21 abril 2015

Resenha - A Costureira, de Kate Alcott

Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Kate Alcott
EDITORA: Geração
EDIÇÃO: 2013
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 376
Livro cedido através da parceria com a editora
Adicione no SKOOB



E lá estava ele, assomando tão altivo, tão orgulhoso e distinto, que parecia governar os mares, e não o contrário.

Tess não aguenta mais aquela vida de lavar roupa e organizar toalhas. Sua mãe lhe ensinou a arte da costura e ela tem muito talento para tal! Num ato desesperado, Tess abandona a casa onde trabalha como empregada e parte para o porto de Cherbourg, onde o grandioso navio Titanic o navio que não afunda está prestes a partir. O destino a leva até Lady Duff Gordon, uma famosa estilista que está atravessando o oceano para fazer seu desfile de primavera em Nova York. A viagem começou de forma incrível, não tinha como ser diferente. Sempre que caminhava pelo convés da primeira classe ao lado da patroa ou mesmo quando ela a deixava passear por ai sozinha, Tess aproveitava para observar a rotina daquelas pessoas. Ela se encantava com a textura das cortina, o estofado das cadeiras... os tecidos eram tão agradáveis ao toque. Ela sonhava em ter um material de trabalho tão bom quanto aquele e estava determinada a aproveitar a oportunidade que a vida lhe dera. Ela iria aprender a ser uma grande estilista junto com Lucy e, quem sabe, um dia seria tão boa quanto ela.

De repente havia um cheiro acre e suarento de medo humano no ar salobro.
[...] aquilo não era simulação nenhuma, piada nenhuma. Era de verdade.

Logo no segundo capítulo nos deparamos com a trágica noite de 14 de abril de 1912, e é aqui que a história realmente começa. A trama gira em torno do inquérito que um senador americano instaurou com o intuito de averiguar as causas do acidente. Existiam muitas perguntas a serem feitas, porém poucos estavam dispostos a dar respostas sinceras. Ninguém entendia que o senador não pretendia fazer uma caça as bruxas. Até porque, uma tragédia daquela magnitude, dificilmente teria um único culpado. Ele apenas não poderia deixar que aquelas mortes passassem em brando. Os familiares mereciam ao menos uma satisfação.


Tess é quem da o rumo da história. Sua trajetória se entrelaça com as vidas de muitos personagens, sendo deles a responsabilidade de movimentar o livro. Jim é um marinheiro, um dos 700 sobreviventes do naufrágio. Ele se mostra um homem honrado e sincero, me fazendo torcer para que encontrasse um final menos doloroso possível. Pinky é uma mulher independente, repórter de um dos maiores jornais da época. Ou seja, ela estava bem à frente de seu tempo. Irreverente e astuta, você precisa se esforçar para não gostar dela. Jack é um daqueles personagens que surgem como quem não quer nada e em suas pequenas aparições consegue conquistar o leitor. Não sei se compreendi o personagem muito bem, mas ele me cativou. Isso é fato. Também temos Smith, o já citado senador. Pouco sabemos sobre ele, mas isso não o torna menos importante. Afinal de contas, ele é o responsável pelo inquérito e sua personalidade é relevante para tal.

Era sempre delicioso saber mais sobre as pessoas do que elas achavam que você sabia.

A narrativa é feita em terceira pessoa e me pareceu ser a melhor forma de contar essa história. Com tantos acontecimentos paralelos, se fosse contada apenas por Tess - que é bem ingênua - o livro seria monótono e mil vezes mais previsível do que já é. Kate possui um escrita fluida e utilizou bem os artifícios que tinha para orientar o leitor ao longo das páginas. Abusou das subdivisões dos capítulos, que são bem grandes, e buscou nos orientar quanto ao dia e local dos acontecimentos. Com tantos personagens, ficava impossível concentrar tudo um único local.

Esse livro foi tudo o que eu não esperava, mas de uma forma muito surpreendente. Não sei explicar, mas sou verdadeiramente fascinada pela história do Titanic. Cresci ouvindo 'você pula eu pulo, lembra?' e me emociono sempre que vejo algo relacionado com a tragédia ou o navio passando na televisão. A autora fugiu da vertente drama/romance e partiu para questões mais humanas, éticas. Não dava para ser diferente já que ela se baseou nos questionamentos do inquérito original. A presença da Sra. Brown, que também aparece na famosa adaptação com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, foi o meu alerta de que existiam fatos reais ali, eu só não imaginava a sua extensão. Para poupar o trabalho dos leitores, há uma nota bem bacana no fim do livro falando sobre isso.


A capa é linda e traduz a vestimenta da época. Sempre a achei linda, mas depois de conferir algumas capas internacionais, não sei se é a mais bonita. A diagramação é simples e delicada nos lugares certos. As folhas são amareladas e a fonte e margem utilizadas são agradáveis. Os capítulos são apenas numerados e as indicações de local/data possuem um fonte diferenciada.

Essa história merece mais do que ser lida. Ela deve gerar reflexão, deve ser discutida!
Obs: Se vocês souberem de outros romances com essa ambientação, não deixem de me indicar!

As luzes das cabines e dos deques ainda estavam acessas, e um estranho brilho verde das luzes da parte submersa do navio iluminaram o mar escuro. Era, estranhamente, uma bela visão.
- Agora ele vai afundar...

16 comentários

  1. Que demais esse livro, já quero ler! Eu adorei essa capa , e os quotes que separou são ótimos

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa! Eu quero ler esse livro desde que lançou e ao mesmo tempo não quero haha ôôôô história triste né? Quem nunca chorou "You jump, I jump, remember?" Ai meu coração :/ Gostei muito dos quotes e a sua resenha tá cheia de detalhes inspirados, eu vou ver quando a vontade vem de novo haha e eu amo essa capa! Ela é a cara do filme *-* Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que livro encantador !!!!
    quero muito ler esse livro , fiquei muito intrigada com o desenrolar da resenha , e tenho certeza que vou amar a leitura dele.. ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá, Andressa!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e estou encantada!! Um livro que se passe nesse ambiente deve ser o máximo!
    Fiquei muito curiosa em relação ao enredo e com toda certeza esse livo vai para a minha lista de leituras!
    E só para constar: essa capa tá lindaaa!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Titanic é um dos meus filmes favoritos , por isso desde que vi esse livro eu queria lê-lo ,sei que não é a história do filme , mas passa no mesmo lugar , então já esta ótimo hahah. Não sei porque ainda não o li , mas cada vez que vejo uma resenha tão boa quanto a sua a vontade ressurge com mais força ainda .

    Beijos ,Anna
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii ^^
    Tudo bem ?
    Bem titanic é emocionante , imagina este livro ? Juro que quando a capa achei que fosse Nina Dobrev kkkkkk , ele é de época ?
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hey Dreh, tudo bem?

    Eu tinha recebido esse livro há muito tempo da Geração para resenhar, mas acabei passando para a Tamires pois ela quase me matou quando viu a capa Rsrsrsrs. A opinião dela foi muito parecida com a sua, ela gostou muito da história e da ambientação do livro, pois também ama esse lance do "vamos pular" aí HAHAHA. Achei interessante a autora ter versado mais sobre a ética e seus aspectos, pois isso torna a obra mais individual e foge ao tão temido mais do mesmo, afinal, livro de época com belos vestidos e sociedade aristocrática temos aos montes. Infelizmente não sei nenhum livro envolvendo o Titanic pra te indicar, mas se quiser posso te passar uns de formação glacial e você pode ver a história dos icebergs, ou seja, sob um novo ponto de vista HAHAHAHA

    Beijão,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey, tudo bem?

    Nossa, não conhecia esse livro, mas já fiquei louca por ele. Nunca conheci nenhuma outra história que aborda os acontecimentos com o navio Titanic sem ser o clássico filme e adorei saber que o livro foge do romance para colocar em foque as questões morais do acidente, acho que é uma abordagem mais do que válida de todas as formas, fugindo do toque óbvio que poderia vir a ter. Vai pra minha lista de desejados com certeza.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa!
    Confesso que no começo do post, vendo somente a sinopse, eu achei que seria um tema mal-aproveitado com o enredo e personagens que a autora criou, mas lendo sua resenha, me enganei totalmente e me peguei com muita vontade de ler esse livro! Também sou, como você, fascinada pela história do Titanic, e infelizmente o único material dele a que tive acesso foi o filme que todos nós conhecemos (e choro litros sempre que vejo), mas esse livro já entrou pra minha lista de leituras futuras pra quando a fila literária acabar, com certeza! Além do tema fascinante, é muito bom ler livros de ficção histórica onde mesmo que os personagens em si não tenham existido, dá pra ver que os autores pesquisaram muito pra construir e ambientar tudo né? Com certeza é um prato cheio pra quem gosta da história em torno do Titanic, quero muitoooo ler!
    Besos
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que bom que o livro te surpreendeu...Eu não gosto muito de livros que voltem em outras épocas, mas por tudo que você descreveu, talvez esse seja um livro que vá valer a pena eu pegar pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Andressa, já tinha ouvido falar desse livro e fiquei muito encantada com a capa. Também sou apaixonada pela história de Titanic (mesmo que tenha sido uma tragédia, sempre me chamou a atenção) e conhecer uma história diferente daquele romance conhecido, sem dúvida deve ser muito bom! Já está na minha listinha de desejados!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, também me interesso por tudo que sai sobre o titanic, acho fascinante essa história. Pretendo ler o livro, tomara que eu goste também. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. MEU DEUS ANDRESSA!
    Eu fico emocionada com os talentos que encontro ao visitar outros blogs. Primeiramente, parabéns pela resenha incrível, o jeito que você expôs a obra foi divina.
    Bem eu via muitos comentários sobre essa obra na época do lançamento, porém nunca pequei uma resenha para conferir. Sou fanática pela história do Titanic e poder conhecer melhor tudo que aconteceu nesse acidente, em outro ponto de vista é o que mais me chamou a atenção. Com certeza A Costureira estará na minha listinha dos desejados!
    Beijos Pão de Queijo!
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente amei sua resenha!
    Preciso começar falando que também sempre me emociono com Titanic. Não sabia que existiam quaisquer obras literárias sobre ele, mas com certeza todas iriam me interessar.
    Só não entendi muito o que tem a ver a garota querer ser costureira com o resto da história.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi,Andressa.
    Eu amei esse livro. Ele parece trazer uma trama tão leve, mas na verdade tem um enredo muito bem elaborado e cheio de pontos. É um livro interessante e que trata de problemas interessantes. Adorei a forma como o Titanic foi abordado nessa história. Eu, na verdade, estava esperando algo focado nele, mas a narrativa foi para outro rumo que deixou tudo ainda mais legal.
    Eu sou completamente apaixonada pelo final desse livro.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu li A Costureira há bastante tempo, acho que foi o primeiro da parceria com a Geração, e lembro que gostei. Foi legal porque todo o tcham do naufrágio rola logo no primeiro capítulo, aí te desarma pro que virá no restante do livro. Diva essa coisa de misturar realidade com ficção, Kate tá de parabéns.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥