13 março 2017

Resenha - Matéria Escura, Blake Crouch


Livro: Matéria Escura
Autor(a): Blake Crouch
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Adquira: Saraiva | Americanas | Livraria da Folha
Livro cedido através da parceria com a editora

Você é feliz com a vida que tem? Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Jason Dessen não tem a vida que sonhou, mas ama a vida que construiu ao lado da esposa Daniela e do filho adolescente Charlie. Ele possui uma família encantadora, um emprego simples, mas assim como qualquer ser humano, por vezes se pergunta como seria sua realidade se algumas escolhas tivessem sido diferentes. A verdade é que Jason era uma verdadeira aposta no mundo científico, porém algumas decisões tomadas em sua juventude influenciaram na brilhante carreira que ele poderia ter conquistado. Quinze anos após sua escolha, Jason conforma-se em lecionar física quântica em Lakemont College.

Mas as coisas começam a mudar quando em uma noite qualquer Jason é sequestrado por um homem mascarado. Humilhado, ameaçado e abandonado inconsciente por seu raptor, nosso herói nem imagina o que está a lhe acontecer quando acorda em um laboratório, amarrado em uma maca na presença de estranhos que parecem já conhecê-lo. Desorientado, Jason só quer retornar para sua casa e encontrar sua família, o único problema é que sua vida não é mais a mesma que ele conhecia.

Aqui neste momento, feliz e ligeiramente embriagado em minha cozinha, nem imagino que hoje à noite tudo isso acabará. Será o fim de tudo o que conheço, tudo o que amo.

Jason agora se encontra em uma nova realidade, ele não é mais o professor de uma faculdade medíocre e sim um gênio da física quântica que revolucionou a ciência. Ele não casou com Daniela, Charlie não nasceu, e ele não possui uma família para retornar. Seria tudo um sonho? Uma pegadinha de muito mau gosto? O que aconteceu para sua realidade ter sido alterada? São perguntas que ele desesperadamente tentará responder.

Matéria Escura é definitivamente um dos melhores thrilleres que eu já tive a oportunidade de ler. Sabe aquele tipo de livro que te impacta, te desespera e faz o coração acelerar a cada virada de página? É esse!

Eu já conhecia o trabalho de Blake Crouch de Wayward Pines, por isso já tinha em mente o que me esperava nessa nova obra, eu só não imaginava ficar tão vidrada na leitura a ponto de sentir toda a confusão que se passava na mente do personagem em busca de compreender sua realidade que parecia cada vez mais insana.

Se isso é alguma viagem alucinógena, não tem nada a ver com o que já ouvi a respeito. Nenhuma distorção visual ou auditiva. Nenhuma euforia. Não é que o lugar não pareça real, eu é que sou o elemento estranho aqui. O erro é a minha presença. Não sei explicar, mas essa é a sensação que eu tenho.

Com um enredo brilhante, cenários e personagens muito bem construídos e uma trama envolta de mistérios, questionamentos e suspense,a trama criada por Crouch possui um magnetismo incrível que captura a atenção do leitor desde as primeiras páginas. A leitura possui um ritmo frenético e a jornada de Jason é tão emocionante a ponto de nos influenciar a procurar teorias para explicar sua situação e sentir na pele a excruciante dor da solidão, das incertezas e o medo dilacerante de jamais retornar ao seu mundo e reencontrar sua família.

Além do desconforto físico, registro uma sensação de vazio esmagadora, como se estivesse chovendo diretamente na minha alma. Como se meu interior tivesse sido escavado.

Em relação à edição física, a Editora Intrínseca está de parabéns. O livro possui capa dura e a arte combina perfeitamente com a proposta. As folhas são amareladas, a fonte em tamanho agradável para leitura e não encontrei qualquer erro de revisão.

Para quem ama um bom thriller e procura uma história de ficção científica capaz de tirar o fôlego, essa leitura é obrigatória.


*E o melhor, os direitos autorais do livro foram adquiridos pela Sony e será adaptado para as telonas, então corra para ler!


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Paris para um e outros contos.


22 comentários

  1. Curto bastante livros com esses universos paralelos, outras realidades.
    Não conhecia a obra ainda e o que li aqui me deixou bem curiosa, confesso!
    Parece ser uma leitura bem envolvente, uma aventura e tanto.
    E apesar de não gostar muito de thrillers, fiquei interessada nesse.
    A edição parece estar bem caprichada mesmo.
    Espero poder conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Ahh, uma resenha desse livro! Estava curiosa pra saber um pouco sobre ele.
    Gosto muito quando a leitura tem um jeito tão bom que a gente fica tão perdido quanto o personagem, se sente na mente dele ou coisas assim. Já me chamou atenção por isso.
    E parece que o ritmo é muito bom. Frenético é o melhor. Faz a gente comer páginas e não conseguir largar a história. Dá uma ânsia pra saber as coisas, adoro quando um livro me deixa vidrada assim.
    Parece um livro cheio de incertezas e emoção também, gostei disso.
    No geral está parecendo uma ótima leitura. Espero conseguir ler também! Gostei dele.

    ResponderExcluir
  3. Segunda resenha que leio no mesmo dia, indicando este livro. Não tem como fingir que não se leu né?
    Como não conhecia, quando li a primeira pergunta, já me vi respondendo de cara e com o seguimento da resenha, ficou difícil não desejar conhecer mais ainda o personagem e suas próprias perguntas que irão surgir, com certeza!
    A foi bom ler que já foram comprados os direitos para uma adaptação!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Glauce, tudo bem?
    Eu achei muito legal a premissa do livro, e estava doida para conferir uma resenha sobre esta história. A Intrínseca arrasou na edição, aliás eles estão caprichando muito nas edições ultimamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Glauce, tudo bem?!
    Já estava super ansiosa para ler esse livro, amo thrillers DEMAIS! Gosto muito daquele sentimento de não conseguir para de ler de tão intrigante a história e de tão curiosa que vc fica para saber logo o que está acontecendo e como vai acabar! Espero ter a oportunidade de ler logo!

    BJS

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, fiquei bem curiosa em ler, fala de escolhas também já pensei se tivesse feito escolhas diferentes como seria hoje, tem mistério que adoro, parece deixar o leitor bem ansioso para descobrir o que esta acontecendo com o personagem, que legal que terá adaptação.

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Devo salientar que sua resenha me instigou muito para ler a obra. Parabéns, achei-a muito bem escrita.
    Sobre o livro, fiquei extremamente curiosa, pois sou uma apaixonada pela ficção científica e fiquei me roendo para saber como é que isso foi acontecer com ele. Pela capa, não imaginava o que o livro iria transmitir. Confesso que ela não me atraiu muito, mas é como dizem: nunca julgue um livro pela capa!

    http://www.conchegodasletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, fiquei muito curioso para ler o livro, a história parece ser muito bem construída e viciante. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Glaucia!
    É tudo que espero em um livro, muito suspense, mistério, questionamentos e certo aprendizado, afinal, muitas vezes me pergunto porque tomei determinada atitude ou decisão, e se tivesse feito de outra forma como poderia ter me saído? O que poderia ter acontecido de diferente?
    Fato é que quero apreciar a leitura.
    “Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Glauce! História interessante e envolvente. Resenha linda! Obrigada pela dica, está super anotado! Abração, Drica.

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Que premissa incrível esse livro tem, nem preciso dizer como fique curiosa para conferir.
    Adoro thriller, principalmente quando tem mistérios me sinto uma investigadora profissional kkkkkk.
    Estou louca para saber o que acontece com ele quando chega na sua casa e o que acontece a seguir.
    P.S ansiosa pela Semana Matéria Escura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Glaucia
    Conhecia o lançamento, mas é a primeira resenha que leio do livro. Gosto do gênero e saber que o livro foi bem desenvolvido e que gostou me deixa feliz. Com certeza leria! Só a capa que pode não chamar muita atenção, mas se é capa dura as coisas já mudam rs.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas também não é muito meu gênero. Não consigo ler livros assim, fico com o meu coração da boca de tanta ansiedade.
    Mas, deu para perceber que é uma história brilhante!
    Beijos e parabéns pela resenha
    Daya

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Eu gosto muito de livros desse gênero, já tinha ouvido falar do livro, e sua resenha só confirmou o que eu havia pensado "o livro é fantástico!". Ele agora esta na minha listinha de futuras aquisições.

    Sucesso.
    https://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, adorei sua resenha... Nossa se o livro for isso tudo quero muito ler.
    Eu adorei a sinopse e esse é exatamente o tipo de livro que gosto, ficamos na tensão o tempo todo, adoroooo rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu gosto de livros assim, que tem um ritmo alucinante, onde o leitor não consegue mais parar. Achei essa dica super interessante, e com certeza vou conferir essa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Quando vi pela primeira vez o livro, fiquei bem curiosa pela questão da capa e por causa da edição linda da Intrínseca. Mas agora conhecendo um pouco mais a fundo do que se trata, gostei do mistério que você disse que perpetua durante a leitura. Fiquei bem curiosa. Adorei e ótima resenha! Dica anotada.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. oie
    eu havia lido a sinopse e não dei tanta atenção. Mas depois de ler a sua resenha, quero muito ler o livro. Adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Eu já vi algumas pessoas comentando sobre esse livro, porém nunca cheguei de fato a ler uma resenha, até agora. Adoro thrillers e faz um bom tempo que não leio algo do gênero, então é uma excelente dica para mim.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Não conhecia esse livro, mas achei interessante a premissa da trama. Eu sou apaixonada por livros que tenham um bom suspense/mistério e que o autor saiba desenvolver a trama. Esse livro parece ser dessa maneira! Fico feliz que você tenha gostado e espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  22. Eu não entendi a capa muito bem, mas se você diz que combina com a proposta então tá hahah preciso ler pra entender!
    Gostei muito da premissa, acredito que faça a gente pensar e valorizar mais os caminhos que tomamos, parando de pensar naquilo que não aconteceu. Mesmo antes de saber do que se tratava já queria por causa do nome instigante, agora quero mais!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥