15 abril 2015

Resenha - O Ratinho do Violão, Marta Reis


A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Marta Reis
EDITORA: Geraçãozinha
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 32
ADQUIRA: Saraiva | Submarino | Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Adicione no SKOOB



O Ratinho do violão é mais um livro que embora seja voltado para o público infantil, fala sobre um assunto muito sério: Bullying.

O livro conta a história de Chiquinho, um menino que nasceu manco e que por conta da sua deficiência, sofre piadinhas e discriminações dos colegas da escola.

Chiquinho é um bom menino, e está sempre acompanhado de seu violão e de sua música onde quer que vá. Mas é um garoto solitário e carrega uma tristeza no olhar que ninguém parece perceber. E é através da música e de seu violão que Chiquinho consegue diminuir essa tristeza. Porém certo dia algo terrível acontece na escola, e nem mesmo a música é capaz de dissipar a tristeza e o medo que começa a se instalar cada vez mais em Chiquinho. É um medo tão grande que aos poucos Chiquinho vai diminuindo e diminuindo, até virar um ratinho.



- Eu não tenho todas as respostas. A vida é mesmo um mistério!... A gente chega a este mundo sem manual de instruções, levamos muito tombo. E só se aprende a viver... VIVENDO! (Pág.21)

Com o sumiço do menino, tanto a mãe de Chiquinho como os colegas de escola começaram a sentir a falta do garoto. E começaram a perceber que além da saudade que sentiam do colega, também  não lhe deram valor enquanto estava por perto. E procuraram em todos os cantos, mas não o encontraram. Em meio a procura dos colegas, Chiquinho que agora vive como um ratinho, vai aprendendo lições sobre a vida e em como não deixar o medo dominá-lo.


Embora contada de forma infantil, a mensagem que a história passa é muito clara. Além de tratar do tema Bullying, ao longo da curta história, o livro nos conscientiza em relação aos sentimentos daqueles que são alvos de gozações e brincadeiras de mau gosto. Mostra que guardar esses sentimentos ruins pode nos fazer mal a ponto de nos diminuir como pessoas e de forma simples mostra como somos capazes de superar essa situação.


A Editora caprichou nas ilustrações do livro, está uma fofura. Com certeza é um ótimo livro para presentear crianças, mas também é uma história que encantará qualquer adulto.


18 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Não sou muito fã de livros infantis, por razões óbvias rsrs. Mas acho que todos tem uma mensagem muito bacana e que precisa ser aprendida desde cedo pelas crianças. Temas como bullying e igualdade devem ser trabalhados desde cedo, para que eles possam crescer já sabem o que é certo e errado. As ilustrações dos livros da Geração são muito bem feitas e fofas, já viu a de Pequeno Príncipe?

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia!
    Ahh, fofura é pouco ne flor, com uma edição dessa, impossivel não se apaixonar a primeira vista D: Geração anda com cada livro chamativo e encantador *-* Depois da nova edição do Pequeno Príncipe só resta dizer minha inveja sobre a sua leitura D: E esse protagonista *-* Chiquinho. Tão infantil e com um assunto tão forte <3 Já está na lista dos desejados a partir de hoje.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. awn eu adoro livro infantis e ainda mais por ilustrações fofas assim *-----*
    cara esse livro tem uma premissa bem legal. se eu tivesse filhos com certeza compraria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Glaucia eu amo livros infantis, essas ilustrações estão tão lindas e fofas, adorei a capa do livro, tenho certeza que meu filho Ian irá adorar. A Editora está de parabéns pela publicação. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que você contou basicamente a história inteira... hehe... ainda bem que eu já li o livro, porque pude ser surpreendida, mesmo se tratando de uma história curtinha. Adorei a leitura, as mensagens passadas são muito legais, e é muito importante conscientizar as crianças desde pequenas sobre os efeitos do bullying e assim, quem sabe, evitar que aconteça ou diminuir as ocorrências.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu me arrepiei enquanto lia a sua resenha.
    Que maneira mais sutil de mostrar para as crianças que o bullying não é nada divertido.
    Que a sua "brincadeira" termina por diminuir as pessoas.
    Sei lá, achei a história linda.
    As ilustrações também estão perfeitas.
    Vou ser tia esse mês :D e seria uma boa leitura para quando o meu sobrinho estiver mais velho <3
    Quero o livro tanto para mim quanto para ele.
    Bjs
    <3
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Glaucia, tudo bem? Adorei a sua resenha e o livro parece ser muito fofo mesmo, mas trata um tema bastante importante que é muito bom as crianças ficarem sabendo desde cedo, sobre o bullying, sobre as brincadeiras que podem machucar e sobre a importância de falar sobre isso.

    Adorei as ilustrações e deve ser uma delícia poder ler esse livro para uma criança.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Que coisinha mais fofa. É bem legal ver indicações de livros infantis.
    Adorei as ilustrações.
    E as lições d superação trazidas na trama tornam uma boa pedida para o público infantil.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  9. Olá, Glaucia!
    Quanta fofura! Adorei a proposta do livro ;ensinar aos pequenos o quanto o bullying é cruel. E as ilustrações... <3
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Glaucia, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa dele. Bullying é mesmo um tema sério e as pessoas deveriam dar mais atenção. Tenho interesse em ler o livro é vou adicionar eles nos meus desejados. Parabéns pela resenha, ela despertou meu interesse na leitura.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Aiii Glaucia desde que vi o lançamento deste livro sou doida para comprar e ler para minha sobrinha, ele parece ser tão gostosinho de ler e tão instrutivo. Vou fazer o possível para encontrá-lo e comprar, obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Glaucia, sua linda, tudo bem?
    Esse livro é muito fofo!!! Não importa a minha idade, eu tenho vontade de ler e de dar ele de presente, pois acho linda a mensagem que ele passa. Se formos parar para analisar, o enredo dele é super atual e retrata algo que muitas crianças e adolescentes estão sofrendo. A grande pergunta sempre foi: o que fazer nessas situações? Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI, Glaucia!
    Acho esse livro muito fofo, e além disso o tema abordado é muito importante, ainda mais pro público alvo, né. Afinal, nessa fase que pode começar o Bullying, é importante educar desde cedo. Quero muito comprar pra minha filha.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. É um livro tão fofo e simples que fica difícil falar sobre ele. Gostei da história e das lições apesar da realidade surreal de os coleguinhas sentirem falta do menino. rs As ilustrações estão mesmo lindas, dá vontade de abrir e folhear o livro só pra ficar namorando os desenhos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. A história do Chiquinho é encantadora; o assunto é sério, mas a forma como é tratado é super leve. Me surpreendi com os acontecimentos, achei o enredo bem criativo.

    ResponderExcluir
  16. Achei a proposta super interessante, acho que as crianças devem estar por dentro do assunto já que a escola é o lugar onde passam pelos maiores desafios. Devem aprender conviver com as diferenças!
    Adorei as ilustrações.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  17. Oi Glaucia, tudo bem??

    Tenho visto várias resenhas desse livro por ai... não tenho vontade de ler, mas acho as ilustrações super bonitas, coloridas e bem desenhadas... Eu comprei ele para dar de presente a uma amiga... não vejo a hora de ver a filhinha dela lendo o livro... a importância de falar sobre o bullying desde a infância é essencial para que nossos pequenos possam saber lhe dar com isso e se defender... Xero!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥