25 julho 2016

Resenha - Auggie e Eu, R. J. Palácio


Livro: Auggie e eu
Autor(a): R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Páginas: 326
Adquira: Saraiva Submarino | Livraria Cultura | Travessa | Americanas |
Livro cedido através da parceria com a editora
A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário. O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente.

Depois do sucesso de Extraordinário e de receber diversas cartas de fãs pedindo uma continuação para a história de Auggie a autora R. J. Palácio decidiu acalmar os fãs com o lançamento de Auggie e eu, um livro que embora não trate de uma continuação serve para mostrar o que acontecia em paralelo a vida dessa personagem que ganhou o coração de fãs do mundo inteiro.

Dividido em três contos denominados: O capítulo de Julian, Plutão e Shingaling, vemos uma versão diferente da história narrada pelo ponto de vista de Julian, o menino que cruelmente praticava bullying contra Auggie na escola, Christoper – melhor amigo de Auggie desde a infância e Charlotte, a menina que participou do comitê de boas vindas a Auggie na Beecher Prep, mas que embora presenciasse as maldades feitas contra o colega preferia se manter neutra em qualquer situação, sem tomar partido de nada.

- Sabem – disse o Sr, Buzanfa - , uma das coisas que se aprende quando se chega a minha idade é que às vezes uma situação nova surge, e você não tem ideia do que fazer. Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? (Pág. 29)

No primeiro conto conhecemos mais sobre a história de Julian, o vilão de Extraordinário. Desde que pôs os olhos no menino e enxergou que Auggie era uma criança diferente, Julian fez de tudo para tornar a vida do colega mais difícil, usando de crueldade para tentar afasta-lo da escola e das demais crianças que poderiam se aproximar do garoto. Agora temos a oportunidade de descobrir o motivo das atitudes de Julian que em momento algum se mostra arrependido por suas ações, afinal seus próprios pais fazem vista grossa para as atrocidades do filho e tentam justificar qualquer ação do garoto.

Na primeira vez que vi August, bem, tive vontade de cobrir os olhos e sair correndo e gritando. Sei que isso soa cruel, e sinto muito. Mas é verdade. E qualquer um que diga que não teve a mesma reação quando viu Auggie Pullman pela primeira vez não está sendo honesto. Sério. (Pág. 31)

No segundo conto conhecemos a história de Christopher - o melhor amigo de Auggie desde os primeiros dias de vida. Nesse conto o tema destacado é a amizade e embora a realidade retratada nesse conto possa parecer um pouco cruel, tenho que dizer que foi completamente real, afinal os sentimentos de Chris em relação às dificuldades para manter a amizade com Auggie com certeza esbarrariam na realidade em que vivemos hoje. Chris sempre foi um ótimo amigo para Auggie e ambos se divertiam muito quando estavam juntos, contudo após as mudanças que vem ocorrendo na vida do menino, inclusive a mudança de ambiente e as novas amizades, Chris foi deixando o amigo no passado e começou a perceber como era difícil lidar com as restrições de Auggie e com os olhares alheios e as piadas de mau gosto em relação à aparência do amigo. Com isso Chris vai se mantendo cada vez mais distante de Auggie.

No último conto temos a história de Charlotte, a única menina que fez parte do comitê de boas vindas a Auggie na Beecher Prep. Charlotte sempre se mostrou gentil com o menino e nunca demonstrou ter qualquer atitude que pudesse deixar o colega exposto ou desconfortável. Porém sua atitude passiva demonstra apenas como a menina não tem uma opinião forte, pelo contrário, Charlotte tenta a todo tempo se manter neutra em tudo o que acontece, afinal quem sabe assim ela consiga agradar a todos. E é com esse pensamento que Charlotte se mostra uma garota sem atitude e incapaz de sair de sua zona de conforto para defender o colega. De todos os contos esse foi o que menos falou da história de Auggie, o que vemos aqui é uma menina querendo ser aceita e notada em uma escola com diversas panelinhas.

Auggie e eu foi um livro que me emocionou bastante, principalmente a história de Julian que me deixou de coração partido, eu realmente não esperava encontrar o que encontrei nessa história. Nesse livro R. J. Palácio nos mostra que toda história tem dois lados e que nem sempre tudo é o que parece ser, basta estarmos dispostos a enxergar além dos padrões e da aparência de cada um.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Oníria.

7 comentários

  1. Parece encantador esse livro e emocionante! Com certeza vale muito a pena ler pois o "Extraordinário" já foi um sucesso, imagina esse! =D Já está na minha lista de livros ♥

    ResponderExcluir
  2. Só quem leu Extraordinário sabe quais emoções este livro causou. Uma história diferente e tão comum ao mesmo tempo. Que trouxe à tona sentimentos de revolta, aceitação, amor, compaixão..tudo junto e misturado.
    Já havia lido sobre este lançamento e espero poder ler essa pequena grande obra e saber destes pontos de vida, principalmente do Julian.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a escrita de R J Palacio. Me apaixonei por Extraordinário. Indico pra todo mundo. Com certeza irei ler esse também

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Ainda não li Extraordinário, mas está na minha lista. Sempre leio comentários emocionantes a respeito da obra, tenho muita curiosidade. É possível que também venha a ler esse, já que cita o personagem. Adorei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Glaucia,
    Extraordinário com certeza será um dos livros que vou levar pra vida toda! Foi uma das leituras que mais me marcou, me emocionei demais ao ler a história de vida do Auggie, fui completamente cativada pelo personagem. Quero ler tudo que esteja relacionado ao Auggie e as pessoas envolvidas, Auggie & Eu será uma das minhas leituras desse ano. Imagine a felicidade sem tamanho da pessoa desde quando soube que Extraordinário teria adaptação para o cinema, agora é só saber lidar com a espera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Amei a resenha,o livro parece ser muuuuito legal.Quero muito ler ❤️❤️❤️❤️
    Este com certeza está na minha lista de leitura hahah
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li Extraordinário e amei! É um livro tão lindo, emocionante e que faz a gente se colocar no lugar de Auggie, que é um menino forte e maduro. Quero muito ler esse livro, pois sei que vou gostar, principalmente por ser um livro que fala de amizade e também mostra a realidade, mesmo sendo cruel.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥