15 junho 2015

Resenha - 8 Segundos, Camila Moreira

Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família. Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão. Em 8 segundos, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Camila Moreira
EDITORA: Suma de Letras
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 336
ADQUIRA: Saraiva | Submarino | Buscapé
Adicione no SKOOB

- Temos um ditado aqui no campo [...] Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer.

Pietra Alcântara é um clichê ambulante até no nome. Rica, mimada e fútil, ela sempre estudou nos melhores colégios internos e depois de adulta, não pestanejava antes de pedir ao pai tudo que queria e ele, concedia. Mas seu último pedido, uma apartamento em Paris e provavelmente uma gorda mesada para se manter na cidade, não parece ter sido aceito com tanta facilmente. Com o intuito de tentar salvar sua única herdeira daquela vida vazia, Roberto lhe faz uma proposta: se ela passar trinta dias ininterruptos e sem entrar em confusão na Fazenda Girassol, ele lhe daria o apartamento.

Lucas 'Perigoso' Ranger é o único veterinário da Girassol, mas também presta serviços para outras fazendas da região. Além de ser ótimo no que faz, ele é um peão cobiçado por todas. Bonito, dono de um belo par de olhos azuis, ele sabe como conquistar uma mulher e principalmente, como satisfaze-la. O mais próximo que mantém de um relacionamento, é uma amizade colorida com Raquel, a dona do bar local. Quando Pietra chega a fazenda, ele é o primeiro a ter o desprazer de encontrá-la. Dois encontros no mesmo dia são o suficiente para definir a relação que terão: amor e ódio.
Ao mesmo tempo que eu queria me afastar, algo que ela trazia nos olhos me fazia ficar. Era como um ímã me atraindo cada vez mais.

Faz um tempo que gostaria de conhecer a escrita da Camila, mas estava com medo do que iria encontrar. Boa parte das histórias brasileiras tem uma conotação sexual muito presente, mesmo quando não é o foco, Basta ver os filmes, novelas... então o que esperar de um livro que tem essa temática? A autora me surpreendeu por trazer tudo na medida certa, sem qualquer exagero. Algumas tiradas, são até engraçadas! Se tirassem algumas frases tipicamente brasileiras, ele passaria facilmente como um livro internacional. Mas foi tão bom ver coisas da nossa cultura! Já digo que estou curiosa para ler outras obras da autora.

É tudo meio previsível, mas a história fui muito bem e sempre me pegava com aquela vontade de ler mais um capítulo. A verdade é que não sosseguei enquanto não cheguei a última palavra! Mas quem pensa que o livro todo é esse jogo de gato e rato entre os personagens, se engana profundamente. A autora acrescentou alguns mistérios e acontecimentos para badalar a história, e sim, é no plural.

A narrativa é alternada, mas isso não a obriga a ser sequencial. Quando o narrador muda, a autora se permite regredir um pouco na história para mostrar os fatos por outra perspectiva ou simplesmente para mostrar coisas que estavam acontecendo em lugares distintos. É o segundo livro que vejo utilizando esse recurso e gostei bastante disso. A única coisa que me mata nesse tipo de narração é que nos momentos cruciais, a autora encerra o capitulo e troca o narrador. Da vontade de jogar tudo pro ar para ir atrás de saber o que aconteceu.

O rodeio é como a vida: mesmo quase caindo e derrotado, você ainda pode se reerguer. Enquanto seu corpo não tocar o chão, você ainda não terá perdido.

 O livro só não foi cinco estrelas porque alguns detalhes no final me incomodaram demais. Primeiro, uma certa frase repetida inúmeras vezes - e para mim, fora de contexto - pela Pietra, e quão longe a autora foi a com a história. Acho que poderíamos ter ficado sem o epilogo ou o último capitulo. Foi legal, mas dispensável.

Os personagens secundários são um amor a parte. Mari é prima do Lucas e ele a trata como se fosse uma irmã mais nova. Ele é muito ciumento e possessivo com relação a ela. Nem preciso dizer que isso rendeu muitas gargalhadas. Pedro, melhor amigo do peão, é agrônomo e um minerin muito típico. Eles dão um ar de amor fraternal a história e são importantes para a composição da personalidade de Lucas. Esse quarteto é comummente visto junto, mas ainda temos o Henrique, o Rafael, a Raquel...

[...] Mas não havia consolo para a morte. A saudade não diminui com o tempo, ao contrário, dó ainda mais. Nunca passa. Não melhora. Não diminui. Ela continua ali, lembrando que vocês está sozinho e que eles se foram para nunca mais voltar.

8 segundos é um livro completo. Há romance, cenas quentes, reflexões e uma linda lição de vida. Leitura muito recomendada.

10 comentários

  1. Oooi!

    Eu tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dessa autora, mas ela não está na minha prioridade. Na minha cabeça e pelas resenhas que li o enrendo é mais do mesmo. Mas o que me afasta é um pouco o palavreado que ouvi muuuitas reclamações.
    Gosto muito de capitulos alternados porque tá uma visão melhor para o livro.
    A resenha está ótima.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa, também tenho curiosidade de conhecer a escrita desta autora e de ler este livro, pela sua resenha o romance parece ser bem desenvolvido e a narrativa bem fluida, então espero poder lê-lo em breve <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  3. Oi Dre, tudo bem?

    Bom saber que é tudo na medida certa porque se tem algo que também me incomoda é justamente esse sexo desenfreado em todo o livro. Fico me perguntando qual a necessidade disso tudo. Mas okay. Sua resenha me motivou um pouco. Eu tava bem desanimada com o livro. Quem sabe eu não leia mais pra frente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Por incrível que pareça, eu gostei desse livro. Digo isso pois esse não é meu estilo literário favorito, mas a autora era tão bem falada, que quando surgiu a oportunidade decidi conferir se a narrativa dela era tudo o que falavam e não me arrependi. Pietra é uma vaca no começo, isso todo mundo concorda, mas gostei das mudanças que ela sofreu. Também não gostei da tal frase repetida, sei até qual é, e sinceramente ficou chato mesmo, todo e-mail, toda carta toda hora a menina falava o salvamento. #Tenso

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda tenho meu receio na leitura desse livro. Gosto de dar oportunidade pra livro nacional, mas n gosto da tematica romantica e esse lado hot... Os leogios para o livro estão me deixando bem curiosa, mas ainda estou tentada a me arriscar em outros livros dela... Algo mais dentro da minha zona de conforto=] Gostei da resenha, esclarecedora! =D

    ResponderExcluir
  6. Ah, amiga! Para de me fazer vontade! Vou roubar seu livro emprestado e não vou devolver. kkkkkkk
    Não sou muito de caubói, mas vocês falaram tão bem dele (até o Matheus cricri gostou) que eu quero ler. Talvez esses detalhes que te incomodaram sejam por causa da imaturidade da escrita da Camila, ela ainda é nova, é a segunda história dela.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Coisas legais: o fato de ser um livro único (praticamente um milagre) e a questão de ser um livro completo, da autora ter acrescentado esses mistérios e acontecimentos. Mas confesso que morro de preguiça dessas cenas quentes, se posso escolher, escolho um livro que não tenha esse lado hot, então por enquanto eu não leria.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, sua linda, tudo bem
    Eu gosto muito dessa fórmula de gato e rato, eles negam até morrer o que sentem, mas no final se entregam ao amor, risos... Eu confesso que estava receosa com essa autora, pois ela tem uma duologia que é bem erótica, pelas resenhas que li. Eu leio livros hot, mas preciso de romance, mistério drama, hot por hot, não faz meu gênero. E pelo visto esse tem tudo e ainda na medida certa. Agora sim, estou interessada e não vejo a hora de ler o livro.
    Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi minha flor, tudo bem??
    Adorei a sua resenha... fiquei até interessada na leitura do livro... adoro um romance e todo o contexto que você citou me deixou muito curiosa para conhecer esse peão de olhos azuis e a história do casal... Acredito que os personagens secundário fazem total diferença e quero também sorrir das atrapalhadas que acontecem... ciúmes de irmãos são os melhores... xero!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dree,

    Adoro estes livros com a dualidade amor e ódio, que na realidade está sempre ocultando o tal do amor.
    Gostei de saber que a autora não exagerou e soube dosar as cenas sensuais e para você desejar ler outras obras da autora, tenho certeza que ela a surpreendeu positivamente. Eu ganhei este livro e estava deixando de lado, mas agora com sua resenha vou lê-lo logo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥