19 outubro 2020

Resenha - Das Cinzas de Onira, Umberto Mannarino


Livro:
 Das Cinzas de Onira
Autor(a): Umberto Mannarino
Editora: Outro Planeta
Páginas: 256
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Nada neste livro é o que parece. Preste atenção nas entrelinhas. Cada detalhe da história é um mundo novo que se abre! Olívia perdeu a memória em um incêndio que encobriu seu passado em um turbilhão de perguntas sem resposta. A imagem de seus pais, lembranças antigas, tudo foi apagado de sua mente. Agora, recuperando-se na casa dos tios, ela descobre uma passagem secreta para Onira, um mundo em que tudo parece ter misteriosa relação com sua vida antes do acidente. Com a ajuda de um pelotão de criaturinhas uniformizadas, um peixe de monóculo e um enorme boneco de pano, Olívia decide explorar essa realidade para desvendar seus enigmas e encontrar o caminho de volta. Mas a jornada é perigosa: fantasmas, aranhas, aves de fogo... Ela enfrentará desafios inimagináveis para decifrar esse novo mundo, na esperança de assim recuperar a memória e compreender a verdade sobre o dia do incêndio.E uma voz em sua mente não se cala: Onira é real? Ou só fruto da imaginação? Qual a relação desse mundo com o seu passado?


Olívia é uma garotinha de 11 anos que passou por um episódio traumático. Ela perdeu a família em um incêndio, no qual foi à única sobrevivente. Resgatada, mas sem família, ela vai morar com os tios e um primo, porém, esse evento catastrófico causou muito mais do que perdas imensuráveis, ele bloqueou também suas memórias, causando na nossa personagem uma constante curiosidade acerca de seu passado. Agora Olívia quer e precisa de respostas para clarear sua mente confusa, no entanto, não consegue obter tais informações através de seus tios. Tios que a garota nem consegue lembrar-se de conhecer.

Tudo muda quando ela encontra uma porta secreta capaz de leva-la para Onira, um mundo novo e repleto de peculiaridades. Ao que tudo indica, é lá que ela encontrará as respostas que tanto procura, inclusive, sobre suas memórias, mas será que vale a pena recuperar as lembranças desse passado?

Nessa história juvenil com uma teia sombria e de mistério, o autor e Youtuber Umberto Mannarino nos apresenta um universo fantástico, onde o ilusório e o real caminham lado a lado, nos permitindo criar as mais diversas teorias. Seria tudo um sonho? Fruto da imaginação da personagem e seus traumas? Ou verdade?

Onira é um mundo mágico, mas também repleto de mistérios, onde um major de pano, aranhas falantes e muitos outros seres acompanharão Olivia nessa jornada de busca por respostas. Foi impossível ler a obra e não me lembrar de Alice no país das maravilhas e Coraline, que assim como Olívia, são personagens corajosas e dispostas a vencer o medo para encontrar o que procura.

Com uma escrita fluída e envolvente, o autor me surpreendeu de forma positiva. E embora o enredo possua elementos já conhecidos em sua construção, Mannarino soube incluir seu diferencial, nos entregando uma obra fantástica que transita na medida certa entre a ilusão e a realidade. Indico para os fãs de fantasias juvenis.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥