo!
ResponderExcluirachei tudo meio confuso, não me agradou :(
ResponderExcluirachei tudo meio confuso, não me agradou :(
ResponderExcluirA capa até me chamou atenção, mas pra ser sincera eu não tive muita vontade de ler o livro! Nem a premissa está interessante e pelo que descreveu na resenha eu não vou gostar. Ficou muito confuso e vi que muitas pessoas acharam o mesmo, achei que pela a capa a estoria seria legal,decepcionada.
ResponderExcluirBeijos
Olá!
ResponderExcluirEu gostei tanto d sinopse do livro e da capa. Pena que para você a leitura não deu certo. É tão triste quando não gostamos de um livro, enfim, vou ler e tirar minhas próprias conclusões
Oi Dreeh,
ResponderExcluirVou direto o ponto: não pretendo ler esse livro. Já tinha visto essa capa não sei aonde, mas logo de cara não chamou a minha atenção, e depois que li a sinopse já sabia que não ficaria interessada em ler uma história desse estilo. Pelo que você descreveu na resenha, sinceramente, não senti nenhuma vontade de ler o livro, que coisa mais confusa e sem sentido algum! São muitos pontos negativos, e como detesto abandonar livros, dispenso esse. Obrigada pela resenha sincera!
Beijos
Oi!
ResponderExcluirA premissa desse livro não me agradou, não senti nenhum incentivo para fazer a leitura. E lendo sua ótima e sincera resenha, mais certa fiquei de que não é um livro indicado para a minha pessoa! Dessa vez, deixo passar a dica. Obrigada. Beijos.
Não tenho uma experiência boa com a autora. Já li dois livros dela e sempre a história peca nos mesmos problemas. Irreal demais, focando sempre em beleza e não no conteúdo.
ResponderExcluirEla é uma simpatia, tomara que possa crescer como autora, afinal, ela tem potencial demais.
Beijos
Poxa, que pena que você não conseguiu concluir a leitura! :/
ResponderExcluirAo ler sua resenha, vi que não vou gostar se ler também, pois muitos pontos que te incomodam, me incomodam também.
Oi tudo bem..
ResponderExcluirNao conhecia o livro tampouco a autora e nunca tinha visto uma capa de livro assim parecendo revista ,mas depois da sinopse que nao me agradou e da sua resenha que me tirou completamente a ja falta de vontade de ler,nao leria o livro,principalmente por nao ter gostado da premissa do livro.
Um abraço e muito sucesso :)