05 outubro 2020

Resenha - Elite: No Fundo da Classe, Abril Zamora


Livro:
 Elite - No fundo da Classe
Autor(a): Abril Zamora
Editora: Outro Planeta
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

O primeiro livro oficial da série. Paula vive uma paixão impossível e Janine guarda um segredo que pode botar sua vida em risco. Seu amigo Gorka, obcecado por sexo, começa a sentir algo a mais pela pessoa errada, Mario, o bully repetente, descobre que é ele quem está sendo chantageado dessa vez, e Maria Elena vive uma triste história familiar por trás de uma fachada de opulência e glamour. Não são poucos os problemas dos alunos de Las Encinas, mas na festa de final de curso o improvável acontece... Marina aparece morta na beira da piscina e o inspetor de polícia recebe um diário misterioso, cheio de frases de ódio direcionadas à adolescente assassinada. Alguém a odiava e tudo indica que era alguém de sua própria turma... Os cinco, Melena, Janine, Mario, Paula e Gorka serão envolvidos de uma maneira ou de outra. O autor do diário terá algo a ver com o crime? Quem o entregou à polícia? Por que ele odiava tanto a garota? Como o diário chegou até lá? Melhor voltarmos ao início do curso, para que as peças comecem a se encaixar.


Elite: No fundo da classe é o primeiro livro oficial da conhecida série da Netflix, mas não espere encontrar nessa obra uma cópia do que já conhecemos nas telinhas, eu diria que esse livro seria uma extensão da série, com essa ideia em mente, leia e aproveite a trama.

A história se passa durante a primeira temporada da série, mas os personagens que aqui ganham voz não são os populares de Las Encinas (esses ficam em segundo plano), Aqui conheceremos Paula, Gorka, Melene e Janine, quatro amigos enfrentando seus dramas pessoais e familiares, típicos da adolescência, onde tudo se torna ainda mais intenso.

Narrado em terceira pessoa, o desenrolar da história nos apresenta os dilemas enfrentados por cada um desses alunos. Teremos bullying, uso de drogas, sexo, falta de amor e confiança em si mesmo, necessidade de pertencimento, amores não correspondidos, e claro, o assassinato de Marina, a garota popular da escola, mas esse não é o foco da obra.

O interessante nesse livro, é que se você ainda não assistiu a série, poderá fazer essa leitura tranquilamente, sem medo de spoilers. No entanto, a essência é a mesma, mantendo não apenas o cenário, mas toda a problemática vivida e compartilhada por esses adolescentes que ainda estão tentando se encontrar.

Gostei da escrita da autora e da abordagem dos problemas cotidianos enfrentados por cada um desses jovens, o que nos permite criar empatia por cada um conforme conhecemos mais fundo seus traumas e dificuldades.

Se você é fã da série e deseja retornar para esse universo, recomendo a leitura da obra, mas tenha em mente que o livro funciona apenas como um complemento da já conhecida história de Las Encinas. E para quem ainda não assistiu a série, acredito que ler a obra poderá despertar o desejo de conhecer a adaptação da Netflix.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥