20 junho 2017

Resenha - ABC do amor, vários autores


Livro: ABC do Amor
Autor(a): A.C. Meyer, Brittainy C. Cherry e Camila Moreira
Editora: Galera Record
Páginas: 266
Adquira: Saraiva
Livro cedido através da parceria com a editora
O amor é o personagem principal desta antologia que reúne três das mais românticas autoras da atualidade Inconveniente, não retribuído, desejado, com final feliz ou sem esperanças, o amor não sai de moda. Em Doce reencontro, o destino encontra a saudade. Jade nunca esqueceu o ex-namorado, que terminou tudo e a trocou pela carreira. Mas a receita de um grande amor nunca desanda. O que acontece quando os dois se reencontram? O perdão é capaz de mudar a história em As cartas que escrevemos. Quando Jake retorna à cidadezinha onde cresceu, o agora ator famoso só esperava ver o seu grande amor mais uma vez. Mesmo que fosse no altar. Com outro homem. É possível fazer Ana Louise mudar de ideia? Além das cores prova que o amor pode nascer do desejo. Alice acabou com o pior tema no projeto final da faculdade. Ela precisa escrever a biografia de Leandro, um artista plástico temperamental, fechado e extremamente gato. A atração entre ambos é intensa, mas os fantasmas do passado podem atrapalhar tudo.


O amor é um sentimento complexo, cheio de nuances. Talvez seja por isso que não nos cansamos de ler, assistir ou ouvir histórias de amor. Mesmo os enredos mais conhecidos, as histórias mais clichês, sempre podem ser contadas de forma diferente. ABC do Amor é uma antologia que reúne autoras já consagradas pelo público, sendo duas nacionais e uma internacional. Elas arrasam quando o assunto é o amor, então essa união só poderia ter resultado em um livro super apaixonante

Em Doce Reencontro, escrito por A. C. Meyer, somos apresentados ao casal Alex e Jade. Eles viveram uma paixão arrebatadora na juventude, mas há cinco anos Alex deixou sua casa, família e amor para trás, quando mudou de cidade por conta da aprovação em um concurso público. Durante esse período ele mudou muito. O cara descolado que ele era foi soterrado por um novo homem bem mais sério e dedicado ao trabalho em um nível nada saudável. O que acabou lhe rendendo um ultimado do seu médico: ou ele diminuía o ritmo drasticamente ou infartaria muito em breve. Quando seu grande amor foi embora, Jade canalizou toda a saudade na realização de um antigo sonho. Com um dom natural para combinação de sabores, sua confeitaria era um verdadeiro sucesso. Apesar de trabalhar com todas as ocasiones, criar bolos para casamentos era o que lhe dava mais prazer. E foi em uma reunião rotineira com Ana, uma de suas noivas e antiga cliente, que o caminho desses dois se cruzou novamente.

 Se eu precisasse eleger meu conto favorito, seria esse. Uma das características que mais me encanta nas histórias da autora, é a sua forma delicada de falar sobre o amor. Sempre que um casal se separa por escolha de um deles, quando fica essa sensação de abandono, nós costumamos ver o pós separação como algo negativo. Eles vão sofrer eternamente, não conseguiram seguir suas vidas ou se fecharam para o amor. Aqui acontece exatamente o contrário. Os personagens são maduros o suficiente para guardar esse sentimento, extraindo dele o que há de melhor e aceitando que suas escolhas devida os levaram para caminhos diferentes. Quando eles se reencontram, o sentimento é reacendido aos poucos, conforme eles vão se conhecendo novamente... Em resumo, é uma história muito gostosa de ler.

Para mim, saudade não tem relação com a tristeza. Ela é a mola que impulsiona cada passo do meu caminho. Assim como o amor.

Em As cartas que escrevemos, escrito por Brittainy C. Cherry, o astro de Hollywood, Jake Gyllenhaal, está deixa sua agente louca quando decide passar o final de semana incomunicável em sua cidade natal. Mesmo quando Ana Louise quebrou seu coração, fazendo-o ir embora para que pudesse investir em sua carreira, Jake nunca desistiu de seu amor por ela. Ele sempre desejou ter um reencontro, mas não imaginava que isso aconteceria no momento em que ela estivesse dizendo sim no altar para outro homem. As circunstâncias da sua partida são tão nebulosas para as pessoas da cidade, quanto o motivo de Ana nunca ter respondido suas cartas. Essa pode ser a última chance de obter respostas e deixar tudo as claras. Na verdade, é a única.

Recebi muitas recomendações para conhecer as histórias da autora, mas ainda não tive oportunidade. Ou melhor, não havia tido. Fiquei apaixonada com a simplicidade da história e com a força com que o amor se faz presente nela. Entre suposições e revelações, a trama vai falar sobre perdão. Uma palavrinha pequena que representar um gesto gigantesco, capaz de mudar totalmente as nossas vidas. Não sei se como eu vocês também tem a impressão de que, por diversas vezes, nos acomodamos com terminadas situações, deixamos de lado coisas importantes para nós e até mesmo chegando a nos iludir. Essa história me fez refletir sobre isso.

– Como você pode ser tão... altruísta?
– Porque quando se ama alguém, a gente espera o tempo que for para que as coisas se alinhem. Para que tudo entre nos eixos. E então [...], você espera para se arriscar e promete a si mesmo que nunca vai deixar o amor escapar de novo.

Em Além das cores, escrito por Camila Moreira, a Alice está vivendo o pior dia de sua vida. Depois de perder o emprego e o noivo em um única manha, ela se atrasa para a faculdade e ao invés de ter a chance de fazer seu projeto final sobre sua autora favorita, acaba ficando com o pintor Leandro Franz. Ela gostava de arte moderna e o cara era um prodígio, reconhecido internacionalmente. O problema era sua aversão à mídia. Quando ela consegue uma entrevista com ele, descobre que além de arrogante e antissocial, o cara é muito gato. Por fim a entrevista acaba não acontecendo, mas Alice sai da mansão com um emprego de assistente pessoal. Não seria um mar de rosas, mas essa proximidade ajudaria bastante no andamento do seu trabalho. E quem sabe essa não será a oportunidade para Leandro superar seus fantasmas...

Como já era de se esperar de uma história da autora, encontramos muita sensualidade e uma pitada de drama. Foi o único conto que levantou um tema mais delicados, fazendo com que o livro fosse fechado com chave de ouro. Os motivos para Leandro ser como é em relação a exposição de sua vida, estão longe de ser simples. É uma combinação de fatores que nunca os vi sendo abordados dessa forma em história alguma. Nem preciso dizer que gostei muito, né?

Compreendi que a dor de uma pessoa não pode ser medida. Ninguém tem ideia da intensidade do que o outro sente.

Durante a leitura fiquei com a impressão de que as histórias tinham tamanhos diferentes, mas todas tem exatas setenta páginas. Foi o suficiente para o desenvolvimento das histórias, dando tempo para o leitor se envolver com os personagens, mas sem descaracterizar a história como conto. Aliás, eu ficaria muito feliz em reencontrar esses personagens em livros próprios, mas achei que os contos se bastaram. As histórias tem início, meio e fim, então não ficamos com aquela sensação de que faltou algo.

Graficamente o livro está fofíssimo, combinando bem com seu conteúdo. Ficou claro para mim que tudo nele foi milimetricamente planejado. Caso você não tenha percebido, o ABC do título é uma 'sigla' com as inicias dos nomes das autoras. Os contos aparecem exatamente nessa ordem, ressaltando que não foi uma escolha ao acaso. Outra delicadeza são as fotos que aparecem na capa, cada uma representando um contos. Assim como o subtítulo consegue representar o livro como um todo e cada conto individualmente. Todas as narrativas são feitas em primeira pessoa de forma alternada entre os protagonistas. Os contos são divididos em capítulos curtos, trazendo no início de cada capítulo a identificação do narrador. Há pequenas modificações para atender as particularidades de cada história, mas em suma é assim que ela é apresentada.

Se você gosta de um bom romance, vale a pena furar sua fila de leituras com esse livro tão gostoso e rápido de ler. Se você está querendo presentar alguém, essa também é uma super indicação.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de A Melodia Feroz.

11 comentários

  1. Que legal, esse mix de estórias. Amei saber.

    Beijokas,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Eu adoro livros de romance.Então acho que essa é uma leitura obrigatória para mim né? Como outros livros das autoras acho que esse vai me conquistar também por ser leve de ler e fofo. Já está na minha meta de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dreeh!
    Ahh eu adoro essas autoras e estou louca por esse livro ♥
    Imagino que os contos sejam ótimos, e que a leitura seja cativante e fluída.
    Amei sua resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  4. Uma mistura de histórias e que ainda tragam o amor como o plano central?
    Precisa mais nada!Três renomadas autoras, trazendo o amor em sua forma mais complexa.
    Como lidar com tantas pedras que aparecem pelos caminhos?
    Puxa, preciso muito ler este livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Dreeh ;)
    Quero muuuito ler o livro *-* só de ter a Brittainy, já sei que vai ser perfeito!
    Nunca li nada da A. C. Meyer, mas esse conto parece lindo... acho muito fofo esses reencontros, ainda mais você dizendo que o casal é mais maduro pra guardar esse amor.
    As histórias da Brittainy realmente são apaixonantes, e ela escreve com simplicidade histórias de amor lindas.
    E adoro a escrita da Camila, como ela mistura sensualidade com um toque de drama!
    Acho que vou amar o livro S2
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Apesar de não ler muito livros de contos mas esses me encantaram, a forma de como a autora quer mostra pro leito como e o amor entre eles, como ela construiu. Me pareceu um romance bem clichê.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Ter a oportunidade de ler três autoras em um só livro, é realmente imperdível.
    Gostei muito da dica, a leitura deve ser ótima e cativante. Já está na lista!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza esse livro vale a pena furar a fila de leitura Dreeh, que time de peso! Já conheço histórias de duas autoras.
    Amo a escrita da Brittainy, essa autora sabe muito bem conduzir uma história com maestria, seus romances são envolventes e arrebatadores, então o conto As cartas que escrevemos é o que mais estou ansiosa de ler, ainda mais com uma história sobre perdão.
    Ainda não tive a oportunidade de ler A.C. Meyer, mas tá aí uma ótima opção de conhecer a narrativa da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito lindo os contos pois fala de amor, ainda mais uma paixão antiga que ficou mal resolvida e esse reencontro dos personagens promete. Não percebi que o ABC era as iniciais das autoras se voce nao fala passaria batido kkk.

    ResponderExcluir
  10. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre fgm de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que FGM venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele FGM não pense mai…s nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.

    ResponderExcluir
  11. Dreeh!
    Fico bem orgulhosa em ver duas autoras nacionais, se unirem a uma autora mais que conhecida internacionalmente, e contruírem um livro de contos que trazem romance e história de amor e mesmo sendo escritos de forma independente, trazem uma unidade para o enredo do livro.
    “Como eu não tenho o dom de ler pensamentos, eu me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim, eu consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria por mim o mesmo.” (Desconhecido)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥