Livro: As cores do amor
Autor(a): Camila Moreira
Editora: Paralela
Páginas: 320
Adquira: Saraiva | Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
O que define uma pessoa? O dinheiro? O sobrenome? A cor da pele? Filho único de um barão da soja, Henrique Montolvani foi criado para assumir o lugar do pai e se tornar um dos homens mais poderosos da região. No entanto, o jovem se tornou um cafajeste aos olhos das mulheres, um cara egocêntrico segundo os amigos e um projeto que deu errado na concepção do pai. Quando o destino coloca Sílvia em seu caminho, uma jovem decidida e cheia de personalidade, Henrique reavaliará todas as suas escolhas. O amor que ele sente por Sílvia o fará enfrentar o pai e transformará sua vida de uma maneira que ele nunca pensou que fosse possível. Um sentimento capaz de provar que nada pode definir uma pessoa, a não ser o que ela traz no coração.
A família Montolvani construiu sua fortuna com a fazenda, produzindo soja e criando animais. O atual barão da soja queria que seu único filho herdasse o amor pela fazenda, mas logo ele, que provavelmente nunca tinha ouvido um não como resposta, vai ter que aceitar que o primeira a se atrever à tal atitude, seria seu filho. Henrique Motolvani cresceu tentando agradar seu pai de todas as formas. A criança que ele foi não entendia porque tudo o que fazia era insuficiente ou insignificante para o velho. Até que ele cansou e passou repudiar tudo que o coronel gostava.
Nada era feito sem sua aprovação: o que eu lia, os brinquedos que tinha, os programas de TC que assistia, os amigos que fazia, os lugares que visitava. Tudo tinha que passar pelo rígido controle do coronel.
Enquanto Enzo dedicou todo seu amor a fazendo, Henrique preferiu se dedicar às pessoas, mas especificamente às mulheres. Junto com seus amigos, ele se tornou o maior cafajeste da região, mas hoje só restou ele. Um a um, seus companheiros foram encontrando mulheres que o fizeram abandonar essa vida. Depois de tudo que presenciou com o casamento de seus pais, Henrique tinha a convicção que o amor não valia a pena. Ele até poderia se encontrar mais de uma vez com a mesma mulher, queria distância de relacionamentos. #coitadinho
A Silvia é uma guerreira. Desde o fim da adolescência ela está sozinha no mundo com sua irmã mais nova. Cada dia é uma nova batalha, mas as duas se viraram muito bem sozinha. Silvia faz questão de mostrar pra caçula que não era a cor da pele delas que as definiriam. Mesmo que muitos quisessem diminuí-la, a realização de seus sonhos não depende de ninguém além dela própria.
Quando Silvia faz uma viagem ao interior, para o casamento de sua amiga Pietra, ela não imaginava que nos rumos sua vida poderia seguir. Ela percebeu de longe o interesse que Henrique tinha nela, e esse encontro resultou em um beijo explosivo. A noite não foi estendida e a possibilidade de um novo encontro acabou quando eles se reencontraram no dia seguinte. Como estava na companhia do pai, Henrique preferiu fingir que não a conhecia, mas o olhar do coronel não passou despercebido para ela. Apesar das boas intenções, Henrique sabe que errou feio e por isso ele tenta localiza-la depois para se desculpar, mas bem... só lendo para saber o desenrolo dessa história.
Engana-se quem acha que fugir é o caminha mais fácil, mais curto.
Alguns elementos dessa história não serão uma novidade para o leitor, mas se você está achando que a história vai acabar assim que o Enzo se redimir e o casal se acertar, está muito enganado! Não é a assim que a Camila Moreira escreve suas histórias. Eu ainda não li os livros da série O amor não tem leis, mas já consegui captar alguns características da sua escrita em seus livros únicos.
Ela gosta de superar nossas expectativas, desenvolvendo muito mais o enredo do que imaginamos ao ler a sinopse. Além disso, seus livros nunca acabam quando a história termina. Os últimos capítulos costumam acontecer alguns anos após o que seria o fim da história, deixando o leitor com aquela sensação de que a história não tem fim.
As cores do amor possui muitos personagens, a maioria casais amigos dos protagonistas, que ajudam a compor o relacionamento deles, mas de longe o personagem mais instigante é Enzo Motolvani. Desde o prólogo, quando ele demonstrou todo o seu lado racista e não paternal, eu tive certeza que odiaria esse homem. E estava certíssima. Ele é o pior que uma pessoa pode ser! Apesar de aparecer poucas vezes, sempre que está em cena da uma injeção de adrenalina
A escrita da Camila sempre me envolve muito, não é a toa que terminei o livro em dois dias (mesmo com páginas brancas e um casamento à organizar). Apenas uma coisa me incomodou no início da história, que foi o nível do preconceito sofrido pela Silvia. Eu entendo muitas das situações pelas quais ela passou, mas todo mundo na faculdade olhar torto pra ela por estar conversando com um homem branco? Sei lá... Eu parto do principio que os frequentadores de uma universidade costumam ser mais jovens e mente aberta, mas também não sou negra. Não tenho como compreender todas as situações degradantes pelas quais eles passam.. mas achei tão século passado. Fico ainda mais desacreditada com a sociedade pensando que isso é realmente.
Tô disposto a lutar, Silvia. Algo que nunca fiz em toda a minha vida, e que tô pronto para fazer por você.
Eu recebi da editora uma versão não finalizada do livro, então não posso avaliá-lo como um todo, mas já falo que amei essa capa. Ela representa os protagonistas em um campo aberto, o que tem tudo a ver com a história. O título também é cheio de significado. Aliás, a autora possui um conto com esse mesmo título e ambos simbolizam coisas totalmente diferentes e ao mesmo tempo são muito significativos para suas histórias.
Esse é um livro quente, muito quente, mas que vai além do erotismo. O preconceito racial e a relação dominante entre pai e filho etão descritos na sinopse, mas há outros assuntos de extrema relevância que são abordados. É esse conjunto que torna As cores do amor um livro tão gostoso de ler.
- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Meus dias com você.
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Meus dias com você.
Oi Dreeh, suas resenhas são sempre tão bem escritas. É por isso que eu sou fissurado por esse blog. Todo sábado estou acessando e conferindo as novidades. Fiquei bem interessado nesse livro depois que li tua resenha, e que bom que o livro te surpreendeu, apresentando um desfecho que você não esperava, isso é muito bacana.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, parabéns pelo trabalho do blog. Já sou teu fã!
Dieison Engroff, do Rio Grande do Sul.
Estou bem curiosa e animada pra ler alguns trabalhos da Camila.
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar a respeito dessa obra ainda, mas sua resenha me deixou bem intrigada.
Parece ser uma história bem construída e envolvente, com personagens, tanto principais, como secundários bem desenvolvidos também.
Um romance bem completinho, que fiquei bem interessada. A capa está linda mesmo!
Já vou colocar na minha listinha de futuras leituras <3
Beijos
Caroline Garcia
Livros que relatam histórias com temas fortes e importantes sempre me chamam atenção. A resenha de hoje, por trazer o preconceito racial e a relação de pai e filho em um romance erótico, me deixou muito intrigada e curiosa.
ResponderExcluirAmo livros nacionais! Vou ler sem falta!
Beijos!!
O título, a capa e a resenha só me deixaram com mais vontade ainda de poder conhecer a fundo esta história.
ResponderExcluirAinda mais que parte para duas coisas que gosto demais: amor e claro, erotismo.
E isso de não deixar o livro ficar resumido somente a dois personagens, mas inserir todo uma gama de personagens, é maravilhoso!
Todos os elogios são positivos as letras da Camila!
Lerei assim que for possível!
Beijo
Fiquei com vontade de ler os livros da autora, pois não li nenhum e como ela vai além do que se espera despertou interesse. Fiquei curiosa com o desfecho do pai do personagem pois é intragável esse homem rs. E o desenrolar do romance entre os personagens pois parece que surpreende.
ResponderExcluirEu já li a serie dela das Leis do amor se não me engano é assim o nome e gostei mais ou menos, mas fiquei muito curiosa com esse livro quero muito ler.
ResponderExcluirA resenha me despertou um grande interesse pela obra. Além da capa ser muito bonita, ler uma trama em que aborda temas importantes e um belo romance deve proporcionar ao leitor uma leitura maravilhosa além de reflexiva.
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de conhecer essa grande obra nacional.
Bjos!
Oii Dreeh ;)
ResponderExcluirAdorei a resenha. Já conheço a Camila pela série O Amor Não Tem Leis que comprei os livros recentemente e quero ler, e por 8 Segundos, que já li e adoro!
Não sabia desse novo livro dela, mas com certeza já está na lista de leitura *-*
A escrita da Camila é ótima mesmo, ela realmente gosta de ir além da premissa, sempre tentando superar as expectativas de seus leitores, e é algo que eu adorei no livro dela.
Estou super animada para ler As Cores do Amor agora!
Bjos
Dreeh!
ResponderExcluirNunca li nenhum livro da autora, mas já gostei de saber que é um livro hot, porque gosto demais do estilo.
E saber que a autora cria novas expectativas dentro do livro que consegue manter o leitor ligado na leitura, não tem coisa melhor, né?
Espero poder ler.
Desejo uma ótima semana!
“Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
Cheirinhos
Rudy
Já li um livro desta autora, e a premissa me cativou bastante, a unica parte que não me cativou foram as cenas hot, e pelo visto irei me deparar com isto novamente nesta estória. E acredito que como amadureci como leitora, tenho certeza que esta será uma leitura mais satisfatória, até porque quero saber como será desenvolvido este amor, além das barreiras do pre conceito racial.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirFiquei encantada com o livro, tem uma premissa maravilhosa nele. O personagem me deixou bem curiosa pelo que terá que aprender a amar alguém, ter alguém em sua vida e isso eu gosto bastante de ver o processo. O livro tem um clichê super fofo e com certeza uma leitura adorável.
Oi Dreeh,
ResponderExcluirLi apenas o livro 8 Segundos da Camila Moreira, e apesar de não ter sido cativada pela história (o casal não me conquistou) eu acabei me surpreendendo com a narrativa da autora. Quero ler outros livros da autora, e As Cores do Amor é um deles. Gostei da história, traz uma personagem bem forte e guerreira, pelo que li vou gostar da personalidade da Silvia. Agora quanto ao Henrique... acho que ele é o tipo de personagem que vai conquistando aos poucos o leitor, espero que o amadurecimento desse homem seja perceptível.
Gostei dos assuntos inseridos na história, parece ser uma leitura bem gostosa de ler.
Beijos
Olá! Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Camila Moreira, amei O amor não tem leis e gostei também de 8 segundos, essa resenha me deixou ainda curiosa em conferi essa história que parece excelente.
ResponderExcluirBjs
Terminei de ler o livro hoje e, assim como você, amei. Sou leitor da Camila desde o início e inclusive te recomendo ler "O amor não tem leis", pois é um ótimo livro. Quanto a situação da negra na Universidade, acredite, infelizmente ainda acontece muito. Estou cursando meu segundo curso superior, em faculdade privada, como o primeiro e, apesar de não ser negro, já presenciei muitos olhares e ouvi muitos comentários desagradáveis em relação a eles.
ResponderExcluir