14 abril 2019

Resenha - Dama da Meia-Noite, Cassandra Clare


Livro: Dama da Meia-Noite (Os artifícios das trevas #1)
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 574
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada. O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar. Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira. Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade? A magia e aventura das Crônicas dos Caçadores de Sombras tem capturado a imaginação de milhões de leitores em todo o mundo. Apaixone-se com Emma e seus amigos neste emocionante e de cortar o coração no volume que pretende deliciar tantos novos leitores como os fãs de longa data.


Caçadores de Sombras do mundo todo foram enfeitiçados e transformados em soldados Crepusculares. Essa foi a forma que Sebastian Morgenstern encontrou de criar um exercito para, ao lado do Povo das Fadas, tentar destruir a Clave. Seus planos não se concretizaram, mas muitas mortes foram creditadas a ele, inclusive a dos pais de Emma Carstairs. Porém, o estado em que se encontravam os corpos sempre a fez duvidar da autoria dos assassinatos.

Faz cinco anos que ela vem pesquisando sobre o que realmente pode ter acontecido, e são nas circunstâncias mais controversas que ela tem a chance de provar que está certa. Corpos de mundanos e membros do Povo das Fadas estão aparecendo mortos, com as mesmas marcas ritualísticas que seus pais foram encontrados. Os pedidos para que não se envolva com o assunto não a detém, a falta de informações não a desanima, já a possibilidade de ter Mark Blackthorn de volta ao seu lar, é um estímulo.

Julian Blackthorn é seu melhor amigo, seu companheiro de aventuras, seu parabatai. Anos atrás seu irmão Mark foi levado pelo Povo das Fadas e desde então não se teve mais noticias dele. Contrariando a lei da Paz Fria, uma represaria ao Povo das Fadas por terem conspirado contra os Nephilim na Guerra Maligna, uma comitiva deles vai até o Instituto propor uma aliança para que seja descoberto o causador dessas mortes. Em troca de respostas, Mark poderia escolher se retornaria à sua família ou se ficaria entre as Fadas.

Será que Julian e Emma serão capazes de desvendar esse mistério dentro de duas semanas e sem entregar os segredos da Clave?

Algumas vezes são os heróis que perdem. Mas continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.

Lá em 2013, pouco antes da estreia de Cidade dos Ossos nos cinemas, tive meu primeiro contato com Cassandra Clare e o mundo dos Caçadores de Sombras. As indicações de amigos eram inúmeras, o que fez minhas expectativas irem nas alturas. Comprei as duas trilogias principais, coloquei outros tantos na lista de desejados, mas a verdade é que não li nem metade das histórias envolvendo os Nephilim. Foi por isso que iniciei essa leitura meio receosa com que iria encontrar.

A histórias é narrada em terceira pessoa, principalmente sob o ponto de vista dos protagonistas, mas alguns outros personagens ganham seus próprios capítulos. Expandindo muito a visão do leitor sobre o que está acontecendo. A fluidez ao contar uma história e a facilidade com que me prende a sua narrativa ainda são um ponto marcante na minha experiência com Cassandra Clare, mas é inegável que ela amadureceu muito em sua escrita. O resultado foi ter finalizado as mais de quinhentas páginas e muito menos tempo do que eu imaginava.

Emma é uma protagonista maravilhosa. Ela é determinada, sarcástica e tão ingênua quanto aos seus sentimentos pelo melhor amigo, que chega a ser cômico. Julian é tão incrível, que chega a um nível de perfeição levemente irreal. O único problema ao vê-los juntos é a repetição do clichê do amor proibido. A autora já usou e abusou dessa temática anteriormente, nos deixando com a sensação te estar acompanhando uma história repetida. Alias, Clare e Jace aparecem nesse livro. Foi bacana, mas totalmente dispensável. Há outros personagens apaixonáveis na trama, os irmãos de Julian que o digam, mas vou deixar essa surpresa para a leitura de vocês.

Cassandra é sinônimo de reviravoltas e finais chocantes. Não existe um livro dessa autora que não me tenha feito surtar ao chegar na última página. Durante toda a leitura ficamos alertas ao que virá em seguida, mas esse desfecho não dava para prever. Eu estou agradecendo aos céus por ter a continuação aqui comigo!

Se havia duas coisas que ele acreditava que não tinham limites, eram amor e imaginação.

Dama da Meia-Noite a a introdução a uma nova saga, mas com uma mitologia que os leitores estão cansados de conhecer. Isso é bom porque podemos pular todas as explicações e ir direto ao que interessa. Os fãs da autora não podem deixar de ler, mas quem curte fantasia tem grande chances de se encantar com essa história também.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥