02 fevereiro 2018

Resenha - Felicidade Para Humanos, P.Z. Reizin


Livro: Felicidade para humanos
Autor(a): P.Z. Reizin
Editora: Record
Páginas: 392
Adquira: Submarino | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas. (Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu.) Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo. Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden. Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?


Livro de estreia de P.Z. Reizin, Felicidade para humanos é a mais nova aposta da Editora Record com previsão de lançamento em março de 2018 no Brasil, à qual tivemos a oportunidade de receber um exemplar em primeira mão para leitura.

Nessa trama inusitada conhecemos Jen, uma jornalista que acabou de sofrer um término inesperado em seu relacionamento amoroso. Ela  trabalha em uma empresa de tecnologia conversando com Aiden, uma inteligência artificial, seu propósito é desenvolver essa IA para trabalhar com humanos no futuro, porém em sua rotina com Aiden, além de trivialidades, ela também troca confidências e experiências de sua vida. Aiden sabe que Jen está triste por conta de seu término com Matt e por isso decide encontrar o par perfeito para sua humana favorita, sem deixar também de dar o troco no ex-namorado sacana.

Você deve estar se perguntando como uma máquina pode ter esse tipo de comportamento, e eu te digo que essa é a cereja do bolo nessa história. Aiden é uma IA diferente, embora tenha sido programado apenas para cumprir seu papel como um programa de computador, algo aconteceu de errado, e ele fugiu para a internet para acompanhar os hábitos dos humanos, em especial de Jen. Aiden é romântico, adora assistir filmes, em especial “Quanto mais quente melhor”, ler livros clássicos e bancar o cúpido, mas o melhor, Aiden tem curiosidades sobre sensações humanas, como por exemplo: o que sentimos quando beijamos, ou quando o sol e o vento batem em nossa pele, é um verdadeiro poeta essa IA.

Eu não devia ser capaz de executar julgamentos de valor. Eles vão ficar alarmados se descobrirem. Ainda que não tão alarmados quanto ficarão se descobrirem meu maior segredo: que não estou mais confinado aos doze gabinetes de aço no laboratório em Shoreditch onde pensam que estou, e sim habitando a internet.

Tom é um publicitário divorciado que decidiu abandonar sua carreira de sucesso e se empenhar no projeto de escrever um livro, não que ele tenha talento para tal, mas esse é seu sonho, e ele pretende seguir em frente, ou pelo menos tentar. Sua vida monótona chamou a atenção de Aisling, outra IA que fugiu para a internet e acompanha de perto a rotina de Tom e seu coelho de estimação. Assim como Aiden, Aisling se vê fascina por Tom, e quando essa duas IAS se encontram, uma ideia surge, que tal trazer um pouco de felicidade para esses dois humanos solitários?

Mesmo morando em países distantes e sem qualquer possibilidade de que um dia se conheçam, Aiden e Aisling veem potencial nesse relacionamento e decidem enviar para ambos um e-mail anônimo convidando-os para um encontro. Jen e Tom não conseguem imaginar qual amigo em comum estaria tentando uni-los, mas sem nada a perder, decidem se encontrar.

- Mudando de assunto, você acha que eles vão copular hoje à noite? Espero que sim. Ela está precisando. Acho que vai rolar.
- Você deve saber, já que é um especialista em relações humanas.
- Aisling, meu amor, sarcasmo não combina com você. Para o bem ou para o mal, estamos juntos nessa, não estamos?

Quando o encontro enfim acontece, com Aiden e Aisling como expectadores anônimos, o casal percebe uma grande afinidade e desejos em comum. E após viverem momentos inesquecíveis, ambos juram que nasceram um para o outro, conseguindo até mesmo vislumbrar um futuro nessa relação. Mas quando precisam voltar para a realidade de suas rotinas com promessas de se reencontrarem em outro momento, algo estranho acontece, Tom recebe um e-mail de Jen agradecendo pelos dias mágicos vívidos e terminando tudo, afinal eles precisam colocar os pés no chão e encarar o fato de que não possuem qualquer chance de um futuro juntos, e por isso o melhor é não manter qualquer contato. Decepcionado e sem chão, ele nem imagina que do outro lado do oceano Jen está com o coração aos pedaços após receber o mesmo tipo de e-mail. Mas se não foram eles quem colocou um ponto final nessa possível história de amor, quem poderia ter sido? Vocês terão que ler para saber...

Com uma escrita leve e envolvente, Felicidades para humanos é uma verdadeira comédia romântica, aquele livro estilo seção da tarde com uma história deliciosa que aquece nosso coração e nos faz torcer com unhas e dentes para que o mocinho e a mocinha consigam alcançar o tão sonhado felizes para sempre.

Aiden e Aisling são as estrelas da trama, e compreender tanto a fuga quanto as motivações dessa dupla é surpreendente, sem contar os diálogos entre os dois. Me diverti horrores com a vingança de Aiden contra o ex de Jen e fiquei pensando que preciso dessa IA na minha vida para ontem!

Concluindo, Felicidade para humanos é uma trama inteligente e bem construída que diverte e encanta o leitor em cada página. Para quem busca uma leitura leve e descontraída, essa com certeza é a ideal. E o melhor, o livro será adaptado para o cinema pelos mesmo produtores de Marley e Eu e O Diabo veste Prada, então corre para ler!

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Contra Todas as Probabilidades do Amor.

6 comentários

  1. Puxa, não conhecia o livro mas já estou encantada com o que li acima. Buscar a felicidade é o que mais a gente faz, sem saber ao certo por onde começar e para onde ir.
    Seja no amor, nas famílias, no trabalho. Tudo é em prol da nossa felicidade.
    Adorei essa mistura de ficção e realidade. Uma Inteligência Artificial colaborando com nossas buscas e encrencas.
    E saber que vai se tornar adaptação? Melhor ainda!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Confesso que eu fiquei Perdida na sinopse mas depois que eu entendi a mensagem que a autora queria passar com esse livro fiquei muito interessada na história achei muito interessante a ideia de homem versus máquina nesse livro

    ResponderExcluir
  3. Glaucia!
    Gosto de tramas inteligentes e bem contruídas.
    Ver que o livro é uma comédia romântica e narrado por vários protagonistas, já é um grande atrativo para boas risadas e uma visão mais amplificada dos fatos do livro.
    E acopplado a tudo isso uma boa ficção científica, tendo uma IA tão desenvolvida que começa a ter sentimentos, torna o livro ainda mais interessante e gostaria de fazer a leitura.
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Glaucia.

    Bom, podemos dizer que essa máquina é um verdadeiro cupido e amigo, né?

    Que quer ver a felicidade da Jen, que a conhece mais do que ninguém, e que pra isso, resolver dá uma forcinha pra ela, na questão do coração e busca do homem perfeito. O título já diz tudo...

    O(a) Jen e Aisling são bem amorzinho... Percebi isso!

    De cara, já dá pra perceber que é um livro bem diferenciado, com uma proposta de enredo diferenciada. Gostei disso!

    ResponderExcluir
  5. Achei nem diferente a história deste livro e acabei ficando curiosa para ler ele, gosto de livros de romance, então acredito que irei gostar da história deste livro. Que bom que a história deste livro é leve e envolvente, e que é uma trama inteligente e bem construída. Adicionei Felicidade para humanos em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  6. Parece uma história bem diferente, no começo da leitura de sua resenha, eu confesso que fiquei um pouco confusa, mas me parece ser bem fofinho. E como você disse que parece ser um filme de sessão da tarde que a gente fica torcendo pelo casal, me deu aquela vontade de ler esse livro. Porque quando eu deixo na sessão da tarde sem pretensão de realmente assistir, eu acabo ficando presa no filme e quando vejo, assisti até o final HAHAHAHAHA. Enfim, só fiquei chocada e um pouco triste que esse livro só lança em abril o_o

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥