10 março 2018

Resenha - Ainda sou eu, Jojo Moyes


Livro: Ainda sou eu (Como eu era antes de você #3)
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Adquira: Submarino | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou.
Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?

ESSA RESENHA NÃO POSSUI SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES.
LEIA A RESENHA DE COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ E DEPOIS DE VOCÊ.


Depois de dois anos afundada em auto piedade, uma quase morte acidental e algumas surpresas da vida, Louise Clark finalmente está disposta a dizer sim para vida. Por recomendação de seu antigo companheiro de trabalho, o fisioterapeuta Nathan, Lou arrumou um novo emprego como assistente da Sra. Gopnik, a nova mulher de uma milionário nova-iorquino. Suas funções são segui-la para todos os lados, lembra-la de sua agenda e basicamente garantir que Agnes tenha tudo o que precisa. O que exige que Lou se mude para o apartamento deles, em Manhattan.

Pelos próximos doze meses, Lou iria se permitir explorar uma nova cidade, conhecer novas pessoas e se dedicar ao seu trabalho. Mas um relacionamento a distância não é tão simples assim. Nem trabalhar para pessoas extremamente ricas que fingem não ter nenhum segredo. Porém, mais do que qualquer outra coisa, esse período é importante para ela redescobrir seu lugar no mundo.

Pensei em como somos moldados pelas pessoas que nos cercam e como precisamos ser cuidadosos ao escolhê-las exatamente por esse motivo. Então pensei também que, apesar de tudo, no fim talvez seja necessário perder todas elas para de fato descobrirmos quem somos.

Jojo Moyes pode ser acusada de muitas coisas, principalmente de quebrar nossos corações, mas nunca podem dizer que ela não é corajosa. Como eu era antes de você surgiu num bolo de sick-lits e adaptações literárias, levantando questões que brincando com a nossa moral e a noção do que seria ou não aceitável. Depois de você foi recebido como uma afronta por muitos que tiveram seus corações quebrados com a história anterior, mas seguiu levantando questões que precisavam ser discutidas e mostravam a nossa capacidade de julgamento seletivo. Ainda sou eu chega como um banho de realidade, obrigando o leitor a acabar com suas idealizações românticas e aceitando que a vida precisa continuar - de verdade.

Louise Clark no seu melhor estilo abelhinha, é o que encontraremos aqui. Foi maravilhoso ver que a personagem amadureceu e resgatou sua essência. Seu vestuário desconexo, a tagarelice nervosa, a reação diante de coisas grandiosas, tudo o que faz dela a Lou por quem nos encantamos, está de volta. Foi um alívio enorme, já que ela tinha me decepcionado muito quando se mostrou resignada com a vida e, convenhamos, burra.

Se alguém gostar de você, vai ficar com você; e se não gostar o suficiente para ficar com você, então não vale a pena ficar com ele.

O desenrolar da história promete muitos clichês, mas quem não gosta de um clichê bem desenvolvido precedido de uma reviravolta de cair o queixo? Josh Ryan foi uma adição importante na trama, mas eu preferia que ele não tivesse nenhuma semelhança com Will. É como se a autora quisesse confundir nossa cabeça e ao mesmo tempo tenta-se mostrar a determinação de Lou em seguir com sua vida. Confesso que fiquei um pouco decepcionada com ele, assim com fiquei com Sam. Mas foi bom, para reafirmar que ninguém é perfeito.

Vários personagens novos são inseridos e cada um deles nos apresenta um assunto diferente sobre o qual refletir. Todos são importantes para o desenvolvimento da protagonista e, porque não, do leitor. Todos nos levam à grande questão deste livro, a melhor parte, aquela que diz respeito a Lou e a mais ninguém. Agora que se abriu para o mundo, ela descobriu que mudou, que tudo mudou e mais uma vez se vê diante a incógnita: qual o seu lugar no mundo? Quando não há ninguém que lhe sirva de muleta, quem é Louise Clark?

[...] Toda essa bobagem sobre as mulheres poderem ter tudo... Nunca pudemos e provavelmente nunca teremos. As mulheres sempre têm que fazer as escolhas mais difíceis.

Divertido, emocionante e reflexivo, Ainda Sou Eu é aquele tipo de leitura capaz de transforma quem nós somos.

2 comentários

  1. Jojo é cruel.rs Ela realmente arrebentou com nosso coração em Como Eu Era Antes, depois deixou a gente meio com raiva de colocar uma Louise tão sonsa e bobinha. E agora chegou para "lacrar".
    Ainda não pude ler este terceiro livro da saga, mas não vejo a hora disso acontecer.
    Tudo que li até agora, fala deste retorno da personagem como era no primeiro livro/filme e isso é fabuloso.
    Amo um bom clichê, ainda mais quando envolve recomeços!
    Lerei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, me fez questionar se eu realmente li o livro! hahahaa'
    Estou num momento bem parecido com de Lou, então amei esse livro, pois me senti acolhida.
    E obviamente amei esse livro, mais que o anterior. Estava receosa, pois Lou estava MUITO perdida em "depois de você". Mas me surpreendi positivamente!
    Muito sucesso, você escreve muito bem!!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥