22 junho 2017

Especial Katy Perry - Witness


Ela está de volta e atirando para todos os lados. Lançando seu quarto álbum de estúdio desde que assumiu a identidade Katy Perry, Katy tem a difícil missão de manter o sucesso dos dois últimos álbuns (Teenage Dream e Prism). Depois de inúmeros #1, como Roar e Dark Horse, a cantora decidiu largar um pouco o pop açucarado e mirar num pop com tom mais político e socialmente engajado.


A proposta tinha tudo para dar certo. Mantendo o tom colorido da era Teenage Dream, Chained to the Rhythm, primeiro single de Witness, continha um forte teor político e batia de frente com a política adotada pelo atual presidente dos EUA. A divulgação da música contou com uma investida forte do serviço de streaming Spotify e foi intensamente promovida nas principais premiações e programas de tv. Entretanto, todo esforço levou a música ao #4 nas paradas americanas, sendo considerado um verdadeiro fracasso.
O segundo single, Bon Appétit, que conta com a participação do trio Migos e “reconhecidos” por darem declarações homofóbicas, foi duramente criticado pela mídia e fãs, que até “exigiram” uma versão da música sem a participação do trio. A música foi tão mal recebida que a gravadora voltou atrás e considerou a músicas apenas como promocional e decidindo não trabalhar mais a divulgação da  mesma, mesmo com o clipe tendo sido divulgado.

A canção então foi rapidamente substituída por Swish Swish, parceria com Nicki Minaj. Apesar de ter sido melhor recepcionada, a música também passou longe do topo das paradas. Ao que tudo indicava, a música seria uma resposta à Bad Blood, de Taylor Swift.

Apesar do desempenho fraco dos singles, o álbum alcançou o primeiro lugar nos EUA, o que rendeu à Katy seu terceiro #1 nas paradas americanas de álbuns.

Olhando pelo lado musical, Katy mostrou sim uma evolução musical, sem perder a vibração de California Girls e Roar. Acertou em cheio ao tentar acordar a sociedade com Chained to the Rhythm.

Socialmente falando, Katy errou feio ao colaborar com um trio de rappers com uma péssima reputação com o público gay (uma enorme fatia da audiência da cantora). E, errou mais ainda, ao direcionar outra música contra uma mulher, independente do que tenha acontecido. Parecem dois passos para trás em todo o cenário que se tem tentado criar em volta da liberdade sexual e feminismo.

Tretas a parte, para a divulgação do álbum, Perry viveu praticamente num Big Brother. O final de semana inteiro que antecedeu o lançamento do álbum foi transmitido pela internet. Nele, a cantora, jantou com amigos, deu entrevistas, fez um top 3 de seus ex-namorados e até disse que amava a Taylor Swift. O “programa” foi um tremendo sucesso e teve um público de 46 milhões de telespectadores

De qualquer forma, o novo trabalho da cantora deve ser conferido. Baseando-se apenas no teor musical, Witness é sim um álbum interessante. Como teor político e pop engajado, encontramos algumas incoerências de discurso.

Vale a pena conferir os 3 singles citados acima e as faixas Witness, Roulette, Déjà Vu e Miss You More. Há boatos de que a quarta (ou terceira) música a ser trabalhada seja a lenta Save as Draft.

Uma turnê também já está na agenda da cantora, que terá inicio dia 07 de Setembro e previsão de término apenas em 25 de junho de 2018. Já há praticamente 70 shows anunciados, nenhum no Brasil, por enquanto.

Faixas:
1. Witness
2. Hey Hey Hey
3. Roulette
4. Swish Swish feat. Nicki Minaj
5. Déjà Vu
6. Power
7. Mind Maze
8. Miss You More
9. Chained to the Rhythm feat. Skip Marley
10. Tsunami
11. Bon Appétit feat. Migos
12. Bigger Than Me
13. Save As Draft
14. Pendulum
15. Into Me You See

Agora deixo vocês com o primeiro single de Witness, a maravilhosa Chained to the Rhythm. Fui!




16 comentários

  1. Olá!!
    Gosto muito da Katy Perry, mas admito que este está longe de ser o melhor álbum dela. Não pelas tretas, mas sim porque as musicas não me agradaram muito, mas gosto é gosto né!? Entretanto, eu adorei Chained to the Rhythm.
    Mas uma coisa é certa, a divulgação do álbum foi sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeito pra falar dela, pq acho ela fantástica, mesmo n tendo a melhor voz do pop. Realmente a divulgação foi pesada e muito bem feita.

      Excluir
  2. Gosto de algumas músicas da cantora, Chained é maravilhosa mesmo não tem como não gostar. Muito bom o post tem informações que nem conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    Katy Perry, sempre será uma cantora fantástica, sempre gosto das musicas dela porém esse fiquei bem diferente do estilo dela e gostei bastante, são músicas super legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho uma cantora fantástica e uma personalidade bem divertida.

      Excluir
  4. Sinceramente, não gosto nenhum pouco da cantora. Não faz meu estilo em música, então prefiro nem ouvir!
    Mas para quem curte, cada álbum lançado é uma festa!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Flor. De quem você gosta? Quem sabe a gnt n faz um especial aqui também! :)

      Excluir
    3. Douglas, eu sou do Rock..rs Gosto de coisas que muita gente não suporta, como Queen, Scorpions, Pearl Jam, Aerosmith..e por aí vai! Não o rock pesado, mas o rock melodioso. Não tenho nada contra nenhum gênero musical. Todos são livres para ouvir o que mais lhes agradem, né? Vou sugerir então, Pearl Jam!!! Afinal, Eddie é pra todo gosto!rs Beijo e me desculpe se meu comentário feriu alguém do blog!!!

      Excluir
  5. Oi Douglas ;)
    Sou fã da Katy e adoro Teenage Dream e Prism, principalmente o primeiro. Adorei esse novo estilo dela, mais engajado na política e questões sociais!
    Adorei esse Big Brother dela no youtube, me diverti demais vendo!
    Faz um especial do Ed Sheeran, não sei se você já fez... ele é meu cantor favorito *-*
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela. Ainda não fizemos nenhum post sobre o Ed Sheeran, mas gostei muito da sugestão!

      Excluir
  6. Oi.
    Sinceramente não conheço muito as músicas da cantora, mas vou colocar na minha lista e ver quais me agradam! Acho que vou gostar! Obrigada pela dica e post. Amo músicas!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Adoro a Katy Perry Douglas! Sou fã especialmente das músicas mais antigas ;)
    Pior que a cantora errou feio mesmo, socialmente falando como você comentou, mas tirando isso, até que gostei dessa nova fase dela.
    A Chained to the Rhythm também é a minha preferida do álbum.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Douglas!
    Verdadeiro especial sobre a Kate Perry com babados e fofocas, né?
    Fato é que não sou muito fã dela (por favor, não jogue pedras em mim por isso...), gosto de uma ou outra música dos álbuns antigos e como não ouvi ainda nenhuma desse novo álbum, não posso dizer nada...
    “Como eu não tenho o dom de ler pensamentos, eu me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim, eu consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria por mim o mesmo.” (Desconhecido)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas,
    Gosto muito do trabalho da Katy Perry, sempre achei as músicas muitos boas, com temáticas interessantes e gostosas de se ouvir, mas, confesso, este último álbum não me chamou muita atenção. Na verdade, até chamou, mas não dá forma como imaginava. Assisti ao clipe de Bon Appétit e fiquei confusa, talvez não tenha entendido a verdadeira mensagem da música, mas acredito que o que dificultou minha compreensão foi a propaganda mal direcionada que distorceu a proposta do que a cantora queria focar neste novo trabalho.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥